quinta-feira, 23 de maio de 2013

BOTAFOGO SUA DIANTE DO CRB, MAS DISPARA NO FIM E AVANÇA DE FASE

Há 17 dias sem jogar, Alvinegro conta com Antônio Carlos, Andrezinho e Rafael Marques para fazer 3 a 0, em Volta Redonda, e se livrar do sufoco


A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

235 comentários
A classificação para a terceira fase da Copa do Brasil saiu, porém foi mais suada do que o placar apontou. Em meio a um caminhão de gols perdidos e muita chuva, o Botafogo só disparou no fim para superar o CRB por 3 a 0, na noite desta quarta-feira, em Volta Redonda, escapando de mais uma surpresa em sua história na competição. Os gols foram marcados por Antônio Carlos, Andrezinho e Rafael Marques - os dois últimos depois dos 35 minutos do segundo tempo.
Como em Maceió houve empate em 0 a 0, há três semanas, nova igualdade com bola na rede daria a vaga aos alagoanos. E por pouco isso não ocorreu, com a queda de rendimento alvinegro no começo da etapa final. Agora, o Glorioso encara o Figueirense, que avançou antecipadamente. As datas ainda serão definidas pela CBF. O público pagante no Raulino de Oliveira foi de apenas 898 pessoas (1.173 presentes), para uma renda de R$ 18.275,00.
- Foi ótimo resultado. Adversário complicado, mas estávamos com uma boa pegada. O time foi bem e eu sempre tento fazer as jogadas concretas. No segundo tempo, aumentamos um pouco nossas jogadas e foi importante não tomar gols - avaliou Seedorf.
Os cariocas não entravam em campo há 17 dias, depois de vencer a Taça Rio sobre o Fluminense e conquistar o Campeonato Carioca sem precisar de final. Já o CRB também foi campeão estadual, mas levantou o troféu no sábado passado. Pela estreia no Brasileiro da Série A, o Botafogo joga contra o Corinthians, sábado, às 21h, no Pacaembu. A equipe rubra, por sua vez, pega o Águia de Marabá, pela Série C, no dia 1° de junho.
Andrezinho e Rafael Marques gol Botafogo CRB (Foto: Fernando Soutello / Agif)Rafael Marques e Andrezinho celebram gol do meia, sob muita chuva (Foto: Fernando Soutello / Agif)
Domínio e gol do Bota não evitam sustos
Com saudade de uma partida oficial, o Glorioso partiu para cima tão logo o árbitro apitou pela primeira vez. Antes do segundo minuto, Lodeiro aproveitou falha do lateral Paulo Sérgio (ex-Vasco), chutou com força, mas o goleiro Tiago fez grande defesa. O CRB exibia dificuldades para acertar os passes na saída da defesa e demorou a incomodar. A falta de objetividade, provavelmente pelo fato de o resultado não o eliminar, irritou até a torcida alvinegra.
Apesar de sem ritmo e longe do desempenho do Carioca, o time de Oswaldo de Oliveira até conseguiu se manter no campo de ataque e desperdiçou pelo menos duas boas chances, variando o jogo. Até que, aos 21, Antônio Carlos abriu o placar ao escorar a bola após o cruzamento de Lima da direita passar por meia dúzia. O gol, porém, fez com que os alagoanos adiantassem a marcação e criassem perigo. Ex-Botafogo, Schwenck quase marcou duas vezes, por cima e por baixo.
Apreensão antes de deslanchar
Fellype Gabriel jogo Botafogo CRB (Foto: Fernando Soutello / Agif)Fellype Gabriel tenta escapar da marcação no jogo contra o CRB (Foto: Fernando Soutello / Agif)
No retorno do intervalo, o técnico Ademir Fonseca trocou o atacante Carlão pelo meia Thiago Potiguar, em busca de mais mobilidade na armação. E deu certo. Com posse superior à do adversário, o CRB se adaptou melhor ao gramado encharcado pela chuva e assustou. Jefferson teve trabalho com chutes de longe e com a presença de área de Schwenck.
Descompactado, o Botafogo parecia até ter um a menos. Seedorf era discreto, e os laterais não conseguiam passar da linha central. A iminência do empate do visitante, que eliminaria os cariocas mais uma vez prematuramente de uma Copa do Brasil, tornava o duelo mais emocionante. Seedorf carimbou o travessão numa bomba de falta, aos 19, e despertou os companheiros. Com a bronca de Oswaldo e uma dose de determinação, o equilíbrio voltou.
O habilidoso Vitinho entrou para segurar a bola, mas foi o craque holandês que chamou um rival para dançar, ao colocar entre as pernas de Jhonnatthan perto da bandeira de escanteio. O complemento do melhor lance dos 90 minutos foi um cruzamento rasteiro que Rafael Marques e Lodeiro não foram capazes de empurrar para a rede. Outra oportunidade tão incrível foi perdida quando Bolívar desviou de cabeça, e Antônio Carlos, sozinho, bateu mal.
Somente perto do fim é que o Botafogo resolveu deslanchar. O CRB se lançou todo à frente, e Andrezinho usou um contragolpe para driblar o goleiro e fazer 2 a 0, aos 38 minutos. Pouco depois, aos 42, Rafael Marques selou a vaga em gol semelhante, aliviando os alvinegros.

Nenhum comentário: