segunda-feira, 22 de abril de 2013

Com show de Van Persie, United bate Aston Villa e leva 20º título com folga


Aston Villa e leva 20º título com folga

Artilheiro holandês, que leva o número 20 às costas, vive grande noite ao marcar os três gols da vitória em apenas 32 minutos. Restam quatro jogos

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra

É mais uma daquelas ironias do futebol. Robin van Persie, ídolo do Arsenal, precisou mudar de casa para conquistar o seu primeiro grande título como protagonista. Como no Manchester United a camisa 10 era de Wayne Rooney, ele assumiu a 20 desde agosto. Alguns podem argumentar que tudo foi uma questão de matemática, como se o holandês fosse duas vezes mais importante do que qualquer outro jogador no time de Alex Ferguson: Van Persie, mais do que ninguém, foi o cara dos Diabos Vermelhos na campanha que virou troféu do Campeonato Inglês com quatro rodadas de antecedência. Justamente o 20º da história dos Diabos Vermelhos, garantido nesta segunda-feira com a vitória sobre o Aston Villa, por 3 a 0, no Old Trafford.

Van Persie, vejam só, deixou a sua marca. No plural. Ele precisou de apenas 32 minutos para anotar todos os gols da partida - o segundo uma autêntica pintura, completando lançamento preciso de Rooney com um chutaço de fora da área, de primeira. O lateral-direito brasileiro Rafael, dono de boas atuações ao longo da competição, por muito pouco não apareceu no placar - sua finalização, também no primeiro tempo, parou na trave. Na etapa final, disposto a administrar a vantagem, o United contou ainda com boas defesas de seu goleiro, o espanhol De Gea, outro que se firmou positivamente na temporada 2012/2013.
     
Mosaico Gols Van Persie Manchester United (Foto: Reuters)

O resultado levou o time aos 84 pontos em 34 jogos (um incrível aproveitamento de 82,4%). Apesar de ter uma partida a menos, o vice-líder, arquirrival e então campeão Manchester City soma apenas 68, podendo alcançar 83 se vencesse todos os seus compromissos até a 38ª rodada. Do outro lado da tabela está o Aston Villa, que permaneceu com 34 pontos na luta para escapar do rebaixamento - o time de Birmingham é o 17º, com pequena folga de três pontos para o Wigan (18º, com 31). Queen Park Rangers e Reading, ambos com 24, estão praticamente relegados à Segunda Divisão.

O mais novo troféu faz o United ampliar a diferença para o Liverpool entre os maiores campeões do Campeonato Inglês: os Reds seguem estacionados com 18 títulos (o último veio apenas em 1990, antes da criação da Premier League), contra agora 20 do United. O terceiro é o Arsenal, com 13, mesma quantidade de canecos do galês Ryan Giggs, uma das lendas dos Diabos Vermelhos nas últimas décadas, e de Sir Alex Ferguson.

Para cumprir tabela, o Manchester United voltará a campo no próximo domingo, diante do Arsenal, no Emirates Stadium, em uma partida que promete reservar polêmicas quanto ao reencontro de Van Persie com sua antiga torcida. O Aston Villa, por sua vez, receberá o Sunderland em duelo contra a degola.

Show em meia hora

Van Persie Rafael, Manchester United x Aston Villa (Foto: AFP)Rafael aparece ao lado de Van Persie durante a
comemoração de um dos três gols (Foto: AFP)

A noite de felicidade dos Red Devils começou cedo. Já extremamente confiantes após a derrota do Manchester City para o Tottenham na véspera, os torcedores viram o United abrir o placar com um minuto de jogo. Rafael cruzou da direita, Giggs ajeitou para o meio e Van Persie, como centroavante que é, colocou para dentro antes de a marcação aparecer.

O Aston Villa, muito frágil diante de um poderoso rival, até tentou responder aos 12, com Benteke. O belga apareceu frente a frente com De Gea e bateu colocado, mas o espanhol fez a defesa. Para seu azar, o segundo dos donos da casa saiu na sequência: Rooney lançou do campo defensivo, e Van Persie, milímetros à frente do marcador, completou com um sem pulo espetacular, no canto de Guzan, de fora da área. Um lance para o torcedor rever mais de 20 vezes.

Àquela altura a situação dos mandantes já era absolutamente confortável. Faltava apenas o "toque final". E que toque. Aos 32, Kagawa deu ótimo passe para Giggs em contra-ataque. Do lado esquerdo, o galês serviu novamente Van Persie, que escapou dos marcadores - incluindo o goleiro - e finalizou no alto. A bola ainda tocou caprichosamente na trave até balançar as redes: 3 a 0, hat-trick e título consumados e ainda a provisória artilharia da Premier League, com 24 gols, para deixarem a noite no Teatro dos Sonhos fantástica. E ela estava apenas começando...

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/04/com-show-de-van-persie-united-bate-aston-villa-e-leva-20-titulo-com-folga.html

Nenhum comentário: