segunda-feira, 22 de abril de 2013

De 'ressaca' do último ciclo olímpico, nadadores lutam por vaga no Mundi


Defendendo clubes novos, os medalhistas olímpicos Cesar Cielo e Thiago Pereira são destaques no Maria Lenk 2013, a partir desta segunda, no Rio

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro

Os Jogos Olímpicos de Londres acabaram há oito meses, mas a natação brasileira ainda se recupera da “ressaca” da competição. Após o fim do esperado evento na Inglaterra, os nadadores tiraram férias e, depois, muitos sofreram com as consequências da crise em alguns clubes. Enfim com suas “casas”garantidas, Cesar Cielo, Thiago Pereira e outros destaques da seleção tentam recuperar o ritmo durante o Troféu Maria Lenk, disputado de segunda a sábado, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, em busca da classificação para o Mundial de Barcelona, em julho. As eliminatórias serão sempre a partir das 10h e, as finais, depois das 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

Cesar Cielo Jose Finkel natação (Foto: Satiro Sodré/AGIF)Cesar Cielo vai nadar pelo Piracicaba no Maria Lenke deste ano (Foto: Satiro Sodré/AGIF)

O campeonato nacional, que este ano também será seletiva para o Mundial Júnior (de 26 a 31 de agosto, em Dubai), será um termômetro para a seleção principal. Enquanto os atletas juniores já participaram de competições importantes, como o Multinations, na Polônia, os atletas olímpicos não disputaram nenhum evento de peso nesta temporada.

- Essa nova geração já teve quatro encontros importantes antes do Maria Lenk. Ela já chega bastante rodada. Temos uma ideia clara do quadro para o Mundial. Os maiores não tiveram oportunidade de se apresentar. Além disso, os mais experientes foram os que mais sofreram com o impacto desse início de ano turbulento. Então, não quero criar expectativa. Espero que todos estejam preparados para conquistar o índice e fazer uma boa competição em Barcelona – disse Ricardo de Moura, supervisor técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

A crise que invadiu o mundo das piscinas no início do novo ciclo olímpico também deve trazer consequências para a disputa de clubes no Maria Lenk este ano. O Flamengo, atual campeão da competição, dispensou sua equipe principal e deve voltar a ser coadjuvante. Cesar Cielo, principal nome do time rubro-negro nas últimas temporadas, agora representará o Piracicaba nos 50m livre e nos 50m borboleta. Já Thiago Pereira, outro a não ter seu contrato renovado no Corinthians, vai defender o Sesi em quatro provas (100m borboleta, 100m livre, 200m e 400m medley).

Unisanta Natação (Foto: Divulgação / Unisanta)Unisanta vem com Nicholas Santos, Tales Cerdeira
e outros destaques (Foto: Divulgação / Unisanta)

O Unisanta “adotou” alguns "orfãos" do Flamengo, como os atletas olímpicos Nicholas Santos e Tales Cerdeira. Ainda assim, a expectativa é que a briga pelo título volte a ficar entre os três clubes de maiores investimento nos últimos anos: Pinheiros, Minas e Corinthians.

A preocupação maior dos atletas dentro da piscina, porém, será garantir vaga para o Mundial de Barcelona, que será realizado de 20 de julho a 4 de agosto. Diferentemente dos últimos anos, desta vez, o Maria Lenk será a primeira e penúltima chance dos atletas se classificarem para a principal competição da temporada. O grupo que representou o Brasil nas Olimpíadas de Londres, por exemplo, foi formado depois de dez seletivas durante um pouco mais de um ano. A oportunidade derradeira para ir à Espanha será no Brasileiro de Inverno, em Curitiba, de 14 a 19 de maio. Mas, na ocasião, apenas as provas individuais que ainda não estiverem com suas duas vagas preenchidas estarão em jogo. Os revezamentos só serão conhecidos depois do evento no Paraná.

- Terminou o ciclo olímpico, zera tudo. Currículo não qualifa o atleta, só credencia. O mundo hoje é muito dinâmico. As coisas se modificam a cada instante. Esse formato já vem próximo do que fizemos nos Jogos Olímpicos. Mas, para Londres, foram mais oportunidades. É uma expectativa para que os atletas se preparem especificamente para uma competição. Muitos países fazem isso. Vamos ver como vai funcionar para avaliar se seguimos com esse método o resto deste ciclo olímpico ou não - afirmou Ricardo de Moura.

Thiago Pereira na Clínica de Natação (Foto: Satiro Sodré/AGIF)Thiago Pereira, atleta do Sesi, espera por um Maria Lenk diferente este ano (Foto: Satiro Sodré/AGIF)

Thiago Pereira, que nos últimos meses se dividiu entre a vida de recém-casado e a corrida em busca de um novo clube, acredita que esse ano o Maria Lenk vai ser muito diferente de todos os últimos que disputou. Sem ter muito tempo para treinar, o medalhista olímpico vai defender o Sesi e lutar por vaga em Barcelona. A diferença é que, dessa vez, o atleta habituado em disputar sete provas na competição “só” nadará quatro.

- Esse Maria Lenk vai ter muita coisa diferente para mim. Eu casei esse ano, está sendo uma situação diferente. Estou bastante feliz com a minha nova vida, mas não foi o mesmo começo de ano como de costume. Nunca fui direto para o Maria Lenk. E, dessa vez, os índices do ano passado não contam. Mas estou correndo atrás do tempo perdido. Estou bastante confiante. Vou nadar só as quatro provas individuais. O meu objetivo agora é conquistar o índice para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito até Barcelona - disse o medalhista de prata nos 400m medley em Londres.

Confira a programação completa da competição!

22/04 – segunda-feira
10h – eliminatórias – provas masculinas e femininas de 200m livre, 10m costas, 4x50m livre e prova de 1500m livre feminina (séries fracas)
17h – finais – provas masculinas e femininas de 200m livre, 10m costas, 4x50m livre e prova de 1500m livre feminina (série forte)


23/04 – terça-feira
10h – eliminatórias – provas masculinas e femininas de 200m peito e 100m borboleta e prova de 1500m livre masculino(séries fracas)
17h – finais – provas masculinas e femininas de 200m peito e 100m borboleta e prova de 1500m livre masculino (série forte)


24/04 – quarta-feira
10h – eliminatórias- provas masculinas e femininas de 400m medley, 50m livre e 4x200m livre e prova feminina de 800m livre (séries fracas)
17h – finais – provas masculinas e femininas de 400m medley, 50m livre e 4x200m livre e prova feminina de 800m livre (série forte)


25/04 – quinta-feira
10h – eliminatórias- provas masculinas e femininas de 200m borboleta, 100m peito e 50m costas e prova maculina de 800m livre (séries fracas)
17h – finais – provas masculinas e femininas de 200m borboleta, 100m peito e 50m costas e prova maculina de 800m livre (série forte)


26/04 – sexta-feira
10h – eliminatórias- provas masculinas e femininas de 200m medley, 50m borboleta, 400m livre e 4x100m livre
17h – finais – provas masculinas e femininas de 200m medley, 50m borboleta, 400m livre e 4x100m livre


27/04 – sábado
10h – eliminatórias- provas masculinas e femininas de 100m livre, 50m peito, 200m costas e 4x100m medley
17h – finais – provas masculinas e femininas de 100m livre, 50m peito, 200m costas e 4x100m medley


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/trofeu-maria-lenk/noticia/2013/04/de-ressaca-do-ultimo-ciclo-olimpico-nadadores-lutam-por-vaga-no-mundial.html

Nenhum comentário: