segunda-feira, 18 de março de 2013

Pacotão da F-1: ‘Homem de Gelo’ brilha, e Ferrari põe Massa numa fria


Raikkonen acerta na tática, joga balde de água fria nos rivais e vence GP da Austrália; Felipe é prejudicado por estratégia e perde chance de pódio

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália


A Fórmula 1 está de volta, e com ela uma receita bem conhecida dos fãs da categoria: rivalidade entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso, estratégia polêmica da Ferrari com Felipe Massa, barbeiragem de Pastor Maldonado, celebridades passeando pelo paddock. Todo este cenário, no entanto, foi surpreendido no GP da Austrália por um balde de água fria. Ou melhor, de gelo. Kimi Raikkonen, da Lotus, desbancou os protagonistas do último campeonato e foi o grande vencedor em Melbourne. O “Iceman” largou em sétimo e, com apenas duas paradas nos boxes, pegou de surpresa os rivais, que fizeram três. Alonso e Vettel completaram o pódio, que poderia até ter a presença do brasileiro Felipe Massa, não fosse uma questionável opção na segunda rodada de pit stops.

Kimi Raikkonen  formula 1 (Foto: AFP)Rei de Melbourne: Kimi Raikkonen fez bonito e saiu com a vitória no GP da Austrália (Foto: AFP)

A corrida marcou também uma boa estreia de Lewis Hamilton pela Mercedes. Logo de cara o britânico mostrou serviço em sua nova casa. Andou sempre entre os primeiros e terminou em quinto. Apesar de não ter disputado diretamente a vitória, o campeão mundial de 2008 não deve estar arrependido de ter deixado a McLaren. A tradicional escuderia inglesa foi a grande decepção do dia, andando no pelotão intermediário.

Confira os destaques positivos e negativos da prova no circuito de Albert Park:
Raikkonen fez sua segunda parada nos boxes na 34ª das 58 voltas. Depois de assumir a liderança ao passar Adrian Sutil, a dúvida era se o “Homem de Gelo” conseguiria administrar o desgaste dos pneus até o fim e segurar a vantagem para Alonso. A resposta do folclórico finlandês veio na pista, com a melhor marca da prova na antepenúltima volta, e também fora dela: “foi uma das corridas mais fáceis”. Pode tirar onda, Kimi, vitória e champanhe merecidíssimos.

Massa fazia um fim de semana perfeito. No treino, conseguiu o quarto lugar no grid, à frente de Alonso. Na largada, ganhou duas posições e pulou para segundo. Em seguida, resistiu bravamente às investidas de seu companheiro de equipe e chegou a liderar quando Vettel foi para os boxes. Mas uma polêmica diferença de tática da Ferrari para seus pilotos na segunda rodada de pit stops acabou tirando as chances de vitória e pódio do brasileiro.

Ele havia feito a primeira troca de pneus antes de Alonso. Mas na 20ª volta, a equipe antecipou a segunda parada do espanhol e sugeriu que Massa ficasse mais tempo na pista. O brasileiro concordou e só parou três voltas depois. A estratégia foi um sucesso para Alonso, que ganhou a posição do companheiro e ainda superou Vettel. Se Massa tivesse parado mais cedo, poderia ter voltado na frente dos dois. Mas com a demora, ainda ficou preso atrás de Adrian Sutil, da Force India. A ordem se inverteu na terceira rodada de pit stops e o paulista parou antes, mas já era tarde. Havia perdido muito tempo nas voltas anteriores. No fim da prova, o piloto admitiu que a escolha não foi boa:

- Eu estava em segundo, em um ritmo bom, até mais rápido que o Vettel.  Quando o Alonso resolveu parar antes e os outros também, achamos que era cedo demais. Os pneus gastam demais, no fim poderia ser um problema. Acabamos errando naquele momento e perdendo posições que eram muito importantes. Depois, andando sempre atrás dos outros carros, a chance de ultrapassar era muito difícil e acabamos gastando ainda mais os pneus. Esse foi o problema maior da corrida - reconheceu.

Kimi Raikkonen, Fernando Alonso e Felipe Massa protagonizaram belas largadas em Melbourne. Cada um deles ganhou duas colocações nas primeiras curvas. Posições importantíssimas para seus bons resultados na prova em Albert Park. A dupla da Ferrari “engoliu” Mark Webber e Lewis Hamilton (Mercedes). Kimi também deixou o australiano da RBR para trás, além de passar o alemão Nico Rosberg, da Mercedes.
jenson button formula 1 melbourne (Foto: AFP)Button analisa carro da McLaren durante fim de  seman na Austrália (Foto: AFP)

O primeiro troféu “Roda Presa” do ano vai para a McLaren. O desempenho dos carros da tradicional escuderia inglesa em Melbourne tem deixado todos de cabelo em pé em Woking. Se em 2012 a equipe tinha um dos carros mais velozes, nesta primeira etapa, Jenson Button e Sergio Pérez andaram no pelotão intermediário, atrás da Force India e no ritmo de STR e Sauber. O britânico amargou um discretíssimo nono lugar, e o mexicano foi apenas o 11º.

Menção honrosa para Mark Webber, que protagonizou uma péssima largada diante de sua torcida: despencou de segundo para sétimo em poucas curvas. O australiano revelou ter tido problemas com a telemetria quando alinhou no grid, além de não conseguir usar o Kers durante metade da prova.


Pastor Maldonado nunca escondeu ser pupilo de Hugo Chávez. O aporte financeiro da petrolífera estatal PDVSA foi o principal responsável por sua entrada na F-1. E talvez a partida do líder venezuelano, que morreu no início do mês, e as incertezas quanto ao apoio estatal no futuro tenham tirado a concentração do piloto neste início de ano. No treino classificatório, Maldonado foi eliminado no Q1 e ainda ficou atrás de seu parceiro de equipe, o estreante Valtteri Bottas. Na corrida, foi o único a abandonar por erro próprio: perdeu o controle do carro na curva 1 e acabou na brita. A queda de rendimento da escuderia inglesa também incomoda. O piloto, que chegou até a vencer corrida em 2012, reclama que o carro da Williams deste ano está “indirigível”.
Alessandro del piero e a modelo chelsea Scanlan gp da austrália (Foto: Agência Getty Images)Atualmente jogando no Sidney FC, o atacante italiano Alessandro Del Piero aproveitou para assistir à corrida de Melbourne. O craque posou ao lado da modelo australiana Chelsea Scanlan (Foto: Getty Images)

Os australianos Jack Brabham, tricampeão, e Alan Jones, campeão, são homenageados com bustos no circuito de Melbourne (Foto: Getty Images)Os australianos campeões de F-1, Jack Brabham (1959, 1960 e 1966) e Alan Jones (1980) são homenageados com bustos no circuito de Melbourne (Foto: Getty Images)
 
Kimi Raikkonen Jackie Stewart formula 1 (Foto: Agência AFP)Tricampeão Jackie Stewart parabeniza Raikkonen pela vitória na Austrália (Foto: AFP)

Pilotos e equipes já arrumam as bagagens e partem para Sepang, palco da segunda etapa da temporada no próximo fim de semana. O GP da Malásia será disputado de 22 a 24 de março. A TV Globo transmite ao vivo a corrida, às 5h de domingo, e o treino classificatório, às 5h de sábado (horários de Brasília). O SporTV exibe os treinos livres a partir das 23h de quinta-feir

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/03/pacotao-da-f-1-o-banho-gelado-de-kimi-e-outra-lambanca-da-ferrari.html

Nenhum comentário: