terça-feira, 6 de novembro de 2012

De volta ao topo, Djokovic bate Tsonga na estreia do ATP Finals


Em sua primeira partida após reassumir a primeira posição do ranking mundial, sérvio atropela adversário francês no segundo set, após início equilibrado

Por SporTV.com Londres

De volta ao topo do ranking mundial, Novak Djokovic apagou a má impressão deixada após a eliminação precoce no Masters 1.000 de Paris e arrancou uma vitória sobre o francês Jo-Wilfried Tsonga em sua estreia no ATP Finals, que reúne em Londres os oito jogadores mais bem posicionados da temporada. Em 1h39m, o sérvio aplicou 7/6(4) e 6/3 no número 8 do mundo e assumiu a liderança do grupo A, formado ainda pelo britânico Andy Murray, próximo adversário de Djokovic, e o tcheco Tomas Berdych, que duelará contra Tsonga na rodada seguinte. Mais cedo, Murray bateu Berdych por 2 sets a 1.

Após a partida, Djoko admitiu que Tsonga teve um desempenho superior no set inicial, mas apontou o controle mental como algo fundamental para que levasse a melhor no tie-break e no restante do duelo.

- Ele jogou melhor no primeiro set, teve várias chances de quebrar o meu serviço e eu não tive nenhuma nos pontos antes do tie-break. Fui forte mentalmente e isso foi importante para sequência da partida. Pude relaxar e fechar o jogo. Foi uma vitória importante para voltar ao estágio que gosto de me sentir mentalmente: otimista e confiante - avaliou o número 1 do mundo.
Nesta terça-feira, acontecem as partidas do Grupo B do ATP Finals: número 2 do mundo, Roger Federer encara o sérvio Janko Tipsarevic, nono, que substituiu Rafael Nadel, lesionado, por volta das 12h (de Brasília). Já no fim do dia, o espanhol David Ferrer (4) joga contra Juan Martin Del Potro (6), da Argentina. Todos os jogadores de cada grupo se enfrentam, e apenas os dois melhores avançam na competição, que marca o final da temporada.

Após primeiro set arrastado, Novak Djokovic resgatou confiança e atropelou rival francês (Foto: Getty Images)Após primeiro set arrastado, Novak Djokovic resgatou confiança e atropelou rival francês (Foto: Getty Images)
Equilíbrio constante

Sem conseguir abrir mais de um game de vantagem sobre Tsonga no primeiro set, Djokovic precisou exercitar a paciência para superar o persistente adversário, vice-campeão em 2011, quando foi derrotado por Roger Federer na final. O atual número 1 do mundo conteve a fúria do rival, encaixou dois aces e evitou três quebras de saque no set inicial, mas não conseguiu conter a gana do francês. Sem permitir que o sérvio abrisse uma larga vantagem, Tsonga se beneficiou do primeiro serviço mais eficaz e chegou a ameaçar uma virada nos momentos finais da parcial. O equilíbrio entre os dois culminou no tie-break, quando Djokovic reencontrou sua postura calculista em quadra e evitou os erros para fechar o primeiro set, após 1h05m.

Jo-Wilfried Tsonga deu trabalho para Djokovic no início, mas não conteve jogo agressivo do rival  (Foto: Getty Images)Tsonga deu trabalho no início, mas não conteve
jogo agressivo do rival (Foto: Getty Images)

A vitória apertada na primeira parcial despertou a confiança de Djokovic em sua primeira partida após o retorno ao topo do tênis mundial, e o sérvio voltou à quadra dura da O2 Arena decidido a colocar um ponto final no confronto. Com pressa, Djoko converteu dois break points e mostrou precisão nos saques, confirmando o primeiro serviço sem dificuldade. Após abrir dois games de vantagem, o número 1 permitiu a aproximação de Tsonga, mas não reeditou a situação dramática do set anterior. Com o jogo em 5/3, Djokovic não teve dúvidas em aproveitar o match point para resolver a parcial em apenas 34 minutos.

Campeão do ATP Finals em 2008, quando o torneio era disputado em Xangai, Djokovic chegou à fase final na edição de 2011 e foi superado pelo conterrâneo Janko Tipsarevic.
Andy Murray é o próximo desafio

Na próxima quarta-feira, o sérvio volta a quadra para enfrentar o britânico Andy Murray, que joga em casa. Com a derrota para o rival na final do US Open deste ano, por 3 sets a 2, como lição, Djokovic espera uma partida cansativa e equilibrada.

- Será um grande desafio. Andy costuma ter sucesso jogando em Londres, com a torcida a favor. Sabemos muito um sobre o outro e espero que seja um grande jogo. Nossos jogos costumam ser longos, com grandes disputas por pontos. Vou tirar esse tempo para descansar.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2012/11/de-volta-ao-topo-djokovic-bate-tsonga-na-estreia-do-atp-finals.html

Nenhum comentário: