segunda-feira, 22 de abril de 2013

Feliz em Munique, Dante não perde o sono antes de encarar Messi e Barça


Tranquilo antes de enfrentar time catalão pela primeira vez, baiano evita fazer nova promessa de cortar os cabelos em caso de título da Champions

Por Cláudia Garcia, especial para o GLOBOESPORTE.COM Lyon, França

Dante diz que está mais confiante após estreia na Seleção e admite ansiedade por futuras convocações: ‘Será que vou estar?’ (Foto: Felipe Rocha)Dante esbanja tranquilidade no Bayern: 'Ansiedade
não vai me favorecer' (Foto: Felipe Rocha)

Com uma cabeleira inconfundível e maturidade notável dentro e fora de campo, o baiano Dante se impôs com tranquilidade entre os titulares do Bayern de Munique e ganhou o carinho da torcida. Na próxima terça-feira, às 15h45 (de Brasília), no jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões, o zagueiro da seleção brasileira vai usar essa mesma tranquilidade para enfrentar pela primeira vez os craques do Barcelona e encarar Messi, o melhor do mundo nos últimos quatro anos. Sabe que a classificação para a final depende muito da sua atuação. Mesmo assim, não perde o sono.

- Messi pode mudar um jogo a qualquer momento, nós sabemos disso. Espero fazer uma grande partida. Estou tranquilo, a ansiedade não vai me favorecer - disse Dante em entrevista exclusiva pelo telefone.
TV Globo e GloboEsporte.com transmitem Bayern x Barcelona ao vivo nesta terça-feira, com pré-jogo no site a partir de 14h30m (de Brasília)

Depois de passar por vários clubes medianos da França, Bélgica e Alemanha, Dante vive uma temporada de sonho. Chegou do Borussia Mönchengladbach a Munique no meio do ano passado eleito o melhor zagueiro do Campeonato Alemão de 2011/12 pelos próprios jogadores da Bundesliga e a prestigiosa revista "Kicker". Desde então, foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira, firmando-se entre os preferidos do treinador Luiz Felipe Scolari, e conquistou o título germânico no novo clube.

Realista sobre as dificuldades que o Bayern vai ter, o baiano se esquiva sobre novas promessas em troca do sonhado troféu da Liga - em maio de 2011, raspou os cabelos quando seu ex-clube se livrou da ameaça de rebaixamento.

- Não, deixa o meu cabelo aí e "vamo que vamo". Essa aposta foi num momento difícil da minha carreira. Foi uma prova de perseverança, porque ninguém acreditava na manutenção. Ao mesmo tempo, foi uma prova de honra, para conseguir salvar o time. A conquista da Liga dos Campeões é um sonho, mas é algo possível. Todo mundo acredita que podemos ganhar.
O número 4 do Bayern contou também que o domínio das línguas francesa e alemã foi fundamental para o entrosamento com os colegas de um time multicultural. Dante está radiante por jogar finalmente num clube de elite mundial e diz que pretende terminar a carreira no clube bávaro.

GLOBOESPORTE.COM: Você nunca enfrentou o Barcelona, está ansioso para esse primeiro confronto?

DANTE: É verdade, vai ser a primeira vez, mas estou tranquilo, a ansiedade não vai me favorecer. Mas, claro, estou também curioso para ver esses grandes jogadores de perto.
Vimos o que aconteceu contra o PSG, tudo mudou com a entrada do Messi, e eu sei que ele pode alterar completamente o rumo de um confronto a qualquer momento."
Dante

Como zagueiro do time, você terá a tarefa ingrata de encarar Messi. Está preparado para esse momento?

Todo mundo sabe que o Messi é o melhor do mundo. Vai ser algo muito especial, e eu espero fazer uma grande partida. Ele faz toda a diferença. Vimos o que aconteceu contra o PSG, tudo mudou com a entrada do Messi, e eu sei que ele pode alterar completamente o rumo de um confronto a qualquer momento.

Você atribui o favoritismo ao Barcelona ou ao Bayern?

O Barcelona é, claro, o número um do mundo, mas nós estamos muito confiantes. Para estar na final, precisamos eliminar o Barcelona. Estamos conscientes de que isso é possível.

E como é que o Jupp Heynckes tem preparado o time para esse duelo?

O treinador trabalha com muita tranquilidade e nos transmite também essa calma. Ele tem muita experiência e tem analisado muito bem o Barcelona. É um treinador muito profissional, que sabe o que tem de fazer.

O primeiro jogo vai ser em Munique e vocês contam com o apoio da torcida, que na Alemanha parece mais participativa do que na Espanha. Os torcedores do Bayern também ganham jogo?

Eles são fanáticos por futebol, lotam o estádio em todos os jogos e sem dúvida dão uma grande força. Vamos contar com eles para tentar vencer.
A cabeleira não deixa enganar. É complicado não ser reconhecido. As pessoas sempre pedem para tirar foto, um autógrafo. Mas são tranquilos, no geral, mais do que no Brasil."
Dante, sobre o assédio da torcida na Alemanha

O como é o seu dia-a-dia em Munique? As pessoas sempre o procuram nas ruas?

A cabeleira não deixa enganar. É complicado não ser reconhecido. As pessoas sempre pedem para tirar foto, um autógrafo. Mas são tranquilos, no geral, mais do que no Brasil.

Você está vivendo um ano mágico: convocado para a seleção e campeão da Alemanha. Aquela promessa que você fez e cumpriu no Borussia Mönchengladbach de raspar o cabelo se o time não fosse rebaixado, faria de novo pela conquista da Champions?

Não, deixa o meu cabelo aí e "vamo que vamo"! Essa aposta foi num momento difícil da minha carreira. Foi uma prova de perseverança, porque ninguém acreditava na manutenção. Ao mesmo tempo, foi uma prova de honra, para conseguir salvar o time. A conquista da Liga dos Campeões é um sonho, mas é algo possível. Todo mundo acredita que podemos ganhar.

Quer dizer que nem mesmo com a Copa das Confederações ou com a Copa do Mundo nas mãos, nós vamos ver o Dante careca novamente?

Um mundial? Aí, quem sabe, mas primeiro tenho de ser convocado e estar presente.

Aos 28 anos, você conseguiu o primeiro contrato num clube de topo europeu. Neste ano, completa 30. Ainda sonha com outro campeonato?

Eu admiro os clubes espanhóis, tanto o Barcelona como o Real Madrid. Gosto muito do Campeonato Inglês, mas estamos falando do Bayern de Munique. Esse é um clube onde quase ninguém que entra quer sair. Comigo é igual, fui muito bem recebido aqui. O Bayern é um dos melhores do mundo, e nós sentimos isso. Se tivesse de encerrar a minha carreira aqui, seria um sonho realizado.

E caso regresse ao Brasil, que time gostaria de defender?

O meu time do coração é o Bahia. É complicado falar sobre futuro no futebol, porque hoje você diz uma coisa e amanhã faz outra. Tudo muda. Pode ser até que volte para o Brasil prematuramente, mas não sei mesmo. Sei que hoje estou num dos melhores clubes do mundo e estou bem.

 Daniel van Buyten, Schweinsteiger, Dante e Javier Martinez Bayern de Munique (Foto: Reuters)Dante ri da brincadeira de Schweinsteiger na comemoração com Van Buyten e Javi Martinez (Foto: Reuters)

E como é o seu entrosamento com os companheiros de equipe? Com quais jogadores você se dá melhor no Bayern, além dos brasileiros?

Com o Ribéry, que é uma grande pessoa e com quem eu falo francês, conversamos bastante. Com o Pizzarro, o Javi Martinez que é superlegal também. O Alaba, o Boateng, também. E o Schweinsteiger, de quem eu gosto muito. Ele é sensacional e me acolheu muito bem aqui desde o primeiro dia.
O clima é bem alegre, descontraído, os alemães são muito concentrados na hora do trabalho, mas depois eles sabem relaxar também. São grandes profissionais"
Dante, sobre o ambiente no Bayern

E como é o vestiário do Bayern com tantos alemães, mas também muitos estrangeiros, o clima é leve ou mais germânico?

O clima é bem alegre, descontraído, os alemães são muito concentrados na hora do trabalho, mas depois eles sabem relaxar também. São grandes profissionais.

Na temporada passada, houve alguns problemas entre as estrelas do time: o Ribéry e o Robben. Como é o relacionamento entre eles agora?

Bom, eles se dão superbem, se respeitam muito e sabem que um precisa do outro, e não vai adiantar nada um querer ser mais do que o outro. Já tem mais de quatro anos que eles estão aí jogando juntos. Nós somos uma família, porque, mesmo tendo um problema aqui ou ali, sentamos e sabemos resolver tudo com calma. É um time que tem jogadores novos, mas com muita experiência.

Como foram as comemorações do Campeonato Alemão e do aniversário de Ribéry, entre uma partida e outra contra a Juventus?

Nem conseguimos festejar nada. Comemoramos mesmo dentro do vestiário, depois do jogo. Quando saímos de Frankfurt, já estávamos focados no jogo contra o Juventus. E foi graças a essa concentração e profissionalismo que, mesmo depois de um título muito importante, conseguimos vencer em Turim. O time está de parabéns

Mas nem houve cerveja alemã nessa festa? Não saíram para jantar?

Uma parte dos jogadores saiu para jantar fora, eu não. Mas combinamos entre todos voltar para a casa no máximo até meia-noite. Houve, sim, claro uma ou outra cerveja, mas nada de festa mesmo, porque sabíamos a importância do jogo contra o Juventus. Perder essa eliminatória levaria a nossa temporada pelo ralo. Foi bom a gente ter se segurado.

Comemoração Bayern de Munique (Foto: Reuters)Dante comemora o título alemão com os outros jogadores do Bayern de Munique (Foto: Reuters)

Imaginavam bater o Juventus dessa forma, com duas vitórias e sem sofrer golos?

Olha, não foi fácil não. O Bayern foi um time muito inteligente pela forma como jogou. Sabíamos que os primeiros minutos seriam muito difíceis, com as investidas deles e o apoio da torcida. Mas conseguimos impor o nosso jogo pouco a pouco.

Você tem algum contato com o Breno e o pessoal lá do clube fala dele?

(o jogador terá de cumprir pena até 2016, acusado de ter incendiado a própria casa)
Nós, os brasileiros do time, sempre ficamos sabendo notícias dele e até conseguimos autorização para ir visitá-lo. Só não fomos ainda por causa da correria de jogos de fim de temporada. Mas queremos ir assim que tivermos um tempo livre. Isso nos fará muito bem. O que temos a fazer é orar para que num momento ou outro ele volte a fazer o que sabe melhor, que é jogar futebol. O Rafinha já o visitou algumas vezes na prisão, porque ele o conhecia muito bem. Nos treinos, o pessoal sempre pergunta por ele, se está bem e se nós temos notícias. Ficaram todos muito tristes com o que se passou, porque todos gostavam do Breno. Ele é um menino bom e tranquilo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/04/feliz-em-munique-dante-nao-perde-o-sono-antes-de-encarar-messi-e-barca.html

Nenhum comentário: