quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Atlético-GO vence Avaí e respira na luta contra o rebaixamento: 2 a 1

Dragão marca com Fábio Lima e Anselmo, que ainda é expulso, e cola no ABC, primeiro time fora do Z-4; Leão continua entre os quatro melhores

A CRÔNICA
 
por GLOBOESPORTE.COM

Fossem duas ou três temporadas atrás, o Atlético-GO certamente estaria comemorando um grande feito na elite do futebol brasileiro. O momento é bem diferente do período em que o Dragão passou na Série A, mas a comemoração dos 2.538 torcedores é válida. Nesta terça, em jogo adiado da 30ª rodada, o Rubro-Negro bateu o Avaí por 2 a 1, com gols de Fábio Lima e Anselmo, e respirou um pouco na luta contra o rebaixamento à terceira divisão – Marquinhos balançou a rede para os catarinenses. Após a partida, o diretor de futebol Adson Batista efetivou o auxiliar Gilberto Pereira como técnico do Atlético-GO até o fim da temporada.

Os três pontos não são suficientes para o time goiano sair da zona de rebaixamento, mas, com 35 pontos, o Dragão já empata com o ABC, que leva vantagem nos critérios de desempate. Na próxima sexta, também em Goiânia, a equipe tentará sair de vez do Z-4 em duelo contra o Ceará, às 21h50m (de Brasília). Já o Avaí, que queria o triunfo para se firmar no grupo de acesso à Série A, segue em quarto, com 53 pontos, bem colocado. Hemerson Maria e seus comandados tentarão manter a posição honrosa em clássico contra o Figueirense, domingo, na Ressacada.

Empate no primeiro tempo
No papel era apenas uma mudança no Atlético-GO, mas a postura do time da casa foi diferente das demais rodadas no primeiro tempo. O técnico interino Gilberto Pereira, substituto de PC Gusmão, escalou Ernandes na lateral-esquerda no lugar de Guilherme Santos. Foi dele o passe rasteiro aos cinco minutos, que quase resultou no primeiro gol da partida – Juninho passou da bola. Em seguida, Anselmo aproveitou cruzamento de Pedro Bambu e finalizou forte, de cabeça, para a boa defesa de Diego.

Fabio Lima gol Atlético-GO x Avaí (Foto: Carlos Costa / Ag. Estado) 
Fábio Lima comemora primeiro gol: vitória é alívio para o Atlético-GO 
(Foto: Carlos Costa / Ag. Estado)
 
O Avaí só ameaçou aos 16 minutos, após tabela entre Marquinhos e Márcio Diogo, que saiu na cara do goleiro Márcio, mas ficou apenas com o escanteio. Apesar do susto, o Rubro-Negro continuava melhor e trabalhava bem as jogadas de ataque pelos dois lados. Em uma delas, Juninho tocou para Anselmo, que deixou a bola passar. Fábio Lima ficou com ela, livre, dentro da área, e apenas deslocou Diego: 1 a 0 Atlético-GO.

Nem parecia que o Leão tentava se firmar de vez no G-4 e abrir seis pontos de vantagem para o quinto colocado, Icasa. Os catarinenses tinham muitas dificuldades no ataque e ainda não conseguiam evitar o ímpeto do Dragão. Aos 34, Juninho recebeu passe de calcanhar de Anselmo e chutou de fora da área. A bola explodiu na trave. Quando a fase é ruim, até o poste parece jogar contra. Mas não foi por isso que o primeiro tempo terminou empatado. O Avaí chegou ao gol de empate com o experiente Marquinhos, no último lance do primeiro tempo. Com oportunismo, ele aproveitou cruzamento de Aelson e deixou tudo igual: 1 a 1.

Anselmo garante vitória do Dragão
Gilberto Pereira lançou Jorginho no lugar de Juninho, logo no intervalo. A alteração surtiu efeito, mas não o desejado pelo Atlético-GO. O time goiano piorou na etapa complementar, enquanto os visitantes cresceram, sobretudo com o lateral-esquerdo Aelson. Substituto de Hérales, que só retorna no ano que vem, ele dava muito trabalho e vencia praticamente todos os duelos contra Jonh Lennon. Ernandes também fazia segundo tempo ruim.

Aos oito minutos, em jogada semelhante à do primeiro gol catarinense, Aelson cruzou para o centro da área. Luciano, revelado pelo Atlético-GO, chutou de direita, em cima de Alex Moraes. O Leão ainda criou com Cleber Santana e Betinho, mas não conseguiu virar o jogo. Aelson sentiu o ritmo e pediu substituição. Do outro lado, Gilberto Pereira tentou consertar a alteração que deu errado e lançou Adriano Michael Jackson na vaga de Lennon. O atacante até teve uma chance, mas foi flagrado em condição irregular.

Coube a Anselmo dar a volta por cima e colocar o Atlético-GO em vantagem definitiva. Aos 34 minutos, ele recebeu passe em profundidade, tocou de perna esquerda e venceu Diego: 2 a 1 Dragão. Eufórico, o atacante, que havia atuado mal na última sexta, contra a Chapecoense, ainda tirou a camisa na comemoração e foi levou cartão amarelo. No fim do jogo, por simulação, o atacante recebeu o segundo amarelo e foi expulso. No entanto, a exclusão não ofuscou a comemoração pelos três pontos conquistados.

 
FONTE:

Nenhum comentário: