quinta-feira, 23 de maio de 2013

Campeão baiano, Portela dispara: ‘Gosto de decidir com o Bahia’


Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, presidente do Vitória fala sobre formação do elenco, elogia Caio Jr., cutuca o rival e opina sobre sucessor

Por Raphael Carneiro Salvador

O Vitória se acostumou a enfrentar e vencer o Bahia nas finais do Campeonato Baiano. Nos últimos 20 anos, foram 14 títulos estaduais (contando com a conquista dividida em 1999) contra apenas cinco do maior rival. A supremacia neste período faz com que o Rubro-Negro tenha orgulho e condições de provocar o lado tricolor do estado com tranquilidade. E foi exatamente isto que fez o presidente do Leão. De forma sutil, sem qualquer tipo de alarde, Alexi Portela alfinetou o Bahia: “Gosto de final contra o Bahia, porque a gente sempre leva vantagem. Eu gosto de jogar contra o Bahia”.

Este é o estilo de Alexi Portela. Sereno, dificilmente demonstra o sentimento pela variação no tom de voz. Procura pensar bem antes de falar. E foi assim durante toda a conversa com o GLOBOESPORTE.COM, nesta terça-feira. O dirigente, que aguardava o voo para Londres, onde vai acompanhar a convite a final da Liga dos Campeões no próximo sábado entre Bayern e Borussia, não fugiu às perguntas.

Alexi Portela - Presidente do Vitória (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)Presidente festeja título, elogia técnico e despista sobre eleição (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)

Alexi Portela assumiu o Vitória em 2006, quando o clube passava pela maior crise de sua história, após o rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. Ao longo dos anos, o dirigente teve um mandato baseado na política de pés no chão. Foi criticado muitas vezes por não apostar em grandes nomes e conquistou cinco títulos estaduais durante os sete anos da gestão. Além disso, foi vice-campeão da Copa do Brasil em 2010.

No tempo em que esteve à frente da equipe, Alexi Portela contou com dez diretores de futebol em onze gestões diferentes. De 2006 até hoje, trabalharam no Vitória Sinval Vieira, Edinho Nazareth, Renato Braz, Jorge Sampaio, Raimundo Queiroz (duas vezes - é o atual diretor), Mauro Galvão, Carlos Arini, Oscar Yamato, Beto Silveira e Newton Drummond.

Não vamos trazer jogador para compor o grupo, vamos trazer para ser titular"
Alexi Portela

Por conta do estatuto, Portela não poderá disputar a eleição no final deste ano. Também não era seu desejo. O trabalho para a sucessão na presidência do Vitória tem sido feito desde o ano passado. O nome natural para concorrer ao cargo com o aval do presidente é o do vice-presidente financeiro, Carlos Falcão. Entretanto, o diretor das divisões de base, Epifânio Carneiro, chegou também a ser cogitado para tal posto. Mas, como pode ser visto nesta entrevista, a definição sairá somente no fim do ano.

Além da sucessão e da provocação ao rival, Alexi Portela falou também sobre como o elenco atual foi montado e rasgou elogios ao técnico Caio Junior. Confira abaixo a entrevista completa com o presidente do Vitória.

GLOBOESPORTE.COM - Logo depois do Ba-Vi do último domingo, você disse que este foi o melhor grupo que montou. O que mudou neste ano na montagem do elenco e quais foram os acertos?
Alexi Portela - Primeiro foi um investimento maior que fizemos. Estamos com uma folha maior. O valor é maior do que a gente tinha nos outros anos. A gente conseguiu investir mais. Pagamos dívidas antigas e sobrou mais dinheiro. Na hora de contratar, nós avaliamos muito o extracampo esse ano. O critério não foi só a qualidade, mas também o extracampo.

Com esse modelo, imaginava tanta superioridade do Vitória sobre o Bahia? (nos quatro clássicos foram três triunfos – 5 a 1, 2 a 1 e 7 a 3 – e um empate)
Não imaginava. Estou vendo até uma reportagem sobre a valorização do plantel. Isso mostra o que eu falei antes sobre o elenco. Nós temos o 11º elenco em termos de valor da Série A. A gente hoje tem um plantel muito melhor.

Mas esse elenco está pronto para a Série A? Caio Junior sempre diz que precisa de reforços. Na sua opinião, quais os setores que precisariam de novos jogadores?
Acho que a gente precisa de um zagueiro, um volante, um atacante e um meia.

Alexi Portela comemora título baiano ao lado de trofeu da competição (Foto: Divulgação/E.C. Vitória)Presidente do Vitória posa ao lado do troféu do Campeonato Baiano (Foto: Divulgação/E.C. Vitória)

Essas contratações serão feitas agora ou somente depois da Copa das Confederações?
Se a gente tivesse a garantia de que, daqui a 30 dias, vai arranjar um jogador, seria melhor. Mas a gente tem que começar a procurar agora, não podemos perder tempo. Não vamos trazer jogador para compor o grupo, vamos trazer para ser titular. Tipo Escudero, tipo [Renato] Cajá. Temos jogadores assim e não temos nenhum tipo de problema no time. Por isso, temos que manter o perfil.

Acredita que foi por esse perfil procurado pelo clube que não houve nenhum tipo de desentendimento no elenco depois de Caio Junior ter afastado Fernando Bob?
Isso mostra o profissionalismo de nosso time. A gente acertou também com o treinador. Caio está fazer um trabalho muito bom. A gente conversa muito. É um treinador que ouve, que escuta. Claro que quem escala é ele, mas nós estamos fora e também podemos opinar sobre o que vemos.

Em sua gestão, esse foi o estadual mais fácil de ganhar?
Foi fácil no final, mas, na última partida da fase classificatória, a gente estava perdendo para o Feirense e conseguimos virar. Se a gente perde, não estaria nas finais. Começou fácil, mas o Vitória perdeu para o Botafogo-BA e para o Juazeiro, aí o time se complicou, mas depois voltou a ser fácil. A final foi a mais fácil que teve. O que fico feliz é que, tirando o ano passado, que a gente deu azar em três falhas do nosso goleiro, eu gosto de final contra o Bahia, porque a gente sempre leva vantagem. Eu gosto de jogar contra o Bahia.

vitória; campeão baiano 2013 (Foto: Raphael Carneiro)Jogadores do Vitória comemoram título estadual
no Barradão (Foto: Raphael Carneiro)

O que o Vitória fez diferente neste ano em relação aos dois últimos, quando perdeu o título para o Bahia de Feira e o Bahia?
Acredito que, nos dois anos, nós não fomos campeões, porque tivemos falhas dos goleiros, tanto em 2011 quanto em 2012 (Viáfara era o goleiro do Vitória na final contra o Bahia de Feira e Douglas era o titular no ano passado).

Conquistar o estadual, logo depois de voltar para a Série A, é como fechar com chave de ouro a sua gestão no Vitória?
Com certeza. Acho importante para o próximo presidente receber o time campeão baiano e na Série A. Ainda vamos ver o que a gente consegue na Copa do Brasil.

Acha que o título dá mais força para a eleição no final do ano ou acredita que o trabalho tem que ser avaliado desde 2006?
Claro que não posso dizer que dá mais força, mas acho que tem que ser avaliado o trabalho como um todo. Como era em 2006 e como está hoje. O último ano tem força, mas tem que avaliar como era e como está.

Qual o balanço que faz de sua administração?
Não fiquei sozinho. Foi uma diretoria. A gente conseguiu agregar muitas pessoas. Conseguimos que os conselheiros, os rubro-negros, voltassem a ajudar. Não só ajudar financeiramente, mas também com ideias, com trabalho. Conseguimos unir os rubro-negros para melhorar o clube.
Vai ser uma pessoa que está próxima da diretoria. Uma pessoa que pesou na alça do caixão com a gente. Ninguém vai cair de paraquedas no Vitória"
Alexi Portela

Já tem um nome para sucessão ou isto será decidido mais para frente?
Vamos decidir isso mais para frente. Vai ser uma pessoa que está próxima da diretoria. Uma pessoa que pesou na alça do caixão com a gente. Ninguém vai cair de paraquedas no Vitória.

Você vai agora para a final da Liga dos Campeões. Vai torcer para quem entre Bayern e Borussia?
Meu time é o Vitória. Vou lá para assistir mesmo. Gosto de futebol. Acho que o Bayern tem um time mais qualificado. Fui no ano passado, e o Bayern mereceu ganhar contra o Chelsea, mas deu Chelsea. Futebol é isso ai. Espero que seja um bom jogo.
Clique aqui e assista a vídeos do Vitória

FONTE:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=1410424833747038466

Nenhum comentário: