sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Blindado pelo Real Madrid, brasileiro de 15 anos e 2,12m brilha na Espanha

Felipe dos Anjos, ex-Pinheiros, completa um ano na Europa jogando pela equipe cadete do clube e recebe treino específico para trilhar o mesmo caminho que Splitter

Por Rio de Janeiro

Felipe dos Anjos, do Real Madrid (Foto: Divulgação/Real Madrid)Felipe dos Anjos é destaque no Real Madrid
(Foto: Divulgação/Real Madrid)
 
A altura média de um adolescente brasileiro aos 12 anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, é de 1,44m. Nessa idade, Felipe dos Anjos já tinha 2,03m. Gigante perto dos companheiros de escola, o menino chama a atenção desde cedo e logo foi incorporado ao projeto de base do Pinheiros, em São Paulo. O tamanho e a habilidade no garrafão, porém, não conquistaram só os brasileiros. Em 2012, Felipe foi alvo da cobiça do Real Madrid. No ano passado, repetindo a trajetória de Tiago Splitter, que deixou o Brasil aos 15 e rumou para o basquete espanhol antes de brilhar na NBA, o pivô atravessou o Atlântico para integrar a equipe merengue. Um ano depois, com 15 anos e 100kg, o menino mede 2,12m, altura maior que a dos três principais "donos" do garrafão da seleção brasileira principal, por exemplo: Anderson Varejão, Nenê e Splitter tem 2,11m. Felipe ainda pode chegar a 2,20m, segundo dados médicos do Real.

Ele, porém, não é visto apenas como uma máquina de rebotes. Desde que chegou ao Real Madrid, para jogar no Cadete B, vem sendo acompanhado por um treinador exclusivo. Sua evolução é tida como notória, tanto que, nos últimos meses, passou a integrar o time A. Nas partidas da atual temporada, Felipe tem mantido média de 14 pontos e 11 rebotes. Além disso, ele fez surpreendentes 24 pontos, 22 rebotes e deu cinco tocos contra o Distrito Olímpico, numa partida que o colocou como um dos maiores pivôs da história do esporte de base espanhol em estatísticas de um único jogo.


- Descobrimos o Felipe através de um vídeo que chegou ao clube. Era um jogador que nos chamou a atenção pela sua grande estatura. Ele se destacava claramente sobre os demais. Quase que imediatamente, seus representantes nos enviaram outro vídeo. Conversamos com seu agente na Espanha e apareceu a oportunidade dele vir treinar e fazer um teste conosco. Ele se incorporou ao Infantil A na Minicopa de Barcelona 2012 e foi bem. O Real foi vice-campeão. Depois disso, conversamos com seus representantes para que ele ficasse conosco e está até agora - contou Alberto Angulo, coordenador das categorias de base do Real Madrid.

Mosaico: Felipe dos Anjos categorias de base do Real Madrid de Basquete (Foto: Editoria de Arte) 
(Foto: Reprodução Twitter/ Editoria de Arte)

real blinda a promessa

O desempenho fez com que o Real blindasse o menino. Figura fácil nas redes sociais, como a maioria dos garotos de sua idade, Felipe não foi autorizado a atender a reportagem do GLOBOESPORTE.COM. Em contato por e-mail, a diretoria merengue agradeceu o interesse pelo atleta, mas frisou que Felipe "é um jogador em formação, tanto pessoal quanto profissional, menor de idade", e que por isso "negou o pedido de entrevista e de fotografias, seguindo a linha de conduta do clube com seus atletas de base". O único autorizado a falar sobre o atleta foi o coordenador das categorias da base do clube, Alberto Angulo.

Em Madri, o brasileiro tem tratamento diferenciado. Recebeu uma bolsa de estudos, uma ajuda de custo mensal e mora no alojamento dos atletas do basquete. Sua mãe, que vive no Brasil, assim como o pai - que são separados -, recebe passagem de ida e volta duas vezes por ano para ver o filho. Responsável por levar o pivô para a Espanha, Marcelo Maffia é o mesmo empresário que conduziu Splitter para a Espanha ainda menino.


Perfil de Felipe dos Anjos no site oficial do Real Madrid (Foto: Reprodução) 
Perfil de Felipe dos Anjos no site oficial do Real Madrid 
(Foto: Reprodução)
 
- Felipe não tem contrato. Ele desfruta de uma bolsa de estudos em um dos centros educativos mais prestigiados da Espanha, que inclui conceitos como alojamento, transporte e também uma ajuda econômica para seus pais o visitarem aqui. Sua evolução como jogador de basquete determinará os anos que permanecerá conosco. Mas o clube espera e deseja que ele tenha uma trajetória longa no Real Madrid  - observa o coordenador.

No Torneio de Teruel, o menino, que tem Michael Jordan como ídolo, foi eleito o MVP (jogador mais valioso do torneio). A proibição de conceder entrevistas não esconde, porém, o sonho de viver do basquete.

- Sou um jogador que nunca perde a confiança em si mesmo. Quero estudar, ter uma carreira universitária e depois ter uma carreira dentro do basquete - diz Felipe em seu perfil no site oficial do Real Madrid.


Felipe dos Anjos em ação pelo Real Madrid (Foto: Divulgação/Real Madrid) 
Felipe dos Anjos em ação pelo Real Madrid 
(Foto: Divulgação/Real Madrid)

Seu desempenho é digno de elogios de Angulo. Sua altura de 2,12m não é um mistério. A mãe jogou basquete e mede quase 1,85m. O pai, quase 1,90m.

- Estamos muito felizes com o desempenho do Felipe. Ele é um jogador que está evoluindo positivamente em todos os aspectos. Agora joga na categoria Cadete segundo ano, em nosso Cadete A, onde compete nacionalmente e internacionalmente. Sua progressão sobretudo no aspecto físico foi muito importante e ele se adaptou perfeitamente à cultura espanhola, especialmente no que se refere a comidas e hábitos e a intensidade dos treinamentos - frisou Angulo. 

primeira técnica aposta em felipe
Thelma de Nazaré Guimarães tem 36 anos de basquete. No Pinheiros, foi quem recebeu Felipe, a primeira a lapidar o talento do garoto. Desde a primeira vez que viu o pivô, ficou impressionada. Bem mais alto que os meninos do clube, ele logo se destacou também pela determinação. Com família de baixa renda, morava com a avó, em São Paulo. Para ele dormir, segundo Thelma, a avó tinha que desmontar a mesa da sala e pôr um colchão no chão, único lugar em que cabia o menino que aos dez anos já tinha 1,85m.

Felipe dos Anjos é o mais alto do time do Real Madrid (Foto: Divulgação/Real Madrid)Felipe dos Anjos é o mais alto do time do Real Madrid (Foto: Divulgação/Real Madrid)
 
- A mãe dele, a Jaqueline, também jogou basquete. Ela ligou no clube e conversou com o nosso gerente de esportes. Disse que o Felipe tinha um 1,85m com 10 anos e queria jogar basquete. Felipe treinou bastante com a gente e já estava com 1,94m. Ele me pedia muito para treinar depois das atividades, pois queria treinar drible, arremesso. Sempre foi muito dedicado. Os agentes conversaram conosco, fiquei muito chateada, porque o menino tinha 14 anos, era muito novo. Mas a família também não esperava. A intenção era que eles conhecessem o Felipe, mas ele impressionou. Ele é de uma família pobre, os pais são separados. E ele morava com a avó. A avó tinha que desmontar a mesa da sala para colocar o colchão dele, que era muito grande. Como negar uma proposta dessas, com escola, tendo um futuro? - admitiuThelma.

Ela garante que o menino um dia será profissional.
- Não tenho dúvidas, ele tem muita condição para isso. É um menino que gosta muito, treina bastante. Ele sabe o que ele quer.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2013/11/blindado-pelo-real-madrid-brasileiro-de-15-anos-e-212m-brilha-na-espanha.html

Nenhum comentário: