domingo, 10 de fevereiro de 2013

Nigéria e Burkina Faso decidem última vaga da Copa das Confederações

Palco da final da Copa do Mundo de 2010, Soccer City recebe a decisão do título da Copa Africana de Nações que vale lugar no torneio do Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Joanesburgo, África do Sul
 
No dia 1º de dezembro de 2012, a Fifa sorteou a tabela da Copa das Confederações com um espaço em branco: o representante da África, que entrará no Grupo B ao lado de Espanha, Uruguai e Taiti. Essa vaga será preenchida neste domingo. Nigéria e Burkina Faso decidem o título da Copa Africana de Nações no estádio Soccer City, em Joanesburgo (África do Sul), às 16h30m (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.

As duas seleções já se enfrentaram na competição: 1 a 1 pela primeira rodada do Grupo C. Nigéria e Burkina Faso se classificaram com cinco pontos na primeira fase e estão invictas. Para chegar à final, as Super Águias nigerianas eliminaram a favorita Costa do Marfim por 2 a 1 nas quartas de final e depois golearam Mali por 4 a 1. Já os "Garanhões" (há dois cavalos no escudo de Burkina Faso) passaram por Togo (1 a 0) e Gana (3 a 2 nos pênaltis, após 1 a 1).

A Copa das Confederações será disputada entre 15 e 30 de junho em seis sedes no Brasil: Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Brasília. A seleção africana estreia no dia 17, contra o Taiti, no Mineirão. Depois, pega o Uruguai na Fonte Nova (dia 20) e a Espanha no Castelão (dia 23).

Jonathan Pitroipa comemora gol do Burkina Faso contra Togo Copa das Nações (Foto: AFP)Burkina Faso tenta ser a zebra e repetir a façanha de Zâmbia na última Copa Africana (Foto: AFP)
 
A final da Copa Africana de Nações será disputada no Soccer City, estádio que em 11 de julho de 2010 recebeu a decisão da Copa do Mundo, em Joanesburgo, entre Espanha e Holanda: 1 a 0 para a Fúria, gol de Iniesta na prorrogação. O público presente foi de 84.490 pessoas.
Herói de Burkina Faso tem expulsão anulada e poderá jogar

O atacante Jonathan Pitroipa, expulso injustamente na semifinal contra Gana, teve sua suspensão revogada pela CAF (Confederação Africana) e poderá defender Burkina Faso contra a Nigéria. O atleta recebeu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho nos minutos finais do segundo tempo da prorrogação, justamente num lance em que sofreu a penalidade, interpretada como simulação pelo árbitro tunisiano Slim Jdidi.

Até o início desta competição, os Garanhões nunca haviam vencido uma partida da Copa Africana fora de casa. A melhor campanha de Burkina Faso havia sido em 1998, quando foi sede do torneio e chegou à semifinal, ficando com o quarto lugar. Agora, o time tenta repetir a façanha de Zâmbia, que conquistou a última Copa Africana de Nações surpreendentemente.

Emenike nigeria x costa do marfim (Foto: AFP)Nigéria eliminou a favorita Costa do Marfim para
chegar à final na África do Sul (Foto: AFP)
 
- É muito importante dar confiança aos jogadores e acreditar no que eles estão fazendo. É sempre vital lembrá-los também dos homens comuns nas ruas de Burkina Faso. Muitos são muito pobres e não têm muito a olhar além do futebol. Quando seu país está jogando bem, seus problemas ficam menos importantes - disse o técnico Paul Put.

Favorita ao título, a Nigéria tenta voltar a conquistar a taça que já teve nas mãos duas vezes: em 1980, em casa, e 1994, na Tunísia, com uma geração que depois foi até as oitavas de final da Copa do Mundo nos Estados Unidos.

- O time de 1994 era inacreditável. Nós éramos irmãos, havia um espírito ótimo na equipe. Agora, temos talentos, mas precisamos de uma mentalidade forte e personalidade - afirmou o treinador Stephen Keshi, que foi defensor das Super Águias na campanha vitoriosa do bi.

A seleção nigeriana conta com 15 atletas que atuam no futebol europeu, mas as maiores cobranças estão sobre John Obi Mikel e Victor Moses, dupla que atua no Chelsea. Moses e Emmanuel Emenike, do Spartak de Moscou, disputam uma vaga de titular no ataque, mas o técnico só confirmará a escalação momentos antes da partida, já que o atleta do clube russo está com problemas físicos.

- Eu compreendo a apreensão do público em cima dos dois, mas temos que ter mais paciência. Sei que os dois querem jogar a final e o departamento médico está trabalhando contra o relógio - concluiu Keshi.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-africana-de-nacoes/noticia/2013/02/nigeria-e-burkina-faso-decidem-ultima-vaga-da-copa-das-confederacoes.html

Nenhum comentário: