quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Real perde para o Celta, mas CR7 diminui 'prejuízo' dos merengues


Time de Vigo quebra jejum de 11 anos, mas atacante português marca no
fim e equipe madrilenha precisa de triunfo simples para avançar às quartas

Por GLOBOESPORTE.COM Vigo, Espanha

Sonolento e desinteressado, o Real Madrid acabou derrotado pelo Celta de Vigo nesta quarta-feira, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Rei. Mesmo com seus principais nomes em campo, o time merengue teve uma atuação muito abaixo do esperado e foi batido por 2 a 1, no estádio Balaídos. Os gols da vitória dos donos da casa foram marcados pelos atacantes Bermejo e Bustos, e Cristiano Ronaldo diminuiu no fim para os madrilhenhos.

O resultado, que significou a primeira vitória do Celta em casa sobre o Real nos últimos 11 anos, aumenta a pressão sobre o técnico José Mourinho. O time merengue vai mal no Campeonato Espanhol – está a 11 pontos do líder Barcelona – e tem grandes chances de encarar uma pedreira nas oitavas de final da Liga dos Campeões, já que se classificou em segundo lugar em sua chave e enfrentará algum campeão de grupo – Bayern de Munique, Juventus, Paris Saint-Germain e Manchester United estão entre os possíveis adversários.

Agora, para seguir viva na Copa do Rei, a equipe merengue precisará vencer o Celta no Santiago Bernabéu, no dia 9 de janeiro, por dois gols de diferença. Um triunfo por 1 a 0 é suficiente para assegurar a classificação, embora uma vitória por um gol de diferença com placar a partir de 3 a 2 dê a vaga para os rivais.

Cristiano Ronaldo, Celta e Real Madrid (Foto: Agência AFP)Gol de Cristiano Ronaldo melhorou a situação do Real na eliminatória (Foto: Agência AFP)
Celta assusta nos contra-ataques

Tentando solucionar a eliminatória de uma vez, Mourinho mandou a campo todo o seu poderio ofensivo. Benzema comandava o ataque, e Cristiano Ronaldo, Modric e Di Maria completavam o setor. Só na defesa houve mudanças: Varane e Arbeloa foram improvisados nas laterais direita e esquerda, respectivamente, enquanto Ricardo Carvalho fez dupla de zaga com Pepe. O brasileiro Kaká entrou no segundo tempo, mas pouco acrescentou.

Apesar da força ofensiva, o Real criou muito pouco. Ciente da diferença técnica, o Celta, mesmo jogando em casa, ficou na defesa e resolveu apostar nos contra-ataques. Diante da pouca inspiração rival, foi bem-sucedido. As melhores chances na primeira etapa foram dos donos da casa.

A principal arma do Celta foi Iago Aspas. O camisa 10 era o homem procurado pelos companheiros nas transições. Primeiro, aos 15 minutos, ele cruzou da esquerda, mas o sul-coreano Park pegou mal na bola e mandou para fora. Aos 39, em jogada parecida, desta vez, pela direta, o asiático recebeu o passe de Aspas, mas chutou fraco e foi travado por Pepe.

Bormejo comemora gol do Celta contra o Real Madrid (Foto: Agência Reuters)Bermejo festeja gol do Celta (Foto: Agência Reuters)

CR7 diminui o prejuízo
Na segunda etapa, o panorama não mudou muito. A diferença foi que o Celta, enfim, acertou o pé. Aos dez minutos, Krohn-Dehli fez bela jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. A zaga do Real parou, e Bermejo surgiu no segundo pau, livre, para chutar cruzado, sem chances para Adán: 1 a 0.

Só então o Real acordou. Kaká entrou no lugar de Essien aos 19, mas pouco pôde fazer. Sem muito espaço no time e precisando convencer José Mourinho, o brasileiro entrou motivado, mas parecia jogar numa velocidade diferente daquela dos companheiros. Ainda tentou alguns passes, sem muito resultado.

Na base da pressão, os merengues ainda criaram duas boas chances. Primeiro, aos 24, a zaga do Celta rebateu mal um cruzamento de Xabi Alonso, e Modric, livre na pequena área, chutou fraco, para boa defesa de Sergio. Logo em seguida, Cristiano Ronaldo apelou para sua jogada característica: na ponta esquerda, cortou para dentro e soltou uma bomba, mas não superou o arqueiro.

No fim, o Real sofreu mais um golpe. Cristian Bustos, aos 32, acertou belíssimo chute de fora da área, no ângulo esquerdo de Adán, e ampliou a vantagem para o Celta. As coisas poderiam ser piores não fosse Cristiano Ronaldo. Aos 41, o português recebeu ótimo passe de Xabi Alonso e, de frente para Sergio, diminuiu o placar, melhorando as chances de classificação do Real.

Cristian Bustos comemora gol do Celta contra o Real Madrid (Foto: Agência Reuters)Bustos marcou um golaço para o Celta de Vigo (Foto: Agência Reuters)

Nenhum comentário: