Esquema montado para duelo entre Palmeiras e Fluminense será o mesmo de clássicos no Paulistão. Principal preocupação é com a segurança
Estádio Prudentão, em Presidente Prudente
(Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)
(Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)
Uma reunião entre representantes da Polícia Militar, Prefeitura de Presidente Prudente, bombeiros, Polícia Civil e Palmeiras será realizada na manhã desta terça-feira para acertar os últimos detalhes do planejamento. A grande preocupação está bem definida: segurança. A combinação de uma derrota alviverde somada a vitórias de Bahia e Portuguesa decreta o rebaixamento do Verdão - e a integridade física de jogadores e dirigentes corre risco.
A polícia prepara esquema de segurança semelhante ao dos dois clássicos disputados pelo Verdão em Presidente Prudente neste ano: vitória por 2 a 1 sobre o Santos e empate em 3 a 3 com o São Paulo. Nos dois casos, cerca de 500 policiais cuidaram da segurança, e o efetivo deve ser mantido. As torcidas de Palmeiras e Fluminense não têm histórico de rivalidade, e o alambrado do Prudentão, teoricamente, impediria invasões de campo para as duas situações: comemoração de título e protestos contra o descenso.
veja também
– Vamos seguir o mesmo padrão aplicado nos jogos grandes, clássicos.
Trataremos como um jogo importante, embora não tenha torcidas rivais.
Vamos nos preparar para que essa possibilidade não ocorra (invasão de
campo), para que prevaleça o bom senso. Mas estamos prontos para todas
as situações – disse a capitão Silvia, responsável pelo policiamento.Em agosto do ano passado, dois torcedores do Verdão foram baleados pouco antes do clássico contra o Corinthians, disputado no Prudentão. Desde então, a polícia alterou o esquema de segurança para partidas importantes na cidade. Tapumes de 2,30m de altura têm sido instalados no entorno do estádio e vigiados durante toda a partida, impedindo contato entre as torcidas. Os visitantes serão escoltados desde a entrada de Presidente Prudente.
Torcida do Palmeiras em confronto com a Polícia Militar, em 2011 (Foto: Alex Silva/Agência Estado)
O estado do gramado é uma incógnita, mas os funcionários do Prudentão prometem esforço para deixar tudo em ordem até domingo. A expectativa era que o confronto do Palmeiras contra o Botafogo, no último domingo, já fosse disputado em Prudente, mas a decisão da diretoria alviverde de mantê-lo em Araraquara frustrou a cidade. Marquinhos, funcionário do Palmeiras encarregado do gramado da Academia de Futebol, chegou a dar dicas de preparação para o campo e deve fazer nova visita a Prudente na quinta-feira.
Gramado do Prudentão, em foto de 2011
(Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)
(Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)
- Era para o Palmeiras ter feito esse último jogo aqui. O Marquinhos fez uma visita e pediu para adubarmos o campo e darmos dois cortes na grama. Depois, passar um rolo de chapa para acertar o gramado. Adubamos e cortamos, mas como o presidente disse que não iriam mais jogar aqui, não passamos o rolo. Vou passar entre a noite de segunda e manhã de terça. A grama foi cortada nesta segunda, está boa. Quando passar a chapa, fica 100% - garantiu Francisco.
Gol de placa
Caso o Fluminense confirme o título, o Prudentão receberá o segundo grande momento do esporte nacional desde sua inauguração, em 1982. O primeiro gol de Ronaldo com a camisa do Corinthians, em clássico contra o Palmeiras no dia 8 de março de 2009, foi marcado na cidade e eternizado em placa fixada no Estádio Eduardo José Farah – nome oficial do estádio.
Na ocasião, o Verdão vencia por 1 a 0 até os 47 do segundo tempo, quando Ronaldo completou de cabeça para a rede após cobrança de escanteio. Na comemoração, o camisa 9 se pendurou e chegou a derrubar o alambrado do estádio em frente à torcida alvinegra. Em outro clássico entre Palmeiras e Corinthians, em julho do mesmo ano, pelo Brasileirão, Obina marcou os três gols da goleada por 3 a 0 sobre o arquirrival.
Nenhum comentário:
Postar um comentário