segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Europol desmantela rede internacional de corrupção no futebol


Até o momento, 50 pessoas foram presas. Investigações acontecem em 30 países. Jogos da Champions e das eliminatórias podem ter sido manipulados

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Europol (organização da Polícia Europeia) informou, na manhã desta segunda-feira, que desmantelou uma rede internacional de corrupção no futebol, que envolveu investigações em 30 países e resultou na prisão de 50 pessoas.

De acordo com o diretor da Europol, Rob Wainwright, 425 pessoas, entre jogadores, árbitros e dirigentes, estão entre os envolvidos no esquema. Além disso, segundo Wainwright, houve prática ilegal em pelo menos 380 jogos profissionais na Europa, e outros 300 na Ásia, América do Sul e América Central. Entre as partidas suspeitas, estão dois jogos da Liga dos Campeões (um disputado na Inglaterra), confrontos das eliminatórias da Copa do Mundo, das eliminatórias da Eurocopa e "muitos grandes jogos das ligas europeias". A Europol ainda não divulgou os nomes de envolvidos e nem as partidas que teriam sido manipuladas, uma vez que o processo judicial está em curso.


Rob Wainwright diretor da europol (Foto: Agência AFP)Diretor da Europol, Rob Wainwright, em coletiva de imprensa nesta segunda (Foto: Agência AFP)

- É um grande problema para a integridade do futebol europeu - disse Rob Wainwright, em entrevista coletiva reproduzida pela emissora inglesa BBC.
Ainda de acordo com a Europol, a combinação de resultados gerou lucros de pelo menos 6,9 milhões de Libras (aproximadamente R$ 21,6 milhões) - somente em apostas na Alemanha - e houve pagamentos ilícitos de pelo menos 1,73 milhões de Libras (cerca de R$ 5,4 milhões) para os envolvidos.
Entre os países envolvidos na investigação estão  Alemanha, Áustria, Eslovênia, Grã-Bretanha, Hungria, Holanda e Turquia. Wainwright também informou que a Europol emitiu 28 mandados internacionais de prisão, além das 50 pessoas que já foram presas. A investigação durou cerca

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/02/europol-desmantela-esquema-internacional-de-corrupcao-no-futebol.html

Nenhum comentário: