segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Sam Querrey derruba Thiago Alves, e Brasil cai para a repescagem da Davis


Brasileiro sofre virada, e EUA se classificam para pegar a Sérvia na 2ª rodada

Por SporTV.com Jacksonville, EUA

 O panorama parecia irreversível: duas derrotas e, a um passo do adeus, a dupla mais vitoriosa da história pela frente. Bruno Soares e Marcelo Melo, implacáveis, derrubaram os irmãos Bryan. Um gigante de 2,06m se impôs no caminho, mas Thomaz Bellucci, duas vezes, virou sobre John Isner e manteve vivas as esperanças do Brasil na Copa Davis. Cabia a Thiago Alves completar a equação improvável da classificação verde-amarela. O brasileiro teve início animador, salvou dois match points, mas viu o sonho de seguir na elite do tênis mundial ruir pelas mãos de Sam Querrey, 121 posições mais bem colocado no ranking da ATP do que o catarinense. De virada, por 3 sets a 1 (4/6, 6/3, 6/4 e 7/6(3)) o americano fechou o confronto em 3 a 2 para os Estados Unidos, que agora enfrentam a Sérvia na segunda rodada (assista aos melhores momentos).

Em setembro, o Brasil e todos os países derrotados na primeira rodada do Grupo Mundial encaram os vencedores dos Grupos Zonais na repescagem da Davis. Os oito vencedores deste playoff retornarão à elite no ano seguinte.

- É difícil falar agora. Para mim era um sonho voltar para a Davis depois de tanto tempo. Passei por muitos problemas antes de estar aqui. Jogar pelo país é completamente diferente. Eu sou quase o 150 (é o 141) do mundo e estava jogando com um cara que é o 20º e estava na quadra onde ele é favorito. Entrei com tudo. Ninguém acreditava que poderíamos chegar até aqui. Vimos muitas críticas, mas deixamos tudo. Tenho certeza que toda a equipe está com o mesmo sentimento que o meu. Sempre que formos representar nossa nação vai ser assim, com o coração. Obrigado a quem torceu por nós – disse Thiago, muito emocionado, em entrevista ao SporTV.

Thiago Alves na Copa Davis de tênis pelo Brasil (Foto: Reuters)Thiago Alves se esforça, mas sofre a virada pelas mãos de Sam Querrey (Foto: Reuters)

Thiago sai na frente, mas Sam Querrey vira

Definitiva para as pretensões de Brasil e Estados Unidos, a partida começou agitada. Sam Querrey quebrou o serviço de Thiago Alves ainda no segundo game. O brasileiro, com jogadas agressivas, não se abateu e devolveu a quebra na sequência, empatando o placar em uma devolução bizarra do rival. No nono game, Querrey cometeu dupla falta e deu a brecha. Na segunda tentativa, o catarinense pôs o rival para dançar e abriu a vantagem necessária para fechar o set. Em um erro não forçado do americano, Thiago faturou a primeira parcial: 6/4.

O segundo set seguiu sem quebras até o sexto game. Thiago escapou três vezes, mas cedeu o serviço para o americano em um erro não forçado. No oitavo game, Querrey precisou de cinco oportunidades para quebrar novamente o saque do brasileiro. Na sequência, empatou a partida com 6/3 no placar.

Sam Querrey no tênis contra Thiago Alves na Copa Davis  (Foto: EFE)Sam Querrey levanta a torcida e vence sua segunda partida no duelo com o Brasil pela Davis (Foto: EFE)


A terceira parcial também começou melhor para o tenista da casa. No terceiro game, Thiago salvou uma vez, mas sucumbiu no segundo-break point do rival, que abriu 3 a 1 em seguida. O brasileiro teve duas chances de reduzir a desvantagem no placar, mas só a aproveitou no oitavo game, empatando o jogo em 4 a 4. A alegria, porém, durou pouquíssimo. Na sequência, Querrey devolveu a quebra e sacou para fechar a parcial em 6/4.
Thiago luta, mas cai no tie-break

Com trocas de bola mais longas que as anteriores, o quarto set levantou a torcida local. A primeira grande explosão de gritos das arquibancadas veio no quinto game. Thiago desperdiçou o game point e, com uma devolução para fora, deu a quebra para Querrey (3/2). No banco, o brasileiro queixou-se de dores no glúteo e recebeu atendimento fisioterápico. De volta à quadra, cada tenista confirmou seus serviços seguintes até o americano sacar para o jogo. Frio e preciso, Thiago salvou dois match points e finalmente devolveu a quebra, igualando o placar. O catarinense levou o jogo para o tie-break mas, com um erro não forçado, tombou diante do americano: 7/6(3).

Confira todos os resultados do Grupo Mundial (classificados em negrito):
França 5 x 0 Israel
EUA 3 x 2 Brasil
Suíça 2 x 3 Rep. Tcheca
Argentina 5 x 0 Alemanha
Cazaquistão 3 x 1 Áustria (o quinto jogo não foi disputado)
Itália 3 x 2 Croácia
Bélgica 2 x 3 Sérvia
Canadá 3 x 2 Espanha


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2013/02/sam-querrey-derruba-thiago-alves-e-brasil-cai-para-repescagem-da-davis.html

Nenhum comentário: