quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

QUE BONITO É!!!! RECORDAR é VIVER

O FUTEBOL APRESENTADO ATUALMENTE PELO BARCELONA LEMBRA EM MUITO  O  BOTAFOHO
DA ERA DE GARRINCHA, DIDI,  NILTON SANTOS  & CIA


Quantas saudades tive neste domingo, 18 de Dezembro de 2011, ao assistir a aula de Futebol dada pelo Barcelona de Pepe Guardiola, no Santos de Muricy Ramalho. Puchei pela memoria,  e me lembrei das muitas decisões que presenciei no Maracanã do meu Botafogo de 1957 contra o Fluminense na goleada de 6X2, com 5 goals de Paulinho Valentim e 1 do nosso Mané Garrincha que entortava seus marcadores..


Posteriormente  me recordei da era de 1960, em que conquistamos 4 Campeonatos cariocas. Os Bi campeonatos de 1961/62 e 1967/68.

 Nestes primeiros anos da decáda é que foi inventado o "OLÉ", comandado pelo mestre Didi, coadjuvado  por Nilton Santos  o maior lateral esquerdo do mundo de todos os tempos, cognominado a  "Enciclopédia do Futebol",  e o inesquecivel Mané Garrincha que dispensa qualquer adjetivo por ter sido em minha opinião o maior responsavel pela conquista do Bi-Campeonato do Mundo do Brasil em 1962 no Chile. e tamém pelos títulos do"FOGÃO" O "!OLE" só foi inventado porque aqueles times do Botafogo alem dos jogadors citados tinha outros credenciados para formar uma verdadeira Orquestra, tal qual o BARELONA  da atualidade.


 Minhas recordações se voltaram para outros times do meu
Botafogo, tais como os de 1938. qiando eu tinha 10 amos. não me esquecendo daquele esquadrão de Aimoré, Nariz e Grambel:  Zezé Procopio, Martin e Canali: Chemp, Paschoal, Carvalho Leite, Peracio e Patesko. Que timaço!!! Eu vi este time ganhar do Atletico Mineiro , em Belo Horizonte logo apóz a Copa do Mundo de  1938 em pleno Estádio de Loudes
deste famoso Atletico Mineiro que tinha Guará o crak mais badalado pela imprensa mineira da época.

Por fim me lembrei também das conquistas dos Cariocas de 1948 em Cima do Vasco, daquele do Dimba também em cima do Vasco, e o de 1989, com Gol 
de Mauricio em cima do Flamengo, jogador este que tive o privilégio de assistir ao seu lado, vários jogos este ano do nosso "Fogão" no Camarote da Torcida "Sou Botafogo" no Estádio Engenhão!!!


Não me equeci da conqusta do mais recente Título Carioca em cima do Flamengo, mas deixo aqui minhas afirmativas , que os últimos títulos perdidos contra este mesmo Flamengo foram devidos a essa midia que comanda o Futebol Brasileiro do momento!!!


Parabéns ao BARCELONA que com 9 jogadores da base me proporcionou esta alegria, demonstrando o quanto é importante a formação de Jogadoers.


Que bom que o atual presidente do meu BOTAFOGO tem este  pensamento e tem como meta a construção de centros para a criação de novos talentos











2 comentários:

Luiza disse...

Querido Pai!!! Adorei o seu comentário. É muito bom conhecer as histórias do nosso Fogão.
Beijão pra você!!!

Anônimo disse...

Que bom que vc gostou, querida filha ... bjos