quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Em busca de final inédita, Atlético-PR encara o copeiro Grêmio em Curitiba

Furacão aposta na força da torcida para abrir vantagem. Já o Tricolor gaúcho tenta superar os desfalques para buscar o quinto título

Por Curitiba

De um lado, um Atlético-PR que tenta chegar à final e conquistar a Copa do Brasil pela primeira vez na história. Do outro, um Grêmio copeiro, que vai em busca do quinto título do torneio. Com históricos diferentes, mas o mesmo objetivo, Furacão e Tricolor fazem o primeiro jogo da semifinal às 21h50m (horário de Brasília) desta quarta-feira, na Vila Capanema.

O Atlético-PR nunca tinha alcançado a semifinal. Ele fora eliminado em oito ocasiões já na fase de quartas de final. Além disso, o Furacão tem apenas duas pessoas com título da Copa do Brasil no currículo: o zagueiro Luiz Alberto, campeão pelo Fluminense em 2007, e o técnico Vagner Mancini, campeão pelo Paulista de Jundiaí em 2005.

Já o Grêmio conhece bem os caminhos da Copa do Brasil. São sete finais, com quatro títulos e a supremacia no torneio ao lado do Cruzeiro. Além disso, conta com muitos campeões. ORenato Gaúcho tem duas taças, uma como jogador (Flamengo, 1990) e outra como técnico (Flu, 2007). O auxiliar dele, Roger Machado tem quatro títulos: três pelo Grêmio, outra pelo Flu. Os jogadores Dida, Pará e Barcos completam a lista.

Ataque em Atlético-PR x Grêmio (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira) 
Furacão e Tricolor iniciam disputa por vaga na final 
(Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira)
 
Para chegarem à decisão em 2013, porém, Atlético-PR e Grêmio precisam superar os desfalques. O Furacão não terá o volante Bruno Silva, o meia Fran Mérida e o atacante Roger. E o time deve perder o lateral-esquerdo Pedro Botelho e o atacante Marcelo por questões médicas. Mas o desenho tático, no 4-4-2, deve ser mantido. Já o Tricolor não terá o trio ofensivo. Vargas, Kleber e Barcos estão suspensos. Com isso, ele deve passar do 4-3-3 para um 3-5-2 que varia para o 3-6-1.

O mineiro Ricardo Marques Ribeiro, da Fifa, vai apitar, com o catarinense Carlos Berkenbrock e o paulista Carlos Augusto Nogueira Junior nas bandeiras. O SporTV 3 transmite a partida para todo o país, e a Globo mostra para os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul.
O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir de 21h20m.

header as escalações 2 (Foto: arte esporte)
Atlético-PR: Vagner Mancini deve manter o 4-4-2, mas com mudanças em todos os setores. Na direita, Léo volta no lugar de Jonas. Na esquerda, Juninho deve ser titular se Pedro Botelho for vetado. No meio-campo, Deivid ganha vaga de Bruno Silva, e Paulo Baier volta ao time. Na frente, Dellatorre é o favorito para substituir Marcelo, que é dúvida. A provável escalação: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Juninho (Pedro Botelho); Deivid, João Paulo, Everton e Paulo Baier; Dellatorre (Marcelo) e Ederson.

Grêmio: sem o trio de atacantes, Renato Gaúcho dificilmente colocará três jovens avantes na frente (Lucas Coelho, Paulinho e Yuri Mamute têm menos de 20 anos). Serão um ou dois.

 Poupado no domingo, o zagueiro Rhodolfo deve entrar na zaga. O esquema com três defensores é o favorito, podendo variar entre 3-5-2 e 3-6-1 caso entre Maxi Rodríguez ou Elano. A provável escalação: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro, Riveros, Elano (Yuri Mamute ou Maxi Rodríguez) e Alex Telles; Lucas Coelho.


header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Atlético-PR: o meia Fran Mérida cumpre suspensão por ter sido expulso contra o Internacional, pelas quartas de final. O volante Bruno Silva e o atacante Roger não podem jogar por já terem defendido, respectivamente, Ponte Preta e Sport na atual edição da Copa do Brasil.

Grêmio: os atacantes titulares Vargas, Kleber e Barcos estão suspensos. O zagueiro Gabriel, em recuperação de cirurgia, não atua mais no ano.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Atlético-PR: Weverton, Léo, Jonas, Everton e Douglas Coutinho.
Grêmio: Souza.

header_na_historia (Foto: arte esporte)
 
O Atlético-PR leva desvantagem no histórico do confronto. São 43 jogos entre Copa do Brasil, com 21 vitórias tricolores, oito triunfos rubro-negros e 14 empates. Em 1996, os paranaenses - então comandados por Evaristo de Macedo - levaram a melhor sobre o time de Felipão. Paulo Rink (duas vezes) e Oséas marcaram os gols. Paulo Nunes descontou. Confira a ficha no Futpédia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2013/10/em-busca-de-final-inedita-atletico-pr-encara-o-copeiro-gremio-em-curitiba.html

Nenhum comentário: