domingo, 10 de fevereiro de 2013

Stand up paddle vira febre e já tem campeão mundial brasileiro

Leco Salazar, filho de um dos maiores nomes do surfe, ganhou
o título em 2012. Modalidade surgiu como esporte no Havaí

Por GLOBOESPORTE.COM Guarujá, SP


O stand up paddle virou febre no Brasil e já tem até campeão mundial brasileiro no esporte, que consiste em remar em pé em uma prancha. Com apenas 24 anos, Leco Salazar é o número um do mundo na modalidade que chegou ao país há pouco mais de quatro anos.

- Consegui esse título agora, no ano de 2012. Sou o atual campeão mundial. Então, eu estou muito feliz. Pratico stand up há uns três anos – conta Leco.

A modalidade surgiu como esporte no Havaí, no início dos anos 2000. Quando não tinha onda, os surfistas remavam em pé e usavam o remo para manter o condicionamento físico. Para quem tem intimidade com o mar desde cedo e é filho de um dos maiores nomes do surfe brasileiro, não foi difícil se destacar na modalidade.

A paixão da família pelo mar veio de Picuruta Salazar, que tem 169 títulos de primeiro lugar pelo Brasil e pelo mundo. Ele já foi dez vezes campeão brasileiro e três vezes vice-campeão mundial de longboard. O currículo contagiou o filho.

Tem dia que eu dou aula para pessoas 70 anos de idade"
Picutura Salazar
 
- Eu acho que foi uma construção, uma sementinha que eu plantei lá atrás, há 50 anos. Agora estou colhendo os frutos: é o título de campeão mundial do Leco, um título inédito para nós, para a família Salazar, que nos honra muito – orgulha-se Picuruta.

Segundo Leco, o stand up paddle ganhou muitos adeptos e virou mania por ser uma prancha fácil de surfar.

- É uma prancha grande, estável, eu acho que qualquer um consegue ficar de pé. Você pode remar onde quiser – disse Leco.

E Picuruta exemplifica a afirmação do filho.
- Tem dia que eu dou aula para pessoas de 70 anos de idade. Quando você traria uma pessoa de 70 anos para surfar? Agora, como é para remar com o mar tranquilo, a pessoa se sente segura e você vê aquela fisionomia da pessoa virar uma criança, tentando realizar o sonho que ela sempre teve.

Criador e criatura
O stand up paddle, como forma de surfar, começou com uma lenda do surfe mundial.
- Na realidade, foi o Laird Hamilton, surfista conhecido internacionalmente, que, para nós do mundo do surfe, é o waterman (o homem das águas)! – explica Picuruta.

Laird ainda foi o primeiro surfista a usar jet skis para pegar ondas gigantes. Ele também foi o criador do hoje famoso tow in. Além disso, há quase 13 anos, ele surfou aquela que é considerada a onda do século: uma massa de água assustadora na praia de Teahuppo, no Taiti, uma das mais perigosas do mundo.

- Ele pegou a onda do século em Teahupoo. Todo mundo viu as imagens chocantes. Eu acho que chocou todo mundo e até hoje eu não vi onda igual – ressalta Leco.

Hoje, na mesma praia onde Lair Hamilton surfou a onda do século, Leco já pratica stand up.

- Já fui para lá eu com meu pai, pegamos altas ondas. Eu acho que foi uma sensação única. São ondas que estão guardadas para o resto da vida. E vou voltar lá mais vezes.

Família Salazar coloca até o cachorro 'Parafina' no surf (Foto: Rafael Freitas / TV Globo)Família Salazar coloca até o cachorro 'Parafina' no surf (Foto: Rafael Freitas / TV Globo)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetalar/noticia/2013/02/stand-paddle-vira-febre-e-ja-tem-campeao-mundial-brasileiro.html

Nenhum comentário: