Em sua primeira partida após reassumir a primeira posição do ranking mundial, sérvio atropela adversário francês no segundo set, após início equilibrado
Após a partida, Djoko admitiu que Tsonga teve um desempenho superior no set inicial, mas apontou o controle mental como algo fundamental para que levasse a melhor no tie-break e no restante do duelo.
- Ele jogou melhor no primeiro set, teve várias chances de quebrar o meu serviço e eu não tive nenhuma nos pontos antes do tie-break. Fui forte mentalmente e isso foi importante para sequência da partida. Pude relaxar e fechar o jogo. Foi uma vitória importante para voltar ao estágio que gosto de me sentir mentalmente: otimista e confiante - avaliou o número 1 do mundo.
Nesta terça-feira, acontecem as partidas do Grupo B do ATP Finals: número 2 do mundo, Roger Federer encara o sérvio Janko Tipsarevic, nono, que substituiu Rafael Nadel, lesionado, por volta das 12h (de Brasília). Já no fim do dia, o espanhol David Ferrer (4) joga contra Juan Martin Del Potro (6), da Argentina. Todos os jogadores de cada grupo se enfrentam, e apenas os dois melhores avançam na competição, que marca o final da temporada.
Após primeiro set arrastado, Novak Djokovic resgatou confiança e atropelou rival francês (Foto: Getty Images)
Equilíbrio constanteSem conseguir abrir mais de um game de vantagem sobre Tsonga no primeiro set, Djokovic precisou exercitar a paciência para superar o persistente adversário, vice-campeão em 2011, quando foi derrotado por Roger Federer na final. O atual número 1 do mundo conteve a fúria do rival, encaixou dois aces e evitou três quebras de saque no set inicial, mas não conseguiu conter a gana do francês. Sem permitir que o sérvio abrisse uma larga vantagem, Tsonga se beneficiou do primeiro serviço mais eficaz e chegou a ameaçar uma virada nos momentos finais da parcial. O equilíbrio entre os dois culminou no tie-break, quando Djokovic reencontrou sua postura calculista em quadra e evitou os erros para fechar o primeiro set, após 1h05m.
Tsonga deu trabalho no início, mas não conteve
jogo agressivo do rival (Foto: Getty Images)
jogo agressivo do rival (Foto: Getty Images)
Campeão do ATP Finals em 2008, quando o torneio era disputado em Xangai, Djokovic chegou à fase final na edição de 2011 e foi superado pelo conterrâneo Janko Tipsarevic.
Andy Murray é o próximo desafio
Na próxima quarta-feira, o sérvio volta a quadra para enfrentar o britânico Andy Murray, que joga em casa. Com a derrota para o rival na final do US Open deste ano, por 3 sets a 2, como lição, Djokovic espera uma partida cansativa e equilibrada.
- Será um grande desafio. Andy costuma ter sucesso jogando em Londres, com a torcida a favor. Sabemos muito um sobre o outro e espero que seja um grande jogo. Nossos jogos costumam ser longos, com grandes disputas por pontos. Vou tirar esse tempo para descansar.
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2012/11/de-volta-ao-topo-djokovic-bate-tsonga-na-estreia-do-atp-finals.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário