domingo, 10 de fevereiro de 2013

Condenado por integrar máfia de apostas: 'Destruí tudo que construí'

Joelson José Inácio fala sobre sua participação na manipulação de
resultados na Itália e diz não estar surpreso com o escândalo da Europa

Por GLOBOESPORTE.COM Bérgamo, Itália
 
Réu confesso, suspenso e sem poder pisar profissionalmente nos gramados até 2015. Essa é a vida de Joelson José Inácio, paulista de 29 anos, desde 2012. A rede de corrupção desmantelada pela Europol na última semana não chegou a ser novidade para o brasileiro. Do envolvimento com a manipulação de resultados, além da prisão domiciliar decretada, sobrou apenas o arrependimento.

- Eu destruí tudo o que eu construí. Me arrependo demais. Por culpa minha, eu mudei a vida das pessoas que eu mais amo, que são meus filhos e minha mulher. Uma das coisas mais feias é você errar e outras pessoas pagarem. Por isso que ainda é difícil aceitar o meu erro.

Pouco tempo antes da disputa da última Eurocopa, ano passado, na Polônia e Ucrânia, 19 pessoas foram detidas acusadas de participar da manipulação de jogos da Série B italiana. A polícia chegou a entrar na concentração da Azzurra para interrogar jogadores. Joelson fazia parte do esquema.

- Funcionava assim: eles ficam no mesmo hotel que os jogadores, a gente chegava no quarto deles, eles davam o dinheiro e a gente não falava nada. Já sabíamos o resultado – disse.


José Joelson Inácio (Foto: Divulgação)Joelson quando jogava pelo Atalanta na Itália.
(Foto: Divulgação)
 
Em 2010, Joelson defendia o Grosseto, time da segunda divisão do Campeonato Italiano. Na época, o brasileiro ofereceu 30 mil euros para o goleiro Da Costa, do Ancona, para que favorecesse o resultado de uma partida. O goleiro se negou a participar do esquema.

- O Da Costa foi uma pessoa excelente... ele falou não. Ele falou que era quase mais do que ele ganhava num ano – lembrou.

Numa nova missão, Joelson recebeu 22 mil euros para facilitar uma vitória do Reggina por um placar de 2 a 0 contra o Grosseto. Porém, apesar do acerto, Joelson marcou na partida e quebrou o trato. De acordo com o brasileiro, o dinheiro foi devolvido após o jogo.
- Eles, acredito eu, apostam não sei quantos milhões porque é um resultado de certeza. Para eles eu atrapalhei o resultado – lembrou.

Sobre as acusações recentes levantadas pela Europol, a Fifa se mostrou solidária às investigações e reconheceu que a manipulação de resultados no esporte é um problema global. Para Joelson, nada do que veio à tona é novidade.

- Não me surpreende porque na Itália nos últimos dois anos aconteceram muitos casos. Estão indo ao fundo nessa situação e não surpreende porque fiz parte de uma situação dessas. Muitos clubes estão passando por isso e muitos ainda vão passar, eu acredito - concluiu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2013/02/condenado-por-integrar-mafia-de-apostas-destrui-tudo-que-construi.html

Nenhum comentário: