Duelos pelo primeiro ou segundo lugares e por vaga na Liga Europa prometem aquecer ato final da fase de grupos da Champions nos dias 10 e 11 de dezembro
São até agora oito equipes classificadas: Manchester United (Grupo A), Real Madrid (B), Paris Saint-Germain (C), Bayern de Munique (D), Manchester City (D), Chelsea (E), Atlético de Madrid (G) e Barcelona (H). Mas nem mesmo na chave D há um definição completa, pois a ida para a Liga Europa destinada aos terceiros colocados também está em jogo.
Assim como apenas três equipes estão garantidas com a melhor campanha de seus grupos. E um deles - o F -, pode ter um eliminado com 12 pontos, fato inédito no torneio. Ou seja: sinal de emoção de sobra para os dias 10 e 11.
Neymar,
Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, Ribéry,
Rooney, Agüero, Diego Costa e
Oscar representam os oito times já
classificados para as oitavas de
final da Liga dos Campeões:
restam mais oito em jogo (Foto: Editoria de
Arte)
Veja a situação de cada grupo
Grupo A: United joga por empate para liderar
O sorteio das oitavas de final do último ano não foi o dos sonhos para o Manchester United. Classificado em primeiro, o time de Wayne Rooney acabou destinado a enfrentar o Real Madrid, segundo de sua chave. E foi eliminado. Mas os Diabos Vermelhos (11 pontos) sabem que, ainda assim, trata-se de um caso isolado. E por isso jogarão contra o Shakhtar Donetsk (8 pontos), no Old Trafford, para garantirem o posto com ao menos um empate. O resultado agradaria ao Bayer Leverkusen (7 pontos), que assim só precisaria de uma vitória sobre o eliminado Real Sociedad (1), na Espanha, para ultrapassar os ucranianos.
Grupo B: jogo da verdade em Istambul define o segundo
Galatasaray (4 pontos) e Juventus (6 pontos) farão um dos grandes confrontos diretos da rodada. A partida será na Turquia, mas os italianos têm a vantagem do empate para conseguirem a classificação em segundo, já que o Real Madrid lidera com absoluta folga (13 pontos) e pode até se dar ao luxo de colocar os reservas diante do Copenhague (4 pontos). Os dinamarqueses sonham ao menos com uma vaga na Liga Europa - para isso, precisam pontuar em casa e torcer contra o time de Drogba e Sneijder.
Juventus de Arturo Vidal, à esquerda, precisa
empatar com o Galatasaray na Turquia (Foto: AFP)
Grupo C: o que é melhor para o Benfica?
A pergunta é pertinente, pois o Benfica não apresenta um futebol convincente na temporada - além de terceiro na chave, com sete pontos, é também o terceiro no Campeonato Português. O quão válido seria disputar as oitavas de final, ser eliminado por uma pedreira e não somar pontos no ranking da Uefa?
Por outro lado, uma ida à Liga Europa poderia signficar um caminho menos árduo e, quem sabe, uma campanha semelhante à do último ano - os encarnados foram vice-campeões para o Chelsea. Tudo isso depende da última rodada, quando enfrentará o PSG (já garantido em 1º, com 13). O Olympiacos (2º, também com 7), só precisa se manter com o mesmo número de pontos dos lusos para passar de fase. E ainda receberá o lanterna e já sem chances Anderlecht (1 ponto).
Grupo D: quase tudo definido
O futebol costuma pregar suas peças, mas é improvável que o Grupo D tenha uma grande novidade no seu ato final. O Bayern (15 pontos) só perderá a liderança se perder em casa para o Manchester City (2) por três gols de diferença ou por dois gols a partir de 4 a 2 graças . Na disputa pela vaga na Liga Europa, o CSKA Moscou (3) precisa de um empate diante do Viktoria Plzen (0), na República Tcheca.
Grupo E: Alemanha ou Suíça?
Basel quer surpreender de novo (Foto: AP)
Grupo F: prepare a calculadora
Pela primeira vez na história, um time com 12 pontos corre o risco de ser eliminado na fase de grupos. Os números dão o tom para a derradeira rodada do Grupo F, com três equipes ainda brigando pela classificação. Atualmente, o maior candidato a sobrar na turma e se contentar com a Liga Europa é o Napoli (9).
Mas os cálculos são um pouco complexos: italianos precisarão derrotar o Arsenal (12) em casa por três gols de diferença para superá-lo no saldo de gols do confronto direto, o primeiro critério de desempate caso todos empatem em pontos. Desta forma, os ingleses ficariam fora se o Borussia Dortmund (9) também vencesse o já eliminado Olympique de Marselha (0). A atual situação do saldo entre eles é a seguinte: Arsenal +2; Borussia +1; Napoli -3.
Marco Reus é uma das esperanças do vice-campeão Borussia
Dortmund para seguir na Champions (Foto: Agência AP )
Grupo G: Porto à espera de um milagre
O Porto vive situação parecida ao do rival Benfica. Está em terceiro (5 pontos), em vias de ser eliminado, e precisa de uma improvável combinação para avançar: derrotar o líder Atlético de Madrid (13) na Espanha e torcer por um tropeço do Zenit (2º, com 6) contra o Áustria Vienna, sem chances de sequer ir à Liga Europa. O time de Hulk só depende dele.
Grupo H: um Milan x Ajax à moda antiga
Milan e Ajax foram dois dos grandes times dos anos 90. Agora certamente não ostentam o mesmo status, mas farão um clássico empolgante pelo segundo lugar no Grupo H. Os italianos possuem oito pontos, contra sete do Ajax. E por isso têm a vantagem do empate no San Siro, em jogo que terá a transmissão ao vivo do GloboEsporte.com. Os holandeses são, até aqui, o único time a derrotar o Barcelona (líder, com 10) na chave. Os catalães, por sinal, farão um jogo sem muitas novidades diante do Celtic (lanterna, com 3) no Camp Nou.
Sem o lesionado Robinho, o Milan terá o brasileiro
Kaká auxiliando Balotelli contra o Ajax (Foto: AFP)
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário