terça-feira, 27 de novembro de 2012

Após divulgar bastidores, Arianny mostra decote generoso em ensaio


Campeão mundial no tênis de mesa, jovem de 24 anos ressalta desejo de conhecer o ídolo brasileiro que inspirou seu nome e já pensa no Rio 2016

Por Túlio Moreira Rio de Janeiro

Montagem, chinês Zhang Jike e Zico (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)O chinês Jike está ansioso para conhecer o ídoloZico(Foto:EditoriadeArte /Globoesporte.com)

Apesar do estranhamento inicial que pode causar aos brasileiros, o nome do mesatenista chinês Zhang Jike (no mandarim, o sobrenome vem primeiro) se pronuncia exatamente da mesma forma que a alcunha que consagrou Arthur Antunes Coimbra no futebol. O jovem foi batizado pelo pai em homenagem a Zico, na época em que o jogador carioca encantava o planeta com seu carisma e os dribles fascinantes. O objetivo era incentivar o filho a seguir carreira nos gramados, mas a tradicional paixão pelo tênis de mesa falou mais alto e o atleta de 24 anos já detém os principais títulos mundiais da categoria.

- Meu pai era treinador de tênis de mesa, mas adorava futebol. Quando nasci, a Seleção brasileira e suas estrelas eram muito populares em todo o mundo. Então, ele me deu o nome de Zico, na esperança de que eu pudesse me tornar um jogador. Mas o futebol chinês ainda não se sai muito bem, e ele percebeu que a minha aptidão não estava nos gramados - conta o mesatenista, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM por e-mail.
Com o passar do tempo, a opção pelo tênis de mesa se mostrou mais do que acertada. Além das medalhas de ouro individual e por equipes conquistadas nos Jogos Olímpicos de Londres, o fenômeno chinês é dono de inúmeros títulos em competições mundiais. Contudo, apesar de não ter seguido carreira com a bola, Jike honrou a homenagem do pai ao ídolo do Flamengo e se tornou um grande admirador do esporte.

- Eu continuo gostando muito de futebol, e adoro a Seleção brasileira. Eu conheço Pelé, Zico, Sócrates e Ronaldo. E, claro, Kaká, Ronaldinho, Pato e Neymar. Acredito que o futebol pode aproximar países tão diferentes, como China e Brasil. Nós temos culturas distintas e falamos línguas completamente diferentes, mas o esporte é um idioma universal, que funciona como uma ponte - afirma Jike.

Montagem, chinês Zhang Jike e Zico (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Inspirado por Zico, o chinês mostra intimidade com a bola (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Após sua campanha vitoriosa em Londres, Jike já desponta como uma das promessas da delegação chinesa para os Jogos do Rio, em 2016. A oportunidade de defender seu país na próxima edição das Olimpíadas se torna ainda mais empolgante com a possibilidade de encontrar o ídolo na cidade natal do “Galinho de Quintino”.

- Eu estou realmente ansioso com a chance de conhecer Zico pessoalmente. Gostaria de trocar minha camisa com ele. Ainda há um longo caminho até as Olimpíadas do Rio, mas estou confiante de que vou ter a chance de representar a China no Brasil. Nos próximos anos, vou me dedicar ao máximo. E, claro, se eu puder encontrar Zico, a recompensa será ainda maior - projeta o chinês.

Desde junho, Jike ocupa a primeira posição do ranking mundial de sua modalidade. Em 2009, ele foi vice-campeão da Liga Asiática e chegou à semifinal do Mundial de duplas. No ano seguinte, a carreira internacional do chinês deslanchou, com a vitória na Copa Asiática e outros títulos no continente. A consagração veio em 2011, quando o atleta triunfou na Copa do Mundo da categoria. Com a campanha olímpica em Londres, Jike se tornou o quarto mesatenista da história a conquistar todos os títulos importantes do esporte. Além disso, o chinês foi o mais rápido a alcançar o feito, levando apenas 445 dias para vencer todo o circuito Grand Slam do tênis de mes

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2012/11/zico-chines-mostra-intimidade-com-bola-e-cita-kaka-pato-e-neymar.html

Nenhum comentário: