quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sonho da elite começa nesta sexta, e Palmeiras é de novo o protagonista


Série B 2013 tem início com quatro jogos. Após 10 anos, Verdão revive obrigação de subir. Sport, Figueira, Atlético-GO e Ceará também brigam

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo


Não faz muito tempo. Há dez anos, o Palmeiras - ao lado do Botafogo - encarava o amargo desafio de disputar a segunda divisão do futebol brasileiro. Naquela ocasião, enquanto os clubes da elite brigavam pelo título nacional no inédito sistema de pontos corridos, o Verdão teve que enfrentar seus rivais da Série B em três fases até garantir, de novo ao lado do Glorioso, o retorno à Primeirona (relembre no vídeo ao lado uma reportagem sobre um dos jogos da campanha palmeirense).

A partir deste sábado, o Alviverde volta a encarar a missão, disputando contra 19 clubes, em turno e returno (desde 2006, a competição adotou esse formato), uma das quatro vagas para a Série A de 2014, ano de Copa do Mundo no Brasil. A competição tem início nesta sexta, com quatro jogos. Apenas seis rodadas serão disputadas antes da parada de três semanas para a Copa das Confederações.

A fórmula de disputa mudou de dez anos para cá. Naquela época, 24 times jogavam em turno único na primeira fase, classificando os oito melhores para dois quadrangulares de ida e volta na segunda fase. Palmeiras e Sport se destacaram em um grupo que eliminou Brasiliense e Santa Cruz; e Botafogo e Marília deixaram Náutico e Remo fora na outra chave. Mais uma vez em turno e returno, os quatro se enfrentavam, e os dois primeiros subiam - na época, Séries A e B caminhavam com o objetivo de reduzir para 20 participantes. Se olhar para a campanha daquela competição, o Palmeiras teve uma vida tranquila: liderou em todas as fases e sofreu apenas três derrotas em 39 partidas - venceu 23 e empatou nove.

Palmeiras comemoração título Série B 2003 (Foto: Fernando Pilatos / Futura Press )Palmeiras na comemoração do título da Série B de 2003 (Foto: Fernando Pilatos / Futura Press )

Para o comentarista do SporTV Wagner Vilaron, que também participa das transmissões da Série B pelo PremiereFC, desta vez o Palmeiras não vai encontrar a facilidade de dez anos atrás.

- Palmeiras é o grande favorito, mas não acredito em tranquilidade. Com este elenco atual, sobe, mas vai passar por apuros. Se não quiser que seja assim, tem que se reforçar. Trazer jogadores cascudos, experientes e com rodagem.

Gilson Kleina treino Palmeiras (Foto: Alex Silva/Agência Estado)Kleina: 'Entrega e respeito são fundamentais'
(Foto: Alex Silva/Agência Estado)

Vaga é obrigação no Palmeiras

Rebaixado após uma campanha desastrosa no Brasileirão do ano passado, o time alviverde não tem outra saída a não ser conquistar uma das quatro vagas. Do contrário, certamente entrará em profunda crise.

Com Gilson Kleina no comando desde a reta final do ano passado - quando assumiu a vaga do atual técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari - e sob o comando de um novo presidente, Paulo Nobre, o Palmeiras montou um time sem estrelas, na base do bom e barato. Até agora, o resultado é o seguinte: uma eliminação na semifinal do Paulistão e outra nas oitavas de final da Taça Libertadores.

Na Série B, no entanto, não há espaço para falhas. O planejamento da diretoria e da comissão técnica não prevê nada que não seja o retorno à Série A. É preciso voltar de qualquer maneira. Kleina sabe que isso é uma questão fundamental, mas mesmo assim alerta:

– Vamos ter problemas se acharmos que vamos vencer de qualquer maneira. Temos de entender que a tradição é importante, mas a entrega e o respeito são fundamentais para fazer valer a nossa grandeza. Temos de encarar o espírito de Série B. Temos de entender que é semelhante à Libertadores, com uma qualidade menor - disse o treinador na semana que antecede a disputa.

Neste início, aliás, por conta de punição imposta pelo STJD, o Verdão vai mandar seus quatro primeiros jogos em Itu, no interior paulista. É lá que acontece sua estreia, neste sábado, contra o Atlético-GO, outro time que caiu da elite no ano passado.

lucas lima sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Lucas Lima: 'Mostramos nossa força no Estadual'
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Times que também brigam pela elite

Contando com o Palmeiras, São Paulo é o estado com mais representantes na Série B 2013, cinco: Bragantino, Guaratinguetá, São Caetano e Oeste, que debuta na competição. Mas a grande força da Segundona é o Nordeste, com seis clubes, dois deles apontados entre favoritos: Sport e Ceará. Curiosamente, os dois acabaram eliminados da Copa do Brasil por outros participantes da região, ABC e ASA - América-RN e Icasa completam a lista de nordestinos.

Para o meia Lucas Lima, do Sport, há uma semelhança de forças entre o time pernambucano e o Palmeiras.

- Apesar de o Sport ter sido rebaixado no ano passado, entramos forte na Série B por nossa tradição e qualidade. Mostramos nossa força, disputando o título do Pernambucano, assim como o Palmeiras fez uma boa Libertadores.

O treinador do Ceará, Leandro Campos, acha importante que os jogadores do Vozão tenham consciência de que a Série B é uma competição árdua.

Jean Carlos, atacante, é novo reforço do Figueirense para a Série B (Foto: Marcelo Silva / globoesporte.com)Atacante Jean Carlos aposta no acesso do Figueira
(Foto: Marcelo Silva / globoesporte.com)

- Estamos progredindo a cada jogo. O momento da equipe é bom. Espero que não paremos por aí. Temos tudo para fazer ainda mais do que fizemos no Campeonato Cearense.

Santa Catarina é o segundo estado com mas participantes, com quatro times: a estreante Chapecoense, Avaí, Joinville e Figueirense, outro apontado como candidato ao acesso. Para Paulinho Criciúma, ex-jogador e comentarista do PremiereFC, o estado realmente colhe os frutos de sua organização.

-  Os quatro de Santa Catarina são muito fortes. Pelo que conheço do futebol catarinense, sei da maneira profissional que esses times trabalham, são candidatos bem fortes pra subir. Joinville quase subiu, Avaí também fez uma boa campanha, e o Figueirense estava na elite ano passado.

O atacante do Figueirense Jean Carlos, que se recupera de uma artroscopia no joelho direito, está se dedicando ao máximo para retornar antes da parada para a Copa das Confederações. Ele acha que o clube está preparado para fazer uma boa Série B.

- É muito disputado, são 38 jogos, e claro que o Figueirense quer subir. Infelizmente, caiu com grandes jogadores, mas isso faz parte. Estamos trabalhando direitinho, com as coisas corretas. Acho que vamos fazer uma grande Série B e, no fim, ao acesso.

Completam a lista de participantes os mineiros América-MG e Boa Esporte, o Paraná Clube, o Paysandu, tradicional time paraense que volta a disputar a competição depois de seis anos, e o Atlético-GO, outro que aparece na maior parte das listas de favoritos. O atacante do Dragão William Barbio, um dos que participaram da campanha vice-campeã do Goiano, vai disputar a Série B pela primeira vez.

Wiliam Barbio, atacante do Atlético-GO (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Wiliam Barbio: atacante do Atlético-GO vai jogar a
sua 1ª Série B (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

- Não entramos em desespero após perder o título goiano. Fizemos um grande campeonato e poderemos brigar com força na Série B. Precisamos de contratações apenas porque nosso elenco é reduzido, e é uma competição longa. Mas o Atlético-GO poderá fazer um bom papel.

O comentarista Wagner Vilaron acha que o fato de São Paulo ser o estado com mais participantes não significa que se possa apostar em mais paulistas subindo para a Série A no ano que vem. Para ele, a surpresa pode vir da Região Norte.

- Os paulistas do interior acho que não sobem. O Paysandu pode surpreender. Tem todo aquele clamor, o Mangueirão lotado, o fato de ser campeão paraense. Se tivesse que apostar em uma surpresa, seria o Papão.

O zagueiro Jean, do Paysandu, no entanto prefere não se deixar empolgar pela possibilidade imediata de voltar à elite, onde o Papão não pisa desde que caiu em 2005.

– Acho que quando o clube sobe da Série B para A, ou da C para a B, o primeiro passo é se manter. A gente não pode iludir o torcedor, pois não é fácil. Mas acho que é tudo por etapa. Primeiro é alcançar a pontuação mínima para a nossa manutenção, e depois disso, vislumbrar o acesso. Tudo na sua hora e no seu devido lugar.

Regulamento e cobertura do GLOBOESPORTE.COM

Após 38 rodadas onde os 20 times se enfrentam em turno e returno, os quatro primeiros colocados garantem vaga na Série A do Brasileirão. Os quatro piores colocados perdem o direito de disputar a competição no próximo ano, caindo para a Série C, equivalente a terceira divisão do futebol brasileiro. Em caso de igualdade por pontos, os critérios de desempate são maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols pró, confronto direto (apenas para caso de empate entre dois clubes), menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e, em último caso, sorteio.

O GLOBOESPORTE.COM vai acompanhar todos os 380 jogos da Série B lance a lance em Tempo Real, com página especial para cada confronto e vídeo de todos os gols, além da tabela da classificação dinâmica e página de artilharia. O SporTV e os canais PremiereFC vão transmitir todas as partidas da competição.

Veja os jogos da primeira rodada (horários de Brasília):

Sexta, 24/05
19h30m - Oeste x Avaí - Amaros (Itápolis, SP)
19h30m - São Caetano x Ceará - Anacleto Campanella (São Caetano do Sul, SP)
21h50m - Boa Esporte x Chapecoense - Melão (Varginha, MG)
21h50m - Paysandu x ASA - Arena Verde (Paragominas, PA)


Sábado, 25/05
16h20m - Figueirense x América-RN - Orlando Scarpelli (Florianópolis, SC)
16h20m - Joinville x Bragantino - Arena Joinville (Joinville, SC)
16h20m - Icasa x Sport - Romeirão (Juazeiro do Norte, CE)
16h20m - Palmeiras x Atlético-GO - Novelli Júnior (Itu, SP)
21h - ABC x Paraná - Almeidão (Natal, RN)
21h - Guaratinguetá x América-MG - Dario Rodrigues Leite (Guaratinguetá, SP)


*Colaboraram Cláudio Rabha (RJ), Fernando Vasconcelos (GO), Jorge Sauma (PA), Leandro Canònico (SP), Lula Moraes (PE), Roberto Leite (CE), Thiago Braga (SP) e Vítor Vieira de Oliveira (SC).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2013/05/sonho-da-elite-comeca-nesta-sexta-e-palmeiras-e-de-novo-o-protagonista.html

Nenhum comentário: