segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Hamilton vence no México; Nico é 2º e pode levar título com triunfo no Brasil



FÓRMULA  1


Pole, inglês domina prova e impede título antecipado do alemão neste domingo. Verstappen e Vettel são punidos, e Ricciardo herda terceiro lugar. Massa é nono



Por
Cidade do Méxi



Correndo com o regulamento debaixo do braço, Rosberg evitou riscos ao longo da prova e cruzou em segundo. Com o resultado, o alemão chegou aos 349 pontos, 19 a mais que Hamilton (330), e pode ser campeão caso vença o GP do Brasil, no dia 13 de novembro, independentemente da posição do inglês. Caso não consiga a vitória em Interlagos, Nico dependerá de uma combinação de resultados.

Veja lista abaixo. A temporada se encerra dia 27 em Abu Dhabi.

+ GP do Brasil pode decidir o título da Fórmula 1. Adquira ingressos+ Confira a classificação da temporada 2016+ FÁBIO SEIXAS: Hamilton iguala Prost e ganha fôlego+ Confira mais notícias e vídeos da Fórmula 1

Lewis Hamilton, Nico Rosberg e Sebastian Vettel no pódio do GP do México (Foto: Getty Images)
Lewis Hamilton, Nico Rosberg e Sebastian 
Vettel no pódio do GP do México 
(Foto: Getty Images)


Para ser campeão no Brasil, Rosberg precisa:
- vencer
- chegar em 2º e Hamilton, em 4º
- chegar em 3º e Hamilton, em 6º
- chegar em 4º e Hamilton, em 8º
- chegar em 5º e Hamilton, em 9º
- chegar em 6º e Hamilton, em 10º

Confusão entre Vettel, Verstappen e Ricciado incendeia corrida

A corrida mexicana vinha monótona até as voltas finais, quando foi incendiada por uma polêmica disputa entre Max Verstappen e Sebastian Vettel pelo terceiro lugar no pódio. O holandês, que chegou a ameaçar Rosberg em duas ocasiões (uma vez na largada e outra em uma tentativa de ultrapassagem durante a corrida), recebeu a pressão do tetracampeão no fim da prova. Após levar o bote de Vettel, Max tentou frear tarde para defender a posição e acabou cortando a chicane da curva 1. Apesar de orientação da RBR, Max se recusou a ceder a posição para o alemão e recebeu a bandeirada em terceiro. Porém, acabou punido pela direção de prova com o acréscimo de 5 segundos ao seu tempo total. Com isso, perdeu o lugar no pódio para Vettel e, de quebra, o quarto lugar para Ricciardo. O alemão da Ferrari fez a festa no pódio. Porém, a direção de prova considerou que ele guiou de maneira "potencialmente perigosa" para impedir a ultrapassagem do australiano, movendo de linha no momento da freada e, três horas após o fim da prova, o puniu em 10s. Com isso, Ricciardo herdou o lugar no pódio, Verstappen acabou em quarto e o alemão da Ferrari em quinto.

+ Vettel é punido, perde posições para Ricciardo e Max, e termina em quinto

Quanto aos representantes brasileiros, Felipe Massa  largou em nono e chegou em nono, enquanto Felipe Nasr começou em 19º e cruzou a linha de chegada em 15º. O veterano da Williams destacou-se com boas defesas de posição (contra Vettel no início, e contra Sergio Pérez no meio da corrida). Já o jovem da Sauber arriscou uma estratégia ousada: adiou o pit stop até a 51ª volta, mas a tática acabou não fazendo a diferença.


RESULTADO OFICIAL DO GP DO MÉXICO:
Resultado oficial do GP do México (Foto: Divulgação)
Resultado oficial do GP do México 
(Foto: Divulgação)


CLASSIFICAÇÃO DA TEMPORADA:


TABELA F1 (Foto: Reprodução)

A CORRIDA

LARGADA -
 Pole position, Hamilton arrancou bem e conseguiu manter a ponta na largada.  O britânico, porém, errou a freada da primeira curva, fritou pneus e passou reto na chicane, passando pela grama, mas mantendo-se na liderança. Em segundo, Rosberg sofreu uma tentativa de ultrapassagem de Verstappen. Os dois chegaram a se tocar levemente e o alemão precisou cortar também parte da chicane para evitar problemas maiores.

Mais atrás, Hulk tomou a quarta posição de Ricciardo, enquanto Massa passou Vettel e Bottas, subindo de nono para sétimo. Nasr ganhou ainda mais posições, e pulou de 19º para 16º. Lá no fundão, Gutiérrez acabou tocando em Wehrlein, que rodou e abalroou Ericsson. O alemão da Manor abandonou, enquanto o sueco da Sauber foi para os boxes e seguiu na corrida.


1/71 - Durante a primeira volta, Sainz não deu espaços para Alonso, que saiu da pista em uma disputa de posição. Voltas depois, o jovem da STR foi punido pelo incidente. O safety car virtual foi acionado em razão da batida na largada. Daniel Ricciardo e Jolyon Palmer aproveitaram para antecipar a primeira troca de pneus. Ericsson, por sua vez, foi aos boxes consertar o carro.

4/71 - A corrida foi retomada na quarta volta. Hamilton manteve-se na liderança, seguido por Rosberg, Verstappen, Hulk, Raikkonen e Massa.

6/71 - O incidente entre Rosberg e Verstappen na primeira curva foi investigado pela direção de prova, que classificou o episódio como incidente de corrida e decidiu não aplicar punição ao holandês.

10/71 - Nas 10 primeiras voltas da prova, Hamilton abriu 3s5 de vantagem para Rosberg. Verstappen vinha em terceiro, a cerca de 2s da Mercedes do alemão.

12/71 -
A briga mais interessante no começo de prova era entre Massa e Vettel pela sexta colocação. Com uma Ferrari mais veloz, o alemão perdeu a paciência por ser segurado pelo brasileiro. E, para variar, reclamou pelo rádio: “Ele é estúpido. Ele está afundando a si mesmo disputando posição”.

15/71 - Vettel parou de ter motivos para reclamar quando Massa foi aos boxes. O brasileiro colocou pneus médios e retornou em décimo. Rapidamente deixou Nasr para trás e subiu para nono.

17/71 - Hamilton fez seu primeiro pit stop e trocou os pneus macios (faixa amarela) pelos médios (branca). O britânico voltou em quarto. Com isso, Rosberg assumiu a liderança provisoriamente, seguido por Raikkonen e Vettel. Verstappen havia feito o pit stop voltas antes e aparecia em sexto.

21/71 - Foi a vez de Rosberg ir aos boxes. A Mercedes cogitou fazer um ajuste na asa do alemão, mas desistiu, para não correr o risco do piloto perder posição para a dupla da RBR. Sem ainda ter feito pit stops, Vettel assumiu a liderança provisória.

22/71 - Em estratégia diferente, Ricciardo não ofereceu resistência para Verstappen, que assumiu a quarta colocação.

24/71 - Piloto da casa, Pérez partiu para cima do nono colocado Massa. O mexicano mergulhou do lado na primeira curva, para delírio da torcida. Mas não conseguiu frear a tempo, passou reto e precisou devolver a posição.


32/71 - Líder provisório, Vettel, enfim, foi para os boxes. O alemão conseguiu dar 32 voltas com os pneus macios, virando, às vezes, mais rápido até que as Mercedes. O tetracampeão retornou à pista em sexto, atrás do companheiro Raikkonen.

40/71 - Com 40 voltas completadas, Hamilton liderava, com 4s de vantagem sobre Rosberg. Verstappen era o terceiro, seguido por Ricciardo, Raikkonen, Vettel, Hulk e Bottas. Massa aparecia em nono, defendendo primorosamente a posição das investidas de Pérez. Nasr, único da pista que ainda não havia parado nos boxes, aparecia em 12º.

50/71 - Verstappen foi, aos poucos se aproximando de Rosberg, que perdia tempo com tráfego. E quando o alemão encontrou o retardatário Sainz no meio do caminho, o holandês aproveitou para tentar o bote. Apesar de não estar colado, Max mergulhou por dentro na curva 4, mas foi muito otimista na manobra. Ele passou reto e levou o “X” de Rosberg, que manteve a segunda posição.


51/71 - Em 12º, Felipe Nasr, enfim, fez seu primeiro pit stop e colocou pneus supermacios (faixa vermelha), os mais aderentes dos tipos escolhidos para o GP. O brasileiro retornou em 16º;

52/71 - Ricciardo fez seu segundo pit stop e colocou pneus macios (faixa amarela). Australiano voltou em sexto, mas rapidamente se livrou de Hulkenberg, para assumir a quinta posição.

67/71 - A corrida ficou morna por diversas voltas. Até Vettel chegar de vez em Verstappen, partindo em busca de um lugar no pódio. Após levar o bote do alemão, o holandês tentou frear mais tarde para segurar a posição. Ele acabou passando reto, cortou a chicane e voltou à frente de Vettel.

68/71 -  Mais atrás, Raikkonen, sétimo, colocava do lado de Hulkenberg para assumir a sexta posição. O alemão da Force India se assustou na disputa e acabou rodando.

69/71 - Pelo rádio, a RBR aconselhou Verstappen a deixar Vettel passar, por ter ganhado vantagem ao cortar caminho pela grama. O holandês, no entanto, se recusava a ceder a posição, para irritação do alemão e da Ferrari.

70/71 - A teimosia de Verstappen fez Ricciardo colar em Vettel. O australiano tentou dar o bote no piloto da Ferrari que, já irritado com a polêmica, recusou-se a perder o quarto lugar e fechou a porta em uma manobra arriscada.


71/71 - Lá na frente, alheio à toda a confusão, Hamilton levava a bandeirada em primeiro lugar. Rosberg veio em segundo, 8 segundos atrás. Verstappen cruzou em terceiro, mas foi punido pela direção de prova por não dar passagem para Vettel, teve 5 segundos acrescidos ao tempo total e caiu para quinto, atrás também de Ricciardo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2016/10/hamilton-leva-gp-do-mexico-rosberg-e-2-e-pode-levar-titulo-no-gp-do-brasil.html

Nenhum comentário: