quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Começam as obras do Centro de Tênis dos Jogos Olímpicos de 2016

Instalação é a primeira das sete arenas a serem construídas no Parque Olímpico e deverá ficar pronta no segundo semestre de 2015, a um custo de R$ 182,7 milhões

Por Rio de Janeiro

Começam nesta quinta-feira as obras do Centro de Tênis, o primeiro dos sete locais de competição a serem construídos no Parque Olímpico dos Jogos de 2016. Com o custo de R$ 182,7 milhões, a instalação será construída por meio de cooperação entre o Governo Federal e a Prefeitura do Rio e tem a previsão de término para o segundo semestre de 2015.
 
Parque Olímpico Centro de Tênis Olimpíadas (Foto: Divulgação) 
Centro de Tênis do Parque Olímpico dos Jogos de 2016: 
conclusão no segundo semestre de 2015 (Foto: Divulgação)
 
Nesta primeira etapa será feita a montagem do canteiro de obras, a terraplenagem fina do terreno e a execução das fundações. Serão três arenas principais, duas permanentes com capacidade para 10 mil pessoas e 3 mil pessoas, e uma temporária para 5 mil torcedores. Ainda haverá mais 13 quadras menores e descobertas: sete para jogo (seis permanentes), com 250 lugares cada, e seis para treinamento e aquecimento. Além do tênis, o complexo esportivo receberá o tênis em cadeira de rodas e o futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos. Após 2016 as instalações permanentes farão parte do Centro Olímpico de Treinamento e poderá receber competições do circuito profissional.
 
As obras são responsabilidade do consórcio Ibeg/Tangram/Damiani, vencedor da licitação realizada pela Prefeitura através da Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe) e da Empresa Olímpica Municipal (EOM), com apoio do Ministério do Esporte. Além do Centro de Tênis, a União aportará os recursos para três instalações do Parque Olímpico: Centro Aquático, Arena de Handebol e Velódromo, os dois primeiros temporários. Os três Halls Olímpicos que receberão o basquete, lutas, judô e taekwondo foram contemplados pela Parceria Público-Privada (PPP). Legados dos Jogos Pan-americanos de 2007, a Arena Olímpica e o Parque Aquático Maria Lenk fazem parte do Parque Olímpico e terão que passar por adaptações.

No início do mês marcou o início das obras do Centro Internacional de Transmissão (IBC) e do Centro Principal de Mídia (MPC). O próximo dia 9 de novembro marcará a contagem regressiva dos 1.000 dias para as Olimpíadas do Rio. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2013/10/comecam-obras-do-centro-de-tenis-dos-jogos-olimpicos-de-2016.html

Nenhum comentário: