terça-feira, 21 de maio de 2013

Arretados Olímpicos: série mostra cearenses que sonham com 2016


Do tênis ao rugbi, o GLOBOESPORTE.COM/CE traça o perfil de sete atletas cearenses que têm tudo para fazer a diferença nos próximos anos

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza, CE

Header-Materia_Arretados-Olimpicos-2 (Foto: Infoesporte)

Thiago Monteiro, atualmente, é pupilo de Larri Passos, ex-técnico do Gustavo Kuerten. Luiz Altamir destacou-se tanto nas piscinas cearenses que foi parar no Flamengo. Já Yandra Dias luta, não só contra suas adversárias, mas contra a pouca condição financeira para alçar voos maiores. Alguns são de seleção brasileira, outros ainda não meros conhecidos nacionalmente.

Mas o importante de tudo é que os sete personagens que mostrarão seus rostos e o que pensam, a partir desta terça-feira, na série Arretados Olímpicos, já são consideradas promessas olímpicas. Seja em 2016 ou no próximo ciclo olímpico, eles não querem perder a oportunidade de se tornarem mais do que atletas regionais.

Rebecca, atleta de vôlei de praia cearense (Foto: Laudemir Nogueira/CBV)Rebecca desponta como promessa do  vôlei de
praia cearense (Foto: Laudemir Nogueira/CBV)

Quem são os personagens?

E na primeira matéria, o leitor do GLOBOESPORTE.COM/CE conhecerá o perfil de um menino que deixou as terras cearenses para morar em Santa Catarina. De lá, partiu para o restante do mundo e chegou a bater bola com o campeão Rafael Nadal. Trata-se de Thiago Monteiro, que já faz parte, inclusive, de um programa para jovens promessas, desenvolvido pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Em 2012, ele esteve em Londres, onde acompanhou jogos e todo o clima que envolve uma Olimpíada.

Na sequência, vem Rebecca, destaque no vôlei de praia, que ao lado de Lili, se apresenta como sucessora de Juliana e Larissa. A cearense, em seguida, levanta a bola para Luiz Altamir, atualmente morando no Rio de Janeiro. O nadador já participou de vários torneios nacionais e internacionais e quer chegar a tão sonhada medalha olímpica.

Na trilha de Altamir, a taekwondoca Yandra Dias sonha com um espaço maior na seleção brasileira e, quem sabe, uma vaga na equipe olímpica de 2016. Do modesto bairro Aerolândia, em Fortaleza, ela já se destaca no cenário nacional.

Luiz Altamir, da natação, no Troféu Maria Lenk (Foto: Satiro Sodre/SSPress)Luiz Altamir no Troféu Maria Lenk. Cearense foi parar no Flamengo (Foto: Satiro Sodre/SSPress)

O maior desafio de Nicolas de Salvi não é nem mesmo transformar o rugbi em um esporte nacional. Mas sim, fazê-lo representativo no estado do Ceará. Ele relembra os treinos na areia fofa do Aterro da Praia de Iracema até chegar aos jogos em estádio com grama. Com passaporte carimbado para o Jacareí Rugby, de São Paulo, Nicolas luta para ser convocado para a seleção brasileira e chegar aos Jogos Olímpicos.

Encerrando a série, Thaís Moura mostra porque é uma das referências no tiro esportivo cearense e conta como lutou para seguir no esporte e chegar até à seleção brasileira. Já Ítalo Hans, do salto em altura, o menos famoso de todos, não se importa com isso, e quer ganhar projeção nacional e internacional sem perda de tempo.

Yandra Dias, atleta cearense de taekwondo (Foto: Divulgação/FTC)Yandra Dias é destaque no taekwondo cearense (Foto: Divulgação/FTC)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ce/noticia/2013/05/arretados-olimpicos-serie-mostra-cearenses-que-sonham-com-2016.html

Nenhum comentário: