sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dunga pode fechar meio e "repetir" mudança que lhe deu o título em 2007

Ausência de Oscar e boas atuações de Coutinho e Fred abrem leque de opções do técnico, que ganhou Copa América há oito anos ao trocar talento por competitividade



Por
Porto Alegre


Sai um meia, entra um volante. Sempre que isso acontece, a torcida tende a reclamar, chiar, chamar o técnico de retranqueiro. Mas, talvez, poucos se lembrem que essa mudança foi feita na Copa América de 2007, e foi fundamental para a seleção brasileira conquistar o título. Dunga era o técnico e começou o torneio com Elano e Diego. Terminou com Josué e Julio Baptista em seus lugares, e a taça na mão. Oito anos depois, a lesão de Oscar dá a ele a chance de, mais uma vez, fechar seu meio-campo na tentativa de conquistar o bicampeonato pessoal.

Campinho seleção brasileira Copa América 2007 (Foto: Arte: GloboEsporte.com)
Em 2007, Dunga fez a Seleção embalar na 
Copa América quando escalou um meio-
campo menos talentoso e mais forte


Até o meia do Chelsea se machucar, não havia dúvida sobre a formação do meio da Seleção: Luiz Gustavo, Elias, Oscar e Willian. Porém, sua ausência na convocação criou uma lacuna inesperada. Luiz Gustavo também se machucou e foi cortado, mas para seu lugar, Dunga parece já ter optado por Fernandinho. A dúvida para a estreia diante do Peru, no próximo domingo, reside mais à frente.

No amistoso contra o México, o técnico se aproveitou do desfalque de Neymar e escalou Fred, inscrito na lista justamente no lugar de Luiz Gustavo. Reforçou o meio e deixou Diego Tardelli à frente de cinco homens. Três dias depois, diante de Honduras, manteve o esquema e trocou apenas o atacante. Firmino entrou.

É claro que a partir de domingo Neymar será titular, provavelmente ao lado de um dos dois (Tardelli ou Firmino). Sobrará, então, uma vaga no meio, ao lado de Fernandinho, Elias e Willian. São três candidatos. Douglas Costa se apresentou com atraso em razão da disputa da final da Copa da Ucrânia e viu Philippe Coutinho e Fred se destacaram como titulares no primeiro amistoso. Entrou no intervalo na última quarta-feira e o time não manteve o ritmo.

Campinho seleção brasileira Copa América 2015 (Foto: Arte: GloboEsporte.com)
Philippe Coutinho e Fred foram bem nos 
amistosos e disputam a vaga que seria de 
Oscar. Parceiro de Neymar é dúvida


Favoritos, Coutinho e Fred têm características diferentes, embora o esquema tático não seja tão alterado. O primeiro é mais ofensivo, habilidoso, tem mais intimidade com o gol, embora não seja um grande artilheiro. Pode decidir jogos, como fez nos amistosos mais recentes. O segundo prima pela força física, tem uma movimentação mais intensa por todo o setor e maior força na marcação, apesar de boa chegada à frente. Se Fred for o escolhido, não será a primeira vez que Dunga prioriza essas características na seleção brasileira.

Em 2007, a equipe foi derrotada pelo México por 2 a 0 na estreia. O meio-campo tinha Gilberto Silva, Mineiro, Elano e Diego. Para a partida seguinte, ele começou com Anderson, hoje no Internacional, no lugar de Diego, mas o futebol só deslanchou quando Julio Baptista entrou na sua vaga, e Josué na de Elano. Daí por diante, só vitórias, incluindo um 6x1 no Chile e um convincente 3x0 sobre a Argentina na final do torneio.

Se as atuações contra México e Honduras não encheram os olhos e até mereceram vaias, principalmente no Beira-Rio, Dunga ao menos pode comemorar o fato de ter testado uma nova maneira de atuar. Ele agora tem exemplos do que pode dar certo ou errado na Copa América. E optar por um meio mais conservador, que já foi receita de título, não será nenhuma surpresa.

Dunga - treino seleção Arena Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)
Dunga ainda não anunciou seu meio-campo 
titular para a estreia do Brasil na Copa 
América (Foto: Marcos Riboll


FONTE:

Nenhum comentário: