domingo, 21 de junho de 2015

Dunga explica substituições e resume mata-mata: “Agora é matar ou morrer”

Técnico afirma que colocou zagueiros para neutralizar jogada de bola aérea da Venezuela e diz que comportamento a partir de agora tem que mudar



Por  
Santiago, Chile
 


Muita gente não entendeu as entradas de David Luiz e Marquinhos nos lugares de Firmino e Robinho na vitória por 2 a 1 da seleção brasileira sobre a Venezuela. Dunga explicou na coletiva: os dois pequeninos, um meia e outro atacante, deram lugar aos zagueiros grandalhões, que atuaram como volante e lateral-direito, respectivamente, para neutralizar a única jogada perigosa da Venezuela, a bola aérea.

O técnico evitou muitos elogios à Seleção. Disse que, a partir das quartas de final, é possível jogar melhor. O adversário será o Paraguai, no próximo sábado, num jogo definido por Dunga com um clichê antigo do futebol:

– O mata-mata é um campeonato a parte. Cada jogo é uma decisão, temos que fazer tudo ali, não tem próximo. Na primeira fase são três jogos que podem dar a classificação, agora, em 90 minutos, é matar ou morrer.


Confira a íntegra da entrevista de Dunga:

Dunga Brasil x Venezuela (Foto: EFE)
Dunga orienta a Seleção contra a 
Venezuela (Foto: EFE)


SUBSTITUIÇÕES
Para neutralizar a única jogada que a Venezuela fez o tempo todo. Era a bola longa para cabecear. Eles não tinham outra jogada e me preocupou muito a quantidade de faltas perto da nossa área. Infelizmente, não tivemos essas faltas a favor, só contra nós. O David já jogou nessa função, no meio, o Marquinhos também na lateral, e deixamos o Daniel Alves para a parte ofensiva, com velocidade e chute de média e longa distância, porque ele estava levando vantagem. Ficou mais livre para aumentar essa jogada pelo lado direito.  


MIRANDA CAPITÃO
(Ele me conquistou) pelo rendimento, pelo comportamento, a liderança no grupo, o caráter tranquilo. Todo mundo gosta de como ele atua, da forma como está sempre pronto a conversar e orientar da melhor maneira possível.


ATUAÇÃO DO BRASIL
O time se comportou bem. Era normal alternar dentro da partida, mas em alguns momentos as coisas saíram muito bem, com posse de bola, virada de jogo. O segundo gol saiu numa troca de passes com virada de jogo. Queremos explorar a qualidade técnica dos nossos jogadores, que costumam levar vantagem no um contra um.


NEYMAR
Ele faz falta a qualquer equipe. Quando não temos, é preciso achar uma solução e não lamentar. Não tenho nenhuma novidade sobre o recurso. O que posso dizer sobre argumentos? Que da próxima vez vou pedir a ele menos dribles e mais “patadas” (termo que o técnico usa em espanhol para as entradas mais duras nos jogadores).


COLETIVO
Trabalhamos sempre para que a equipe não dependa só de um jogador, e a cada instante um possa fazer a diferença. Acreditamos que vamos jogar melhor, temos capacidade para isso. Temos que ter tranquilidade para aproveitar melhor nossas qualidades.


VENEZUELA
Uma boa equipe, de bola longa muito forte, mas controlamos bem o jogo. Nosso goleiro só fez boas defesas em cobranças de falta, enquanto o goleiro da Venezuela fez algumas intervenções. Se tirássemos o Rondón, não teríamos trabalho nenhum na bola aérea, e o capitão (Arango) que colocava a bola na área como se fosse com a mão, também.


PARAGUAI
Demonstrou sua força contra a Argentina, uma das favoritas, está crescendo. É uma equipe complicada na bola aérea, o Ramon Díaz (técnico) é um cara muito tático. Esses jogos agora são como finais. Não se pode voltar no tempo, o que passou, passou. Não estávamos lá, mas estamos agora e vamos jogar para ganhar (sobre a vitória do Paraguai sobre o Brasil, nos pênaltis, nas quartas de final da Copa América em 2011).


FIRMINO
Tem ótima qualidade, é um bom definidor, estava saindo um pouco da área no primeiro tempo e pedimos para ficar mais perto no segundo, fazer infiltrações, principalmente nas jogadas de fundo. Fez um gol difícil porque a bola quicou na frente, ele teve capacidade e calma para trocar o passo e concluir bem. Não tem 10 partidas na Seleção, a tendência é adquirir confiança e melhorar.


RIVAIS
O Brasil tem que enfrentar a todos, num campeonato como esse tem que respeitar a todos, mas não temer nada. Para nós é importantíssimo enfrentar adversários que vamos encontrar nas Eliminatórias, ter essa experiência porque muitos jogadores nunca disputaram partidas assim, onde algumas faltas não são faltas. É preciso entrar com a cabeça muito centrada.


FONTE:

Nenhum comentário: