quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Campeãs mundiais enfrentam raios, chuva e calor rumo ao título na praia


Alunas do CEL, Luisa e Paula confirmam o favoritismo e conquistam o título, invictas, nas areias de Cuiabá, pela etapa nacional das Olimpíadas Escolares

Por Ana Carolina Fontes Direto de Cuiabá, MT

Campeãs mundiais sub-15 no ano passado, em Porto Rico, Luisa Domingues e Paula Hoffmann confirmaram o favoritismo na disputa do vôlei de praia das Olimpíadas Escolares. Invictas, as meninas do Centro Educacional da Lagoa (CEL), do Rio de Janeiro, conquistaram o título nas areias da Acrimat, em Cuiabá (MT), perdendo apenas um set em seis jogos. Debaixo de chuva, raios e muito calor, elas desbancaram as potiguares Aline e Larissa, do Expansivo Colégio e Curso, por 2 a 0, com parciais de 21/13 e 21/16, sem dificuldades. No masculino, o CEL subiu, mais uma vez, ao lugar mais alto do pódio, com Matheus e Antônio Carlos, que derrotaram os paranaenses Arthur e Julio, do Colégio Nobel, por 2 sets a 0, com um duplo 21/17. Prejudicados por um erro no processo de inscrições, os cariocas por pouco não disputaram a etapa nacional, de 15 a 17 anos, mas conseguiram as vagas na Justiça, a dois dias do início do torneio.

Luísa e Paula se abraçam após a conquista do ouro no vôlei de praia das Olimpíadas Escolares (Foto: Andre Mourao/AGIF/COB)Luísa e Paula se abraçam após a conquista do ouro no vôlei de praia das OEs (Foto: Andre Mourao/AGIF/COB)

- Ficamos sabendo na sexta-feira à noite que iríamos conseguir competir, ficamos muito felizes e deu tudo certo. A semifinal contra Santa Catarina foi o jogo mais complicado, passei mal em quadra, tive dores na barriga, falta de ar, mas me recuperei e já estou 100%. Agora vou focar em competições nacionais, como o Brasileiro sub-19 e sub-21, para chegar bem preparada para o Mundial - disse Paula, que treina com a seleção brasileira sub-21.

A jovem deu os primeiros passos no esporte aos oito anos, no Tijuca Tênis Clube, onde ficou até o ano passado, quando passou a defender o Fluminense. A companheira Luisa era atleta do Flamengo, mas deixou clube rubro-negro por uma série de divergências e agora analisa propostas de alguns dos principais times cariocas para a próxima temporada.

- Como só posso ser federada em um clube por ano e rompi o contrato com o Flamengo, ficarei sem time até 2013, mas estou analisando algumas propostas - contou Luísa, que começou no esporte quando tinha apenas cinco anos, em uma escolinha de Jacarépaguá, bairro onde mora, na Zona Oeste da capital fluminense.

Luísa e Paula CEL vôlei de praia Olimpíadas Escolares (Foto: Andre Mourao/AGIF/COB)Paula aplica uma manchete, enquanto é observada
pela companheira (Foto: Andre Mourao/AGIF/COB)

No que depender do treinador do CEL e coordenador do Vasco da Gama, Frederico Lima, ela já tem vaga garantida no cruz-maltino. O técnico rasgou elogios para a dupla carioca e destacou a determinação das meninas ao longo do campeonato.

- Elas foram brilhantes, perderam apenas um set para Santa Catarina. A Luisa e a Paula são muito determinadas e talentosas - contou o treinador, que também é técnico da equipe infanto-juvenil do Vasco.

Na disputa pelo terceiro lugar, as catarinenses Ana Luiza Mohr e Ana Maria Anacleto venceram as sergipanas Natália e Tainá por 2 a 0 (21/14 e 21/10), e levaram o bronze.
O próximo grande desafio das meninas do CEL será o Mundial na Itália, de 26 de maio a 2 de junho de 2013. No ano passado, as duas estudantes completaram a equipe de vôlei de quadra que sagrou-se vice-campeã mundial escolar, em Toulon, na França. Quem também carimbou o passaporte para o "País da Bota" foi Antônio Carlos, ainda sem parceiro definido. Matheus já estourou a idade e está fora da disputa. Longe da escola, eles defendem diferentes clubes no Rio de Janeiro: Fluminense e Tijuca. Em dezembro, a dupla vai se enfrentar na final do Campeonato Carioca Juvenil.

Os campeões na praia agora se preparam para disputar o vôlei de quadra pela etapa nacional defendendo as cores do CEL. As disputas dos esportes coletivos serão realizadas a partir desta sexta-feira, na capital do Mato Grosso.

Meninos do CEL campeões no vôlei de praia das Olimpíadas Escolares  (Foto: Andre Mourao/AGIF/COB)Meninos do CEL comemoram o título na praia em Cuiabá, no Mato Grosso (Foto: Andre Mourao/AGIF/COB)

FONTE:

Nenhum comentário: