terça-feira, 27 de novembro de 2012

Arena: polícia proíbe 'avalanche' e exige cadeiras no espaço da Geral


Veto é por questões de segurança e será reforçado com a instalação de anteparos para evitar o deslocamento de torcedores no dia da inauguração

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

O evento de inauguração da Arena está estimado em aproximadamente R$ 20 milhões.  (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)Arena será inaugurada no dia 8 de dezembro
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

A torcida Geral do Grêmio terá que se adaptar no amistoso de inauguração da Arena, no dia 8 de dezembro. De acordo com o Coronel Alfeu Freitas, responsável pelo Comando do Policiamento da Capital (CPC), os gremistas estarão proibidos de realizar a tradicional "avalanche", movimento de descer correndo as arquibancadas após um gol.

O veto se dá por questões de segurança e será reforçado com a instalação de anteparos que dificultarão alguma providência da torcida em descumprir a ordem - medida semelhante à adotada em estádio argentinos como a Bombonera, do Boca Juniors. Essa é uma medida emergencial para o dia 8 e o Jogo Contra a Pobreza, no dia 19 de dezembro. Em um prazo de 60 dias, o setor precisará contar com cadeiras. 

- Não importa se serão jogos Fifa ou não. O fato é que a avalanche acabou. Não existe mais. Nossa legislação prevê cadeiras em todo o estádio - disse Freitas, em coletiva de apresentação do plano de mobilidade da Arena para a inauguração.

A estrutura atual do espaço da 'avalanche', com capacidade para 10.132 pessoas, apresenta uma composição diferenciada do resto do estádio. Ali, não há cadeiras e foram colocados espécies de degraus menores entre os intervalos das arquibancadas, para facilitar a descida da torcida no momento do gol. Nada, porém, que diminua os riscos, na avaliação do responsável pelo policiamento da capital gaúcha.

arena grêmio avalanche (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Espaço da avalanche previa degraus diferenciados (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Nenhum comentário: