terça-feira, 27 de novembro de 2012

Castelão chega aos 92%, Mineirão recebe cadeiras, e PE vive expectativa


Obras em Fortaleza e BH entram na reta final, Recife corre para entrar na Copa das Confederações, e Maracanã se prepara para receber cobertura

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

obras estádio Mineirão Copa 2014 (Foto: Tarciso Badaró / Globoesporte.com)Obras do Mineirão  estão em fase de conclusão
(Foto: Tarciso Badaró / Globoesporte.com)

Outubro marcou avanços significativos em pelo menos dois dos estádios da Copa do Mundo. Com previsões de entrega em dezembro, Castelão e Mineirão entraram definitivamente na reta final de suas reformas e devem ser as primeiras arenas concluídas para 2014. A corrida de Recife contra o tempo para convencer a Fifa de que tem condições de participar da Copa das Confederações também é destaque no mês. A decisão da inclusão ou não da Arena Pernambuco no torneio será anunciada pela entidade, no dia 8 de novembro.

Desde outubro do ano passado, todo dia 1º, o GLOBOESPORTE.COM publica um panorama com o andamento das obras dos 12 estádios do Mundial, segundo dados divulgados pelos comitês de cada cidade-sede. (confira no infográfico abaixo tudo que aconteceu em outubro).


Quase lá

Em Fortaleza, as obras do Castelão – estádio em estágio mais avançado - chegaram a 92,83%. Em outubro, o estádio começou a receber a estrutura chamada de “pele de vidro”, responsável por revestir parte da arena. A cobertura também entrou em nova fase com a instalação das telhas, enquanto o plantio do gramado terá início até a próxima semana. O processo de furação para colocação da estrutura de sustentação das cadeiras foi concluído, e os assentos serão instalados em novembro. O estádio será entregue em 15 de dezembro, em festa que deve contar com o cantor Fagner, convidado pela Secopa-CE.

O Mineirão também está em fase de acabamento. Com 84% dos trabalhos finalizados, a cobertura entrou em fase final de conclusão, as cadeiras estão sendo instaladas, a estrutura do placar eletrônico está sendo montada, enquanto o estádio já tem condições de receber o novo gramado, já plantado em uma fazenda no Sul de Minas Gerais.

Corrida contra o tempo em Recife


Jérôme Valcke no Beira-Rio (Foto: Divulgação/Fifa.com)Jérôme Valcke em visita no Beira-Rio, em outubro
(Foto: Divulgação/Fifa.com)

A Arena Pernambuco vive dias de expectativa e tensão. Em outubro, durante visita ao Mineirão, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, voltou a colocar em dúvida a presença de Recife na Copa das Confederações.

- Neste momento, não estamos no nível de ter seis estádios prontos para a Copa das Confederações - disse Valcke, em Belo Horizonte. Dias depois, no Rio de Janeiro, o dirigente ficou internado em um hospital da Zona Sul por cinco dias por conta de uma infecção renal. Ele também esteve neste mês no Beira-Rio, onde limitou-se a dizer que o estádio "está dentro do prazo"

A Secopa-PE logo se apressou a dizer que tudo está dentro do prazo na Arena Pernambuco, que dobrou o número de operários para 4 mil nos últimos meses. A sua última mediação, em meados de outubro, apontou que o estádio estava 64% concluído. A Secopa-PE, porém, estima que a arena termine o mês com 70% dos trabalhos prontos, mas o número não é oficial. O anúncio das sedes será feito no dia 8 de novembro, em São Paulo. Além de Recife, Salvador também precisa ser confirmada no torneio. Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro têm presenças garantidas.


Maracanã em fase de acabamento
Palco da final da Copa do Mundo, o Maracanã entrou em fase de acabamento, de acordo com o Governo do Rio de Janeiro. Foi concluída 70% da reforma, e o estádio se prepara para erguer a cobertura, a partir do dia 22 de novembro. Em outubro, o governo também convocou audiência pública para apresentar o edital de licitação do estádio, que prevê a demolição do Estádio de Atletismo Célio de Barros e do Parque Aquático Júlio Delamare, que darão lugar a um estacionamento e ao Museu do Futebol. Os clubes não poderão participar da concorrência.

Obras maracanã (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Maracanã se prepara para receber a cobertura (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

FONTE:

Nenhum comentário: