sexta-feira, 15 de março de 2013

Oito clubes, cinco países: sorteio definirá rumo de gigantes europeus


GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo, na manhã desta sexta, evento
que decide jogos das quartas da Champions. Barça e Real podem duelar

Por GLOBOESPORTE.COM Nyon, Suíça

O próximo passo de oito clubes de cinco países na Liga dos Campeões da Europa começa a ser definido nesta sexta-feira. Gigantes e arquirrivais, como  Barcelona e Real Madrid, podem ser colocados frente a frente no sorteio das quartas de final, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM a partir de 7h50m (de Brasília). O  Málaga completa no chaveamento o trio da Espanha, país com mais times na antepenúltima fase do torneio. A Alemanha tem dois que também podem cair num duelo: Bayern de Munique e Borussia Dortmund. França, com o novo milionário Paris Saint-Germain, Itália, graças ao tradicional Juventus, e a Turquia, representada pelo Galatasaray, completam o cenário.
Montagem sorteio da Liga dos Campeões (Foto: Getty Images)No sentido horário: Pirlo (Juventus), Lucas (PSG), Götze (Borussia), Cristiano Ronaldo (Real), Messi (Barcelona), Drogba (Galatasaray), Ribéry (Bayern) e Julio Baptista (Málaga) tentam classificar seus times

Diferentemente das oitavas de final, quando equipes do mesmo país e grupo da fase anterior não poderiam se enfrentar, não há qualquer restrição para o sorteio, realizado tradicionalmente na sede da Uefa, cidade suíça de Nyon. Dessa forma, os clássicos espanhol, entre Real e Barça, e o alemão, do Bayern contra o Borussia, podem colocar à prova o quarteto. A Liga Europa, com clubes como o Chelsea, campeão da última Champions, Benfica e Lazio, além de Newcastle, Tottenham, Fernerbahçe, Rubin Kazan e Basel, também conhecerá as partidas das quartas logo em seguida.

Como novidade para a temporada 2012/2013, a Uefa decidiu não sortear de uma só vez as chaves das semifinais. Haverá um novo evento em 12 de abril, logo depois de conhecidos os quatro melhores do torneio - as quartas acontecerão nos dias 2, 3, 9 e 10, enquanto as disputas por uma vaga na final serão em 23, 24, 30 e 1º de maio. A decisão está marcada para o dia 25 de maio, no lendário Estádio de Wembley, em Londres, em homenagem ao aniversário de 100 anos da Federação Inglesa (FA). O título da Liga Europa estará em jogo no dia 15 de maio, na Amsterdã Arena.

Um dos azarões das quartas, pela falta de tradição, o Paris Saint-Germain não se dá ao direito de escolher adversários. Seria simples apontar Málaga e Galatasaray como teoricamente mais fracos, mas o zagueiro Thiago Silva prefere que o destino decida o futuro do time francês, que não contará com o centroavante sueco Ibrahimovic, suspenso, no jogo de ida.
O PSG joga melhor quando enfrenta um  time mais forte"
Thiago Silva

- Sabemos que no futebol acontece de tudo. As pessoas sempre fazem apostas de que será o fulano contra o cicrano. O meu time joga melhor quando enfrenta uma equipe considerada mais forte. Essa é a minha visão. Não tenho preferência por adversário a partir de agora. Muita gente diz que o Galatasaray não chega nesta fase, que será mais fácil... Você só saberá como será a partida quando passar por aquele momento. Temos que ter respeito por todos os clubes. Nós também não chegávamos há um tempo. Mas as duas equipes têm jogadores que já venceram a Champions. Eles têm o Sneijder e o Drogba, nós temos o Maxwell. A partir de agora, a briga será grande - disse o defensor da seleção brasileira, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Confira abaixo um pequeno resumo de cada participante da Champions:

Borussia Dortmund (ALE)
Última presença nas quartas: 1997/98 (vitória por 1 a 0 frente ao Bayern Munique)
Nesta temporada: 5V, 3E, 0D, 16GP, 7GC
Artilheiro: Robert Lewandowski (5)

Paris Saint-Germain (FRA)
Última presença nas quartas: 1994/95 (vitória por 3 a 2 frente ao Barcelona)
Nesta temporada: 6V, 1E, 1D, 17GP, 5GC
Artilheiro: Ezequiel Lavezzi (5)

Galatasaray (TUR)
Última presença nas quartas: (derrota 5-3 frente ao Real Madrid CF)
Nesta temporada: 4V, 2E, 2D, 11GP, 9GC
Artilheiro: Burak Yılmaz (8)

Barcelona (ESP)
Última presença nas quartas: 2011/12 (vitória por 3 a 1 frente ao Milan)
Nesta temporada: 5V, 1E, 2D, 15GP, 7GC
Artilheiro: Lionel Messi (7)

Juventus (ITA)
Última presença nas quartas: 2005/06 (derrota por 2 a 0 frente ao Arsenal)
Nesta temporada: V5, E3, 0D, 17GP, 4GC
Artilheiro: Fabio Quagliarella (4)

Real Madrid (ESP)
Última presença nas quartas: 2011/12 (vitória por 8 a 2 frente ao APOEL)
Nesta temporada: 4V, 3E, 1D, 18GP, 11GC
Artilheiro: Cristiano Ronaldo (8)

Bayern de Munique (ALE)
Última presença nas quartas: 2011/12 (vitória por 4 a 0 frente ao Olympique de Marselha)
Nesta temporada: 5V, 1E, 2D, 18GP, 10GC
Artilheiro: Thomas Müller (4)

Málaga (ESP)
Última presença nas quartas: nunca participou
Nesta temporada: 4V, 3E, 1D, 14GP, 6GC
Artilheiro: Eliseu e Isco (3)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/03/oito-clubes-cinco-paises-sorteio-definira-rumo-de-gigantes-europeus.html

Nenhum comentário: