terça-feira, 6 de agosto de 2013

Sul-Americano: com apoio da torcida local, Chile tenta, mas Argentina vence

Brasileiros presentes no ginásio Alfredo Barreto torcem claramente para os chilenos, mas hermanos levam a melhor na estreia da competição: 3 a 0

Por Gabriel Fricke Direto de Cabo Frio, RJ

Argentina e Chile sul-americano de vôlei (Foto: Gabriel Fricke) 
Brasileiros vibram a cada ponto do Chile (Foto: Gabriel Fricke)
 
Apontada pelos jogadores brasileiros e pelo técnico Bernardinho como a principal adversária no Campeonato Sul-Americano de Võlei, a Argentina entrou em quadra na estreia da competição contra o Chile, nesta terça-feira. E, apesar de deixar o adversário encostar em alguns momentos no primeiro set, dominar amplamente no segundo e suar a camisa no terceiro, os argentinos levaram a melhor por 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/12 e 25/23.

O curioso foi que os brasileiros presentes no local, que aguardavam o duelo do Brasil contra o Paraguai, às 20h30m (de Brasília), levaram a sério a rivalidade contra os argentinos e vibraram a cada ponto chileno com palmas e gritos. No terceiro set, até chegaram a vaiar a Argentina, que deixou os rivais encostarem no placar e até empatarem e virarem pela primeira vez no jogo. Mas, mesmo assim, os chilenos não foram páreos para a equipe de Javier Weber. O maior pontuador foi Sebastian Gevert, do Chile, com 11 pontos. Pela Argentina, Crer marcou dez vezes.

- Foi muito agradável ter o apoio dos brasileiros. No terceiro set, deu mais confiança e nos demos conta que poderíamos fazer mais contra a Argentina - relatou Gevert, do Chile.

O próximo duelo do Chile será contra o Paraguai, nesta quarta-feira, às 17h30m. Os argentinos descansam e só voltam a jogar contra os paraguaios na quinta, às 20h30m (confira a tabela abaixo). Após a saída da Venezuela, que não conseguiu voo para Cabo Frio, o sistema de disputa da competição foi alterado para duelos de todos contra todos.

Argentina e Chile sul-americano de vôlei (Foto: Gabriel Fricke) 
Argentina vence Chile com vôlei mais técnico, apesar de apoio brasileiro aos rivais (Foto: Gabriel Fricke)
 
O jogo

Apesar de ser superior ao adversário no papel, a Argentina não teve tanta facilidade para superar o Chile no primeiro set. Com bons ataques de Bruno Romanutti e Pablo Crer e fechando bem nos bloqueios, os hermanos abriram 8/4 antes do primeiro tempo técnico. Mas, do lado chileno, o grandalhão Sebastian Gevert, de 2,04m e 98 kg, estava bem, e atacou com força, marcando pontos principalmente pela direita.

A melhor jogada do Chile saiu após um rali relativamente longo, com uma cortada de Dusan Bonacic, vindo de trás, e arrancando aplausos dos brasileiros presentes no ginásio Alfredo Barreto. Os poucos torcedores esperavam o duelo da seleção contra o Paraguai, às 20h30m, e claramente torciam para a equipe chilena. E o apoio dos brasileiros ajudou, tanto que o Chile chegou a ficar a um ponto da Argentina, em 14/13. Mas a primeira etapa terminou 25 a 20 para os argentinos, que se sobressaíram com um estilo de jogo mais técnico.


Argentina e Chile sul-americano de vôlei (Foto: Gabriel Fricke) 
Time de Quiroga, do Minas, é o principal adversário do Brasil no Sul-Americano (Foto: Gabriel Fricke)
 
A história do primeiro set se repetiu no início do segundo. Os argentinos continuavam melhores, mas, em determinadas ocasiões, deixavam o Chile reagir. Alguns erros de saque atrapalharam, mas não impediram mais uma parcial vencida pelos hermanos. Aos poucos, os argentinos dominaram a partida, com bons ataques de Crer e Romanutti e um bloqueio sólido, e o Chile perdeu um pouco do ânimo. Desta vez, a etapa terminou com larga vantagem para o time de Javier Weber, por 25 a 12.

No terceiro set, os brasileiros resolveram pegar bastante no pé dos argentinos. Quando a equipe chilena marcou o sexto ponto, com placar de 10 a 6 para os rivais, a torcida presente gritou "Chile, Chile, Chile" e bateu palmas. Depois, pressionaram Kukartsev, que estava no saque, e ele mandou a bola na rede. As sonoras vaias vindas das arquibancadas começaram, e o Chile conseguiu empatar em 14 a 14 e até mesmo virar em 16 a 15, com toda a equipe vibrando demais, principalmente Gevert. Mesmo pior tecnicamente, o time do técnico Daniel Nejamkin mostrou muita raça. Mas a vitória foi mesmo hermana, com a última parcial em 25/23.
- Foi a partida de estreia, então é muito importante ganhar. Tem todo um folclore e uma rivalidade no vôlei contra o Brasil, por isso o apoio ao Chile. A outra equipe acordou um pouco mais no final - comentou Romanutti, da Argentina.

Confira a tabela completa e os resultados do Campeonato Sul-Americano:

Terça-feira, 06/08
Argentina 3 x 0 Chile
20h30 - Brasil x Paraguai

Quarta-feira, 07/08
17h30 - Chile x Paraguai
20h30 - Brasil x Colômbia

Quinta-feira, 08/08
17h30 - Colômbia x Chile
20h30 - Argentina x Paraguai

Sexta-feira, 09/08
17h30 - Argentina x Colômbia
20h30 - Brasil x Chile

Sábado, 10/08
18h45 - Colômbia x Paraguai
21h45 - Brasil x Argentina

Observação: O torcedor que já adquiriu seu ingresso para o jogo entre Brasil e Chile previsto para esta terça-feira e se sentir prejudicado pode procurar representantes da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) ou da T4F, responsável pela venda dos ingressos, na bilheteria do ginásio de jogo, para ressarcimento.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/sul-americano-com-apoio-da-torcida-local-chile-tenta-mas-argentina-vence.html

Nenhum comentário: