quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Messi em dobro: craque aumenta marca e deixa Barça em vantagem


Craque argentino novamente decide em vitória do Barcelona, desta vez
sobre Córdoba, pelas oitavas de final da Copa do Rei. Volta será em janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Córdoba, Espanha

O próximo grande artilheiro que surgir no futebol terá dificuldade em superar Lionel Messi quando o assunto é gols num só ano. Nesta quarta-feira, o craque argentino ampliou a sua marca já conquistada no último domingo e foi novamente decisivo na vitória sobre o Córdoba, da Segunda Divisão, por 2 a 0, no Estádio Nuevo Arcángel, fora de casa, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Rei.

Os dois gols marcados o fizeram alcançar os 88 em 67 jogos em 2012. No último domingo, o camisa 10 consagrou-se mundialmente ao superar o alemão Gerd Müller, que havia anotado 85 vezes com a camisa de Bayern de Munique e da seleção da Alemanha em 1972. A diferença é que Messi ainda entrará em campo mais duas vezes no ano: domingo, contra o Atlético de Madri, e no sábado dia 22, ambas pelo Campeonato Espanhol.

Messi, Cordoba e Barcelona (Foto: Agência Reuters)Com os dois sobre o Córdoba, Messi ampliou o recorde para 88 gols em 2012 (Foto: Agência Reuters)

O resultado deixa a equipe de Tito Vilanova com boa vantagem para decidir a vaga em casa - o duelo de volta no Camp Nou está marcado para o dia 9 de janeiro de 2013 apenas. Qualquer derrota por um gol de diferença classificará os catalães para as quartas de final, quando possivelmente irá enfrentar o Málaga ou o Eibar, da Terceirona, que eliminou o Athletic Bilbao também nesta quarta.

Mais dois na conta
Não era exatamente um time titularíssimo, mas quase isso. Sem Andrés Iniesta e Victor Valdés, poupados, o Barcelona encontrou dificuldades quando possivelmente não esperava. O Estádio Nuevo Arcángel transformou-se em caldeirão diante do líder absoluto do Campeonato Espanhol, mas o resultado, ao menos parcial, foi o mesmo de sempre.

Susto? O Barça levou. Dois deles com menos de dez minutos. Aos cinco, Pinto saiu jogando errado (como costuma aprontar às vezes) e a bola sobrou para Pedro, que chutou de longe e obrigou o goleiro a fazer boa defesa. No lance seguinte, Dubarbier ganhou de Dani Alves e cruzou para a área. Novamente Pedro apareceu concluindo de canhota, mas a bola saiu.


Barcelona comemoração (Foto: AP)Jogadores do Barcelona comemoram mais um gol de Lionel Messi (Foto: AP)

Na primeira grande chance do Barcelona saiu o gol. Foi aos 10, numa tabelinha entre Messi e David Villa. Após abrir na esquerda, o argentino apareceu completamente livre no meio para completar - a bola ainda bateu no travessão antes de entrar pela 87ª vez em 2012. O Córdoba teve a oportunidade de igualar na sequência, mas Rennella completou para o fundo das redes impedido, aos 15.

O ímpeto ofensivo dos donos da casa diminuiu consideravelmente na etapa final. Com contra-ataques perigosos, David Villa e Pedro Rodríguez desperdiçaram chances importantes para ampliar nos primeiros minutos. Até mesmo Lionel Messi, aos 24, perdeu cara a cara com o goleiro Saizar.

Mas como é muito raro vê-lo em uma tarde ruim... O atual melhor jogador do mundo estava lá para ampliar o seu recorde. Aos 28, após rápida troca de passes, Sánchez recebeu na direita e cruzou rasteiro para Messi, que optou pelo chute cruzado, alcançando o sétimo "doblete" (dois gols num jogo) consecutivo quando começou como titular.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2012/12/messi-em-dobro-craque-aumenta-marca-e-deixa-barca-em-vantagem.html

Nenhum comentário: