sexta-feira, 15 de março de 2013

Falcão detona declarações de Leão: 'Ele não tem credibilidade alguma'


Ex-técnico do São Paulo afirmou que ala da seleção brasileira não tinha condição de atuar no campo, e contratação em 2005 foi ação de marketing

Por Cleber Akamine Ribeirão Preto, SP

Será que o ala Falcão, apontado como o melhor jogador de futsal de todos os tempos, daria certo nos gramados? A pergunta, feita até hoje ao craque da seleção brasileira, jamais terá uma resposta concreta. Em 2005, o São Paulo viabilizou a possibilidade, o jogador chegou a entrar em campo, mas a caminhada durou apenas cinco meses.

Falcão nunca gostou de falar abertamente sobre o assunto. Porém, diante das declarações do técnico Emerson Leão, que teria recebido o atleta no elenco tricolor como "ação de marketing", o camisa 12 resolveu se pronunciar.

Falcão beija a taça do Mundial de Futsal  (Foto: AFP)Falcão beija a taça do Mundial de Futsal (Foto: AFP)

Treinador do São Paulo na época, Leão lembrou que Falcão já tinha sido reprovado em outras oportunidades, e o campo não era seu habitat.
- O Falcão já havia sido testado no futebol de campo umas três vezes, né? Na Portuguesa, no Palmeiras e no próprio São Paulo, com o Milton. Enfim, não deu certo em nenhum clube. Ele é o Pelé do salão - disse Leão em entrevista ao canal ESPN.
Segundo o treinador, Falcão chegou ao São Paulo por causa do irmão dele, que teria ido à casa do presidente Marcelo Portugal Gouveia instalar um ar condicionado. A partir de uma conversa informal, surgiu o convite para ele visitar o São Paulo.

- Quando ele chegou (no CT) eu até o cumprimetei. Depois o presidente falou que ia contratar ele por marketing. E eu falei: esse marketing vai dar problema. E deu. Quem fica como o ruim? Quem não escala. Não dá, ele queria dar bicicleta fora da área - explicou Leão.

O jogador do Orlândia não tinha assistido à entrevista na quinta-feira. Na manhã desta sexta-feira, ao entrar em sua página no Twitter, ele ficou ficou surpreso com as inúmeras mensagens dos torcedores repercutindo as declarações do seu ex-treinador. Feliz com o carinho por parte dos fãs, Falcão minimizou o fato de ser chamado de "garoto propaganda" e questinou o trabalho de Leão.
- Não dá para levar em consideração o que ele fala porque ele não tem credibilidade nenhuma no esporte. Quando eu estive no São Paulo, sempre cumpri meus horários, participei dos treinamentos e tratei todos com respeito. Fiz a estreia com três dias de treinos e ficou claro que era questão de tempo, de ritmo de jogo, de adaptação. Só que ele não conversava com ninguém, com nenhum jogador. Essa declaração dele é uma forma de defesa, afinal, ele foi o responsável por frustrar muitos torcedores que gostariam de me ver no campo - afirmou Falcão, que lembrou de outros casos envolvento o técnico Leão.

Quando a imprensa quer, quando a torcida quer, aí que ele não coloca"
Falcão

- Ele fez isso com o Jadson e com o Osvaldo no São Paulo. Quando chegou no Corinthians, tirou a faixa de capitão do Tevez, teve o Taffarel no Inter, o Iarley no Goiás, o próprio Luisão comigo no São Paulo. O histórico dele é grande. Quando a imprensa quer, quando a torcida quer, aí que ele não coloca - declarou Falcão.

Segundo o craque das quadras, deixar o gramado não tirou seu sono. Heptacampeão com a seleção brasileira em 2012, Falcão foi eleito novamente o melhor jogador do mundo pela Futsal Planet, e conquistou sua oitava Liga Nacional defendendo o Orlândia, onde mora atualmente com a mulher e os dois filhos.

- Eu tinha um contrato na mesa de três anos com o São Paulo, mas decidi voltar às quadras. Foi uma frustração para todo mundo e, obviamente, o Leão sempre vai tirar o dele da reta. Ele não vai assumir a bronca, ainda mais com o ego que ele tem - disse. Nesta sexta-feira, Falcão estará em quadra pela Liga Paulista. O Orlândia enfrenta o Guarulhos, na Grande São Paulo.

Falcão Orlândia x AABB Superliga de Futsal (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)Falcão entra em quadra nesta sexta-feira contra o Guarulhos (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)

Seleção brasileira
No próximo domingo, Falcão voltará a vestir a camisa da seleção brasileira. Quatro meses após a conquista do Mundial, o camisa 12 afirma estar ansioso pelo seu reencontro com a torcida no Brasil. O jogador foi convocado para disputar o Circuito Sul-Americano entre os dias 22 e 24 de março, contra as equipes do Paraguai, Venezuela e Colômbia, em Uberlândia.

- Esse reencontro tem um sabor especial porque é a minha primeira convocação após o título mundial. Tem um sabor especial porque é um momento de alívio na seleção, de curtir o momento, sentir o carinho do público que nos acompanhou de longe - disse Falcão.

Volta aos gramados
Apesar de afirmar que o futebol não faz parte dos seus planos, o craque do futsal estuda a possibilidade de defender o Botafogo-SP em 2014. A convite do amigo e goleiro Doni, o ala da seleção brasileira sinalizou positivamente para 'um ou dois jogos' com a camisa do time de Ribeirão Preto.

- Ainda é cedo para confirmar, mas é uma possibilidade. O Doni é um grande amigo e pode ser que dê certo. Se acontecer, vai ser com muito prazer. Embora eu jogue essas peladas de fim de ano, a bola é a mesma, os jogadores são profissionais, o jeito de bater na bola é o mesmo. Quem sabe, no ano que vem, eu faça um ou dois jogos pelo Botafogo - afirmou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/noticia/2013/03/falcao-detona-declaracoes-de-leao-ele-nao-tem-credibilidade-nenhuma.html

Nenhum comentário: