sexta-feira, 15 de março de 2013

Penando em seletiva, remadoras reclamam de mortandade de peixe


Atletas disputam vaga na equipe atropelando animais e suportando cheiro ruim

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro

Um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas sofre com uma grande mortandade de peixe esta semana. Alguns dos mais prejudicados com o desastre ambiental na cidade das Olimpíadas de 2016 são os remadores, que até domingo participam de uma seletina nacional no local. Apesar da retirada de mais de 65 toneladas de animais mortos, os atletas ainda reclamam das condições da raia e, principalmente, do forte cheiro.
-  Fiquei muito impressionada com a quantidade de peixes mortos e com o cheiro. Nunca tinha presenciado um fato como esse. Foi a primeira vez. Ontem (quinta), largamos na seletiva em cima dos peixes. Isso preocupa bastante. Como aconteceu agora, na seletiva, podia ter acontecido no Sul-Americano (em abril, no Rio) ou nas Olimpíadas - disse a campeã mundial Fabiana Beltrame, remadora do Flamengo.
remo Lagoa peixes mortos (Foto:  Hudson Pontes / Agência O Globo)Remadoras participam da seletiva no meio de toneladas de peixes (Foto: Hudson Pontes / Agência O Globo)

Na última terça-feira, o nível de oxigenação das águas da Lagoa Rodrigo de Freitas chegou a zero, provocando uma severa mortandade de peixes. A situação continuou ruim até quinta-feira, quando já foi constatado uma pequena melhora no índice de oxigênio. O estrago, porém, foi grande. Um mar de peixes mortos tomou conta do local.

remo Lagoa peixes mortos (Foto: Pedro Kirilos / Agência O Globo)Peixes mortos também atraíram muitas moscas e mosquitos (Foto: Pedro Kirilos / Agência O Globo)

A prefeitura refoçou o contingente de funcionários responsáveis pela limpeza da lagoa. Na manhã desta sexta-feira, a quantidade de peixes mortos na água era pequena. Ainda assim, os remadores seguem sofrendo com os efeitos do desastre. O principal problema agora é o forte cheiro, que eles vão precisar enfrentar até domingo, data marcada para terminar a seletiva nacional para formar a equipe que disputará o Campeonato Sul-Americano, em abril.

- Ontem (quinta), nós demos a largada em um tapete de peixes. A água estava muito pesada. O cheiro era insuportável, além das moscas e mosquitos. Estava muito nojento. Hoje, já tinha bem menos peixes, mas o cheiro estava pior do que ontem. Isso prejudica muito a gente – disse 

Fernanda Nunes, remadora do Botafogo, que participa da seletiva.

remo Lagoa peixes mortos (Foto:  Hudson Pontes / Agência O Globo)Já foram retiradas mais de 65 toneladas de peixes mortos (Foto: Hudson Pontes / Agência O Globo)

FONTE:
 

Nenhum comentário: