quinta-feira, 15 de agosto de 2013

US Open terá teto retrátil a partir de 2016, depois de adiar 5 finais seguidas

Último dos Grand Slams a anunciar medida, US Open tem complexo construído sobre pântano, o que dificulta a viabilidade do projeto

Por SporTV.com Nova Iorque, EUA

chuva no US Open (Foto: AP) 
Chuva tem adiado as finais do US Open (Foto: AP)
 
A Associação de Tênis dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira, que a Arthur Ashe Stadium, quadra central do complexo que sedia o US Open, contará com um teto retrátil, a partir de 2016. A entidade informou ainda que vai revelar os planos para a remodelação do Centro Nacional de Tênis Billie Jean King durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira.

Nos últimos anos, a chuva tem atrapalhado a programação do US Open. Desde 2008, o mau tempo tem adiado a final masculina de domingo para segunda-feira. Este ano, a decisão do torneio está prevista para segunda-feira na programação oficial.

Além do teto retrátil para a quadra central, o complexo contará com duas novas quadras e uma praça de onde os torcedores poderão ver as quadras de treinamento. Durante anos, a associação considerou a possibilidade de construir uma cobertura na quadra principal, mas os dirigentes sempre disseram que ainda não tinham encontrado uma forma rentável para fazê-lo.

O US Open é o último torneio do Grand Slam a anunciar que sua principal quadra será coberta.  Wimbledon e Aberto da Austrália já possuem quadras centrais cobertas e Roland Garros já anunciou que cobrirá sua quadra principal.

O ponto principal da discussão sobre o teto passa pelo aspecto estrutural. O complexo foi construído sobre um pântano que virou aterro sanitário no início do século XX. Além da questão do solo, a condição no qual o Arthur Ashe foi construído não o permitiria suportar maior peso. Segundo estudos, só o tamanho do teto seria 4 ou 5 vezes maior que o da quadra central de Wimbledon.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2013/08/quadra-central-do-us-open-tera-teto-retratil-anuncia-associacao-dos-euaa.html

Nenhum comentário: