terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ferrer supera Del Potro, vence 11ª seguida e sai na frente em Londres


Espanhol se junta a Federer na ponta do Grupo B do Torneio dos Campeões

Por SporTV.com Londres

Imbatível nas últimas duas semanas, David Ferrer estendeu sua ótima fase nesta terça-feira ao estrear com vitória no Torneio dos Campeões da ATP, em Londres. O espanhol número 5 do mundo fez uma partida sólida do começo ao fim, anulou as fortes direitas do argentino Juan Martín del Potro (7 do ranking) e aplicou 6/3, 3/6 e 6/4 no adversário.

David Ferrer tênis Londres ATP Finals (Foto: AP)David Ferrer venceu os últimos dois torneios que disputou no circuito mundial (Foto: AP)

Com a bela atuação, Ferrer agora soma 11 vitórias consecutivas no circuito mundial. Há pouco mais de uma semana, o espanhol de 30 anos levantou o troféu do ATP 500 de Valência, em seu país. No último domingo, sagrou-se campeão do Masters 1.000 de Paris.

A vitória sobre Del Potro também deixou Ferrer junto com Roger Federer (2) na liderança do Grupo B em Londres. Ambos somam uma vitória em um jogo. O suíço, porém, leva a melhor no saldo de sets, já que derrotou o sérvio Janko Tipsarevic (9) em sets diretos: 6/3 e 6/1.

No Torneio dos Campeões, os tenistas jogam contra todos adversários dentro de suas chaves, e os dois melhores avançam às semifinais. No Grupo A, o sérvio Novak Djokovic (1) e o britânico Andy Murray(3) saíram na frente. Na segunda-feira, eles derrotaram, respectivamente, o francês Jo-Wilfried Tsonga (8) e o tcheco Tomas Berdych (6).

Ferrer sai na frente
O jogo começou com predominância de ralis do fundo de quadra. As potentes direitas de Del Potro não conseguiam desequilibrar Ferrer, e o espanhol conseguia fazer prevalecer seu jogo mais paciente. Depois de salvar um break point no terceiro game, o número 5 do mundo teve uma chance de quebra logo depois. Del Potro tentou subir à rede, mas Ferrer fez uma ótima direita na paralela, e o argentino não conseguiu acertar o voleio.

Com 3/1 no placar, o espanhol ganhou confiança e, sem perder um ponto, fez 4/1 na sequência. Delpo ainda salvou um break point no sexto game e manteve vivas suas chances, mas Ferrer não abriu a porta para uma virada do argentino. Dominando seus games de saque, o espanhol confirmou até fazer 6/3, em 40 minutos.

O segundo set também parecia animador para Ferrer, que teve quatro break points logo no terceiro game. O número 5 do mundo, contudo, não conseguiu converter. Em seguida, o espanhol também desperdiçou um game point, e Del Potro aproveitou o raro momento instável do rival. Graças a dois erros não forçados de Ferrer, o argentino chegou à quebra e abriu 3/1.

A vantagem deixou o sul-americano mais à vontade em quadra, e Delpo confirmou o serviço sem sustos até o nono game. Ferrer ainda teve mais uma chance de quebra,mas o argentino escapou e fechou a parcial em 6/3, forçando o terceiro set.

Na parcial decisiva, o número 5 do mundo voltou a fazer sua consistência prevalecer. Errando menos e atacando com precisão, chegou a três chances de quebra no segundo game. Delpo salvou-se das duas primeiras, mas Ferrer fez uma passada perfeita e venceu no saque do rival. O argentino, então, decidiu acelerar o jogo. Sem conseguir deixar o rival em posição desconfortável, Del Potro passou a bater ainda mais forte na bola. A "violência" deu certo, e o argentino devolveu a quebra no sétimo game. Pouco depois, o placar mostrava 4/4.

Nos momentos finais, contudo, foi Ferrer quem brilhou. Com Delpo pressionado, sacando em 4/5, o espanhol foi perfeito no game e chegou a três match points. Logo no primeiro, o argentino jogou uma direita para fora e deu números finais à partida.
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2012/11/ferrer-supera-del-potro-vence-11-seguida-e-sai-na-frente-em-londres.html

Nenhum comentário: