segunda-feira, 22 de abril de 2013

Gol de Marcão no fim salva Ituano da queda e deixa Palmeiras fora do G-4

Anfitrião marca aos 48 e evita rebaixamento à Série A-2. Verdão termina em sexto e vai enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, nas quartas de final


 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

O Ituano entrou em campo para evitar o rebaixamento. O Palmeiras buscava a vitória para visando a um lugar no G-4 do Campeonato Paulista, o que garantiria a vantagem de jogar em casa o jogo único das quartas de final. Até os 48 minutos do segundo tempo, o jogo estava empatado em 1 a 1, o que decretava o rebaixamento da equipe da casa. Até que Marcão, no último lance da partida, aproveitou falha do goleiro Bruno, que havia substituído Fernando Prass, machucado, e marcou o gol que garantiu a vitória por 2 a 1, resultado que manteve o time na Série A-1. 

Fernando Gabriel abriu o placar para o time da casa, em outra falha de Bruno. Tiago Real marcou o gol palmeirense.

Para o Verdão, o resultado foi ruim. O tropeço interrompeu uma série de três vitórias seguidas no estadual e fez o time comandado por Gilson Kleina fechar a primeira fase na sexta posição. Com isso, terá de enfrentar o Santos na Vila Belmiro, pelas quartas de final. Missão nada simples. O Ituano, com o gol salvador, alcançou a 14ª colocação, com 20 pontos. Curiosamente, quem acabou rebaixado foi o Mirassol, equipe que havia goleado o Verdão por 6 a 2 na primeira fase.

A data e o horário do clássico contra o Santos, pelas quartas, serão divulgados após reunião na Federação Paulista de Futebol nesta segunda-feira, a partir das 15h.

Thiago Real jogo Palmeiras Ituano (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)Thiago Real tenta fugir da marcação do Ituano no primeiro tempo (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)

Wesley perde gol incrível no primeiro tempo

Pouca técnica, raros lance de emoção e muitos erros. O primeiro tempo da partida decepcionou o público que compareceu ao estádio Novelli Júnior, em Itu. No Palmeiras, com vários jogadores suspensos e outros poupados, o técnico Gilson Kleina aproveitou o duelo para dar chance a reservas como o lateral Weldinho, o volante João Denoni e o meia Tiago Real. No Ituano, Doriva pediu personalidade para encarar o rival e buscar a vitória para afastar o risco de queda para a Série A-2.

Melhor tecnicamente, o Palmeiras já havia perdido duas boas chances com menos de 20 minutos, ambas com Wesley. Na primeira, após boa triangulação do ataque, o meio-campista chutou por cima do gol. Na segunda, fez o mais difícil e, após passe de Vinícius, chutou para fora, à direita de Anderson, que já estava batido. Antes da metade da etapa inicial, o Alviverde perdeu o goleiro Fernando Prass, que deixou o campo com uma lesão no ombro.

Com o passar do tempo, o Verdão diminuiu seu ritmo. E o Ituano, que até os 35 não havia dado um chute ao gol adversário, passou a levar perigo ao gol de Bruno, que fez boa defesa aos 38, em lance de Paulinho. Três minutos depois, o goleiro só olhou o chute de Fernando Gabriel, que parou no travessão. Foi o último lance de emoção do fraco primeiro tempo.

Gols saem no segundo tempo

Com Vilson na vaga de João Denoni, o Verdão voltou bem mais ligado para a etapa complementar. A equipe armou uma blitz nos minutos iniciais e esteve muito perto de abrir o marcador. Vinícius, aos três, fez grande jogada pela esquerda, mas falhou na finalização. Léo Gago, em cobrança de falta aos cinco, acertou o travessão. Leandro, aos nove, exigiu bela defesa de Anderson. Aos 12, o goleiro trabalhou de novo, em nova falta de Léo Gago. O Ituano mal conseguia passar do meio-campo.

O tempo passava, e o Palmeiras seguia com controle total. Aos 20, Vinícius só não marcou porque o zagueiro Cleber fez o desarme no momento da finalização. No minuto seguinte, Gilson Kleina colocou seu time ainda mais no ataque, com a entrada de Maikon Leite na vaga de Wesley. No momento em que o Verdão era soberano, o Ituano abriu o placar, em gol de falta de Fernando Gabriel, que contou com a falha de Bruno.

O Alviverde não se abateu e chegou ao empate no minuto seguinte, com Tiago Real, que recebeu de Maikon Leite e bateu no canto direito de Anderson.  O segundo gol parecia questão de tempo. Aos 30, Léo Gago assustou em chute cruzado. Dois minutos depois, o juiz Flávio Rodrigues de Souza errou ao não marcar pênalti de Cleber em Tiago Real.  O Ituano só foi assustar aos 38, em cobrança de falta de Fernando Gabriel, que bateu no travessão. Neste momento, como o Mirassol vencia o Linense por 1 a 0, o time da casa necessitava de um gol para escapar do rebaixamento.

A emoção tomou conta do duelo nos minutos finais. Doriva partiu para o tudo ou nada e colocou Marcão para reforçar o ataque. E foi justamente o grandalhão de 1,95m que aproveitou nova falha de Bruno para chutar e garantir a vitória e a salvação do Ituano.


FONTE:

Nenhum comentário: