segunda-feira, 22 de abril de 2013

Livre de maratona de provas, Thiago revela nova queridinha: 100 borboleta


É um desafio novo que pretendo levar até 2016 também. Vou criar uma motivação nova, em uma prova diferente do que estou acostumado', diz

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro

No dia 28 de julho de 2012, Thiago Pereira colocou fim a uma exaustiva busca pela sonhada medalha olímpica, iniciada oito anos antes, em Atenas 2004. A prata nos 400m medley dos Jogos Olímpicos de Londres, deixando Michael Phelps para trás, encerrou uma importante fase do nadador brasileiro. Agora maduro, casado e vice-campeão olímpico, quer encarar novos desafios dentro da piscina. O principal deles é focar nas provas mais curtas rumo às Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Acostumados com percursos longos, o atleta do Sesi quer agora surpreender nos 100m borboleta. O primeiro teste será nesta semana, durante o Troféu Maria Lenk, no Rio.

Thiago Pereira em treino (Foto: Helcio Nagamine/Fiesp)Thiago Pereira busca novos desafios dentro da piscina (Foto: Helcio Nagamine/Fiesp)

Disputada até sábado no Parque Aquático Maria Lenk, a competição nacional serve de seletiva para o Mundial de Barcelona, marcado para julho. No Rio, Thiago vai nadar quatro provas (400m medley, 200m medley, 100m borboleta e 100m livre). O objetivo na mais longa é apenas de treinamento, nos 200m medley e nos 100m borboleta, tentará o índice para a Espanha, e nos 100m livre, quer garantir uma vaga no revezamento 4x100m livre.

- Vou nadar quatro provas no Maria Lenk, mas o desafio mesmo será a prova dos 100m borboleta. Estou bem ansioso e querendo muito fazer esse índice. Sei que não vai ser fácil. É uma prova que não estou tão acostumado a nadar assim. Vou ter grandes adversários aqui no Brasil. Mas estou empolgado. É um desafio novo que pretendo levar até 2016 também. Vou criar uma motivação nova, em uma prova diferente do que estou acostumado a fazer a minha vida inteira - contou.

Estou acostumado a sair de uma prova e correr para outra. É uma rotina muito desgastante. Desta vez, vai ser uma semana totalmente diferente para mim"
Thiago Pereira, nadador

Acostumado a dominar todos os estilos para nadar os 200m e 400m medley, Thiago Pereira acredita que a dificuldade maior nos 100m borboleta será o percurso curto. Mas o brasileiro tem um outro incentivo para encarar o desafio. Com a aposentadoria de Michael Phelps, que dominava esta prova, o caminho fica um pouco mais livres.
  
- Não é que fique fácil agora, mas fica um pouquinho mais possível. Sempre aparecem outros nomes também. Mas acredito que tenho competência para nadar essa prova, até por nadar medley – disse Thiago, que disputa as eliminatórias dos 100m borboleta, nesta terça-feira, no Maria Lenk.

Thiago Pereira no treino no Sesi (Foto: Helcio Nagamine/Fiesp)Thiago Pereira vai defender o Sesi no Troféu Maria Lenk (Foto: Helcio Nagamine/Fiesp)

Já a prova dos 100m livre, Thiago Pereira garante que não tem a ambição de disputá-la para valer. O nadador do Sesi, porém, quer aprimorar seu desempenho nela para tentar uma vaga no revezamento 4x100m livre dos Jogos Olímpicos do Rio.

- Sonho estar junto com o Brasil no 4x100m livre em 2016. Sei que é uma prova que a gente pode conseguir uma medalha olímpica. Temos um histórico nela e, hoje, temos uma equipe muito forte. Tem o Cielo, o Marcelo Chiereghini, o João de Lucca, o Bruno Fratus. E, como não é uma prova minha, diferentemente desses outros nadadores, eu preciso me adaptar, preciso conhecer melhor a prova. Tenho três anos e meio para conseguir me preparar.

Não foram só os desafios que mudaram. Thiago Pereira também está de clube novo. Depois de não ter seu contrato renovado pelo Corinthians, fechou com o Sesi e já comemora alguns benefícios com a troca. Acostumado a enfrentar uma maratona de sete provas nos campeonatos nacionais, desta vez, disputará apenas quatro no Maria Lenk. Como o foco do atual time não é ganhar o título da competição, o medalhista olímpico teve liberdade para escolher o que gostaria de disputar, além de ter sido liberado dos revezamentos.

- A minha vida inteira competi as mesmas provas no Maria Lenk. Eram várias provas que precisava nadar para marcar pontos para os clubes que representava. Não estou nem acreditando que não vou ter que nadar revezamento. Estou acostumado a sair de uma prova e correr para outra. É uma rotina muito desgastante. Desta vez, vai ser uma semana totalmente diferente para mim. Nunca nadei tão poucas provas, desde 2002, quando comecei a disputar o absoluto. Estou até ansioso para ver como vai ser.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/trofeu-maria-lenk/noticia/2013/04/livre-de-maratona-de-provas-thiago-revela-nova-queridinha-100m-borbo.html

Nenhum comentário: