quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Agência Antidoping dos EUA se junta a Wada e pede exclusão da Rússia


Após Agência Mundial solicitar o banimento do atletismo russo das Olimpíadas de 2016, Usada faz coro e pede punição após uma série de casos de doping



Por
Rio de Janeiro


Travis Tygart (Foto: Evelyn Rodrigues)Travis Tygart pediu a suspensão do atletismo russo das Olimpíadas (Foto: Evelyn Rodrigues)


A recomendação feita pela Wada (Agência Internacional Antidoping) na última segunda-feira à Federação Internacional de Atletismo (IAAF) para suspender a Rússia de competições de atletismo - incluindo as Olimpíadas de 2016 - ganharam novos ecos nesta quinta-feira. Desta vez, a Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) se manifestou em prol da mesma questão após considerar que o doping no atletismo russo se tornou "sistêmico".

- Quando você tem uma federação, os atletas, os treinadores e os médicos implicados em um doping sistêmico, tem que haver consequências antes de enviar atletas aos Jogos. Infelizmente, a Federação Russa de Atletismo não deveria competir no cenário internacional até que assuma a responsabilidade e sejam realizadas mudanças de grande alcance - disse Travis Tygart, diretor-executivo da Usada.
Tygart ficou conhecido pela investigação do ciclista norte-americano Lance Armstrong 2012, que acabou perdendo os sete títulos da Volta da França após comprovação de dopagem.


+ Rússia garante que não vai boicotar Rio 2016 caso atletismo seja banido
+ Membro da Wada, De Rose crê que russos disputarão as Olimpíadas
+ Diante de escândalo, Putin convoca reunião e pede investigação interna
+ Por Brasil "100% limpo" no Rio 2016, COB aposta em educação e controles
+ Doping: entenda as exigências do relatório da comissão a cada órgão
+ Ouro e prata em Londres 2012 teriam pago propina a dirigentes após doping

+ Ex-presidente da IAAF é suspeito de ter recebido R$ 4 milhões em propina

+ Sob investigação, ex-presidente da IAAF passa três dias preso na França


Assim como a Wada fez solicitações à IAAF, a Usada sugeriu que vários treinadores e atletas, como Mariya Savinova, campeã olímpica dos 800 metros, fossem excluídos de forma vitalícia do esporte. A associação também fez coro com uma possível exclusão do atletismo russo nas Olimpíadas.

- Os atletas limpos exigem consequências para aqueles que os enganaram e uma mudança de sistema antes de serem autorizados a competir novamente no cenário internacional - afirmou Tygart.
Nesta quinta-feira, a Rússia se pronunciou sobre o caso através do ministro dos esportes do país, Vitaly Mutko, e afirmou que não vai boicotar as Olimpíadas do Rio de Janeiro mesmo que o atletismo esteja banido da competição. Mutko vai procurar o presidente da Federação Internaciona de Atletismo (Iaaf), Sebastian Coe, sobre o possível afastamento de atletas russos ligados ao pagamento de propinas para encobrir os exames antidoping. A decisão da Iaaf sobre a questão deverá ser divulgada nesta sexta-feira.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2015/11/agencia-antidoping-dos-eua-se-junta-wada-e-pede-exclusao-da-russia.html

Nenhum comentário: