sábado, 19 de setembro de 2015

Mick Fanning vence Mineirinho, fatura o bi em Trestles e assume a liderança

Australiano tricampeão mundial deixa brasileiro em combinação, freia reação no fim e assume a ponta, com 44.700 pontos, superando Adriano de Souza, com 42.950



Por
Trestles, EUA

Mick Fanning campeão WSL Trestles surfe (Foto: WSL / Brett Skinner)Mick Fanning venceu Mineirinho, conquistou o bi e a liderança do ranking (Foto: WSL / Brett Skinner)


Há quatro anos, nas ondas de Trestles, na Califórnia, nascia o já consagrado termo Brazilian Storm (Tempestade Brasileira), no Lower Trestles Pro, pela Divisão de Acesso (QS). O Brasil dominou a disputa, com seis representantes nas quartas de final e o título de Miguel Pupo. Na corrida pelo título mundial de 2015, no mesmo local, a oitava etapa do Circuito Mundial viu mais uma vez a hegemonia verde e amarela, com quatro brasileiros entre os oito finalistas. Na final entre Adriano de Souza e Mick Fanning, não estava em jogo apenas o caneco, mas também a liderança do ranking. Desde o ataque de tubarão em plena final da etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, o australiano não tirou da cabeça a ideia de assumir o quanto antes a ponta e, assim, caminhar de forma mais tranquila rumo ao tetracampeonato mundial. Diante de areias lotadas por uma torcida dividida, Fanning deixou Mineirinho em combinação, freou a reação do brasileiro no fim, e conquistou o caneco da etapa pela segunda vez, repetindo 2009.


saiba mais

Eliminado por Mick Fanning na semifinal minutos antes, Gabriel Medina, atual campeão mundial, pulou da nona posição para a sétima ao terminar a competição em terceiro lugar.
- Foi uma boa final, Adriano é um grande competidor. Minha mãe está aqui, está sendo muito bom. Queria agradecer o apoio de todos - comemorou o australiano.

Com o título em Trestles, que rendeu 10.000 pontos ao campeão, Mick Fanning assumiu a liderança, somando 44.700 pontos, superando Mineirinho, com 42.950.  Adriano estava na ponta desde que venceu a etapa de Margaret River (AUS), há quatro meses, assumindo a liderança. Mesmo ficando três vezes em 13º lugar e o seu melhor resultado nas quatro etapas disputadas até a Califórnia ter sido a quinta posição em J-Bay, ele se manteve no topo. O paulista de 28 anos contou com a sorte, evidenciada com os tropeços dos seus principais rivais na luta pelo título e, principalmente, pelo cancelamento da final entre Mick e Julian Wilson na África do Sul, em julho, impedindo que ele perdesse a sua posição. 

Mick Fanning e Mineirinho pódio Trestles surfe (Foto: Reprodução/WSL)
No pódio, Mick Fanning e Mineirinho 
deixam rivalidade dentro da água 
(Foto: Reprodução/WSL)


Após quatro dias de adiamentos, a organização da WSL esperou as condições ficarem perfeitas para retomar o campeonato. Candidato a calouro do ano, Italo Ferreira, em nono, continua como o melhor estreante da temporada. Quinto colocado, Wiggolly Dantas, que também disputa o prêmio, saiu de 13º e agora ocupa o 12º lugar entre os 34 melhores do mundo. Surfando em seu quintal de casa, Filipe Toledo, que trocou Ubatuba por San Clemente, no ano passado, perdeu uma chance de ouro de se tornar número um ao ser eliminado por Mineirinho na semifinal. Apesar do revês, o caçula da elite, aos 20 anos, passou da quarta para a terceira colocação.

Maior vencedor da história em Trestles, com seis títulos (oito finais, sendo cinco consecutivas), Kelly Slater se despediu em nono e é o sexto do ranking. Com o fim de 11 etapas no CT de 2015, que será encerrada no Havaí, os dois piores resultados são descartados. 

Mick Fanning campeão WSL Trestles surfe (Foto: WSL / Brett Skinner)Mick Fanning se concentra antes de disputar a final em Trestles, EUA (Foto: WSL / Brett Skinner)


Mick Fanning não ganhou à toa o apelido de "White Lightning" (Relâmpago Branco). Logo em sua primeira investida, o australiano tricampeão mundial imprimiu muita velocidade ao desenhar linhas e curvas para abrir a disputa na liderança, com 6.50 pontos. Outro expoente do power surf, estilo baseado na força das manobras, Adriano de Souza encaixou uma bela combinação de movimentos para encostar no placar, com 6.93, colocando fogo na disputa. A qualidade técnica dos finalistas deixou claro que a decisão seria definida no detalhe. A cada onda, os decibéis explodiam nas areias, com a torcida em êxtase pela performance dos atletas que lutavam pela liderança do ranking. Focado, o australiano, aos poucos, abria a vantagem sobre o brasileiro.

O surfe poderoso de Mick rendeu a ele uma nota 9.77, ampliando para 17.44. Mineirinho, com 14.30 (6.93 + 7.37), ficou em combinação, precisando somar um total de 17.46 pontos para superar o rival, a 15 minutos do fim. Adriano aguardou por uma oportunidade de virar o jogo, mas o mar não cooperou. A sete minutos do fim, o paulista do Guarujá reagiu, encaixou boas rasgadas e batidas, jogando muita água para o alto. Ganhou dos juízes nota 9.07, chegou a 14.44 e passou a buscar um 8.38, a menos de cinco minutos para o estourar do cronômetro. O mar ficou flat, e Mineirinho iniciou uma corrida desesperada contra o tempo. Mick fez uma marcação cerrada para impedir a virada do rival. O mais experiente do Brazilian Storm, em sua décima temporada na elite, esperou por uma onda que não veio e viu Fanning assumir a ponta.


Disputa acirrada pela liderança na reta final

A etapa na Califórnia foi decisiva na corrida pelo título mundial de 2015, marcada pelo equilíbrio entre os primeiros colocados do ranking mundial e a hegemonia de surfistas brasileiros e australianos, as duas maiores potências da temporada, com sete e 15 representantes, respectivamente. Depois de Trestles, o Circuito Mundial terá apenas outras três etapas: Landes, na França, entre 6 e 17 de outubro, Peniche, em Portugal, entre 20 e 31 de outubro, e Pipeline, no Havaí, de 8 a 20 de dezembro, a meca do surfe mundial.


Confira o top 10 do ranking após a oitava etapa do Tour:

1 - Mick Fanning (AUS) - 44.700 pontos
2 - Adriano de Souza (BRA) - 42.950
3 - Filipe Toledo (BRA) - 39.700
4 - Owen Wright (AUS) - 38.400
5 -Julian Wilson (AUS) - 34.950
6 - Kelly Slater (EUA) - 32.400
7 - Gabriel Medina (BRA) - 30.650
8 - Jeremy Flores (FRA) 29.000
9 - Italo Ferreira (BRA) - 28.900
10 - Nat Young (EUA) 27.950

CONFIRA AS QUARTAS  DE FINAL EM TRESTLES
1: Filipe Toledo (BRA) 16.66 x Joel Parkinson (AUS) 8.90
2: Adriano de Souza (BRA) 12.67 x Wiggolly Dantas (BRA) 8.83
3: Adrian Buchan (AUS) 7.50 x Mick Fanning (AUS) 15.13
4: Gabriel Medina (BRA) 11.34 x Nat Young (USA) 9.44

SEMIFINAIS EM TRESTLES
1: Filipe Toledo (BRA) 15.27 x Adriano de Souza (BRA) 15.46
2: Mick Fanning (AUS) 18.17 x Gabriel Medina (BRA) 17.54

FINAL DA 8ª ETAPA DO CT
final da 8ª etapa do ct
Adriano de Souza (BRA) 16.44 x Mick Fanning (AUS) 17.44


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/09/mineirinho-reage-mas-mick-fanning-conquista-etapa-nos-eua-e-lideranca.html

Nenhum comentário: