quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Maurício palestra, joga vôlei e recebe carinho do público, em Manaus


Bicampeão olímipico e ex-levantador da seleção brasileira esteve na manhã desta terça-feira em uma escola pública da capital amazonense

Por Anderson Silva Manaus

O bicampeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei, Mauricio Lima, de 44 anos, que fez história no esporte atuando como levantador, ministrou uma palestra na manhã desta quarta-feira (28) para professores de educação física e estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Braga, no Bairro da Compensa, na Zona Oeste de Manaus. O ex-jogador, que começou no esporte em 1982 e se aposentou em 2005, ressaltou a importância dos educadores no ensino de qualidade e no desenvolvimento do esporte. Além disso, ele comentou o atual momento da seleção brasileira e disputou uma partida de vôlei, com alunos da escola.

Ex-atleta de vôlei e bicampeão olímpico Mauricio  (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)Ex-atleta de vôlei e bicampeão olímpico Mauricio (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)

Em uma carreira vitoriosa com a seleção brasileira, a qual esteve em cinco olimpíadas, Mauricio integra o projeto "Embaixadores do Esporte", uma iniciativa do Banco do Brasil e que leva ícones do esporte brasileiro a interagir com estudantes e professores, respondeu a uma série de perguntas dos professores de várias cidades do interior do Amazonas e de alunos que pensam em seguir carreira no vôlei.

- O esporte é a melhor forma de inclusão social que temos. É a grande oportunidade de ter um país melhor porque agora temos grandes eventos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016. Além disso, o esporte engrandece muito como ser humano e faz a pessoa melhor. Isso é uma essência do esporte - ressaltou Maurício.

Mauricio respondendo perguntas de alunos e professores (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)Mauricio respondendo as perguntas de uma aluna
(Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)

Ao ser indagado por uma professora sobre a pouca oportunidade que o Amazonas tem de se destacar no esporte, o ex-jogador agiu com sinceridade e falou das dificuldades que faz com que o Estado tenha pouca representatividade.

- Aqui em Manaus, no Amazonas, tem muita gente boa, em diversos setores. Mas as oportunidades são menores porque é um Estado longe dos grandes centros. Se uma empresa for patrocinar alguém, as dificuldades surgem por causa de passagens de avião e hospedagens que para cá são caras. Isso faz com que o Amazonas tenha pouco destaque. Parabenizo aos professores pela tarefa de educar e motivar os alunos – relatou.

Com o auditório lotado, em sua maioria estudantes, Maurício frisou que a alternativa para formar novos atletas é desenvolver o esporte de qualidade nas escolas.
- É preciso ter esporte nas escola, aliado a uma boa educação. Assim teremos cada vez mais talentos sendo descobertos - indicou.

Maurício, vôlei, Manaus (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)Maurício foi bastante assediado pelos estudantes, em Manaus (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)

Compactuando da mesma ideologia do ex-levantador da seleção de vôlei, o secretário de educação do Estado, Rossieli Soares, afirmou que em 2013 os alunos do 1° ao 5° ano passarão a ter aulas de educação física.

- Ter um ídolo do esporte que incentive os alunos e professores é maravilhoso. É fantástico ver nossos alunos empolgados. A partir de janeiro de 2013 teremos professores de educação física que estarão dando aula na rede estadual para os alunos de 1° ao 5° que é a fase que o aluno precisa de acompanhamento, é fundamental.

Renovação no vôlei
Com grande contribuição para o crescimento do vôlei brasileiro, Maurício garantiu que os novos atletas que farão parte da renovação da seleção terão uma responsabilidade grande, uma vez que o Brasil é a referência atual no esporte mundial.

- Quem for substituir essa geração que eu participei terá uma responsabilidade. O voleibol, não só no Brasil mais mundialmente, é a grande referência. A responsabilidade é grande e o Brasil não pode ficar refém de nenhum atleta – disse.

Mauricio na quadra da escola (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)Mauricio disputou uma partida de vôlei, em Manaus (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)

Ao final da palestra, Mauricio – que foi bastante assediado por alunos e professores – retribuiu o carinho tirando fotos e distribuindo sorrisos. Em uma rápida partida de vôlei com os alunos na quadra do Centro de Educação, mesmo sem o ritmo mostrado pelas quadras do mundo na década de 90, o ex-jogador motivou os atletas que estiveram jogando ao seu lado.

- Foi muito engraçado porque ele sempre tirava gracinha principalmente comigo bagunçando meu cabelo e mesmo errando um pouquinho ele conseguiu me ensinar várias coisas – disse a estudante e jogadora da equipe do Sólon de Lucena, Beatriz Souza, de 17 anos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2012/11/mauricio-palestra-joga-volei-e-recebe-carinho-do-publico-em-manaus.html

Nenhum comentário: