sexta-feira, 12 de junho de 2015

Noruega: Ágatha/Bárbara e Ju/Maria Elisa avançam, e Brasil garante pódio

Chaveamento assegura no mínimo o bronze para o país. Confira os confrontos por vagas na decisão e o que aconteceu com Maria Clara/Carol e Taiana/Fernanda Berti



Por
Stavanger, Noruega
 

O Brasil garantiu pelo menos uma medalha no Major de Stavanger, sexta etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia. Nesta sexta-feira, Ágatha/Bárbara Seixas e Juliana/Maria Elisa venceram dois e três jogos, respectivamente, e chegaram em diferentes chaves às semifinais da etapa norueguesa - o que garante, na pior das hipóteses, um bronze para o país. Em busca de uma vaga na decisão, as bicampeãs brasileiras encaram as alemãs Ludwig e Walkenhorst, enquanto as atletas que defenderam o Brasil nos Jogos de Londres duelam com as holandeses Meppelink e Van Iersel.

vôlei de praia Ágatha e Bárbara Seixas Stavanger (Foto: Divulgação FIVB)
Ágatha e Bárbara Seixas comemoram: única 
dupla invicta do Brasil no feminino em 
Stavanger (Foto: Divulgação FIVB)


A primeira dupla brasileira a se despedir da competição nesta sexta foi Taiana/Fernanda Berti. Classificadas para a chave principal após vencerem o country-cota e o qualifying, a cearense e a carioca saíram na frente na repescagem, mas permitiram a virada e foram eliminadas pelas polonesas Kolosinska e Brzostek. O placar de 2 sets a1 teve parciais de 18/21, 21/18 e 21/19.

vôlei de praia Juliana Stavanger (Foto: Divulgação FIVB)Juliana se vira para colocar a bola em jogo: dupla supera maratona de três jogos nesta sexta (FIVB)


Juliana e Maria Elisa também abriram o dia na repescagem e encararam o caminho mais longo até as semis. Primeiro, as atletas olímpicas bateram as suíças Forrer e Vergé-Dépré por 2 sets a (21/14, 16/21 e 15/13). Nas oitavas de final, as comandadas da técnica Leticia Pessoa superaram as tchecas Kolocova e Slukova em sets diretos (21/18 e 21/15). Nas quartas, as vítimas foram as alemãs Borger e Büthe. Responsáveis pela derrota na fase de grupos que impediu a classificação direta de Juliana e Maria, as europeias levaram o troco em dois sets, com parciais elásticas de 21/14 e 21/9.

- Tínhamos perdido para esse time (Borger e Büthe) na chave, e perdemos por ter abaixado um pouco a cabeça no tie-break. Então a gente sabia que por atitude não iríamos perder. Jogamos com o coração e muita raiva. O jogo fluiu e não demos chance para elas - disse Juliana.

- Foi nossa melhor partida no ano. Essa energia do Circuito Mundial é muito boa para nós, trouxe (para a Juliana) aquela jogadora que foi três vezes campeã do mundo, e ela sabe que está aqui e impõe respeito. Mas ainda não ganhamos nada, tem que ter a cabeça no lugar. Temos um jogo duro amanhã, contra um time que tem um volume de jogo muito bom - completou Maria Elisa.

Com três vitórias, Juliana e Maria Elisa avançaram às semifinais na Noruega (Foto: Divulgação)
Com três vitórias, Juliana e Maria Elisa 
avançaram às semifinais na Noruega 
(Foto: Denis Ferreira Netto / CBV)


Maria Clara e Carol abriram a jornada em Stavenger eliminando Kolosinska e Brzostek, as algozes das compatriotas Taiana e Fê Berti (17/21, 21/19 e 19/17). Na sequência da competição as irmãs não mantiveram o nível e se despediram da competição com derrota por 2 sets a 0 para Ludwig e Walkenhots (21/14 e 22/20), o que impediu um confronto verde-amarelo nas semifinais.

Campeãs na etapa de Praga, Ágatha e Bárbara Seixas se mantiveram como a única dupla do Brasil invicta na competição. Nas oitavas, as bicampeãs nacionais passaram pelas canadenses Humana-Paredes e Pischke em dois sets (21/16 e 21/19). Nas quartas, derrotaram Bansley e Pavan também em sets diretos, com parciais de 21/19 e 21/15.

- Estamos felizes pela parceria estar no caminho certo. A gente sabe o quanto o Circuito Mundial é difícil, tem muitos times de qualidade, mas a equipe vem fazendo um bom trabalho. Espero que amanhã possamos jogar ainda melhor ao que apresentamos hoje - avaliou Bárbara.

Bárbara Seixas (esquerda) e Ágatha comemoram vitória e classificação para as semifinais na Noruega  (Foto: Divulgação)
Bárbara Seixas (esquerda) e Ágatha comemoram 
vitória e classificação para as semis 
 (Foto: Denis Ferreira Netto / CBV)


SÓ EVANDRO E SOLBERG VÃO ÁS OITAVAS


Evandro e Pedro Solberg foram os únicos brasileiros no masculino a avançarem diretamente às oitavas de final (Foto: Denis Ferreira Netto / CBV)
Evandro e Pedro Solberg foram os únicos 
brasileiros no masculino a avançarem 
 diretamente às oitavas de final (Foto: 
Denis Ferreira Netto / CBV)


Evandro e Pedro Solberg foram os únicos representantes do Brasil no masculino a avançarem diretamente às oitavas de final. Nesta sexta-feira, em jogo que valia a liderança do Grupo H, os cariocas garantiram a vaga ao derrotarem os austríacos Doppler e Horst por 2 sets a 1, com parciais de 12/21, 21/16 e 15/11. Os adversários nas oitavas de final sairão do confronto entre o canadense Schalk e Saxton e os alemães Walkenhorst e Windscheif.

Invictos no primeiro dia de disputas, Alison e Bruno Schmidt perderam o duelo que valia o primeiro lugar do Grupo A e a vaga direta nas oitavas. Diante dos italianos Nicolai e Lupo, a dupla caiu por 2 sets a 1, com parciais de 21/18, 14,21 e 15/13. Na repescagem, o Mamute e o brasiliense encaram os noruegueses Hordvik e Kvamsdal.

Ricardo e Emanuel, que estrearam com duas derrotas no Grupo E, respiraram na competição. Os campeões olímpicos derrotaram os americanos Slick e Rosenthal em sets diretos (21/18 e 23/21) e contaram com o revés dos australianos Kapa e McHugh para avançarem à repescagem. Na próxima fase, os veteranos encaram os americanos Bourne e Hyden.

- Ontem tivemos uma dificuldade muito grande com a arbitragem, e apesar da experiência saímos um pouco do nosso jogo. Hoje jogamos super bem contra os americanos e conseguimos a classificação para a próxima rodada. Estamos preparados para seguir na disputa - comentou Emanuel.

vôlei de praia Ricardo e Emanuel Stavanger (Foto: Divulgação FIVB)
Ricardo e Emanuel vencem americanos e evitam 
eliminação precoce em Stavanger 
(Foto: Divulgação FIVB)


FONTE:

Nenhum comentário: