sábado, 27 de junho de 2015

Dedé: laudo brasileiro aponta fratura em José Aldo, e laudo americano, não

Treinador do campeão dos pesos-penas diz que só deixa atleta enfrentar Conor McGregor no dia 11 de julho se estiver bem e que não concorda com cinturão interino



Por
Rio de Janeiro

Após o Ultimate divulgar comunicado afirmando que José Aldo não sofreu fratura na costela, o treinador do campeão dos pesos-penas da organização, Dedé Pederneiras, em entrevista para jornalistas após o Shooto Brasil 55, nesta sexta-feira, revelou que o laudo médico brasileiro apontou sim fratura no local, mas médicos americanos não consideram que a lesão é uma fratura, e sim um edema ósseo, conforme dizia a nota publicada pelo UFC.

- Existe um laudo daqui e existe uma avaliação de lá. Eu não sou medico para dizer qual está certo. Eu sei que ele tem uma lesão e essa lesão, para quem sabe o que é lesão na costela, além de dificultar a movimentação, dói muito. Ele está sob efeito de anti-inflamatório e vamos ter que esperar para ver de que forma será a melhora. Ele continua na luta e semana que vem vamos avaliar isso. O laudo daqui fala em fratura, o de lá não - explicou.

Dedé Pederneiras UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque)
Dedé Pederneiras explicou que laudo brasileiro 
aponta fratura na costela de José Aldo (Foto: 
Adriano Albuquerque)


Pederneiras ainda garantiu que só vai permitir que Aldo lute no dia 11 de julho, no UFC 189, quando, a princípio, enfrentará Conor McGregor, caso o brasileiro esteja bem fisicamente e de cabeça. O líder da Nova União admitiu que será difícil que ele chegue 100% recuperado da lesão na costela, mas, caso esteja lidando bem com a dor e psicologicamente pronto para o combate, o confronto irá acontecer.

O treinador ainda se mostrou contrário ao plano B do Ultimate de criar um cinturão interino disputado por Conor McGregor e Chad Mendes, caso José Aldo seja retirado do card.
- Se parar para ver, o Aldo lutou em outubro, nove meses atrás. A maioria dos campeões que deixou de lutar por um motivo ficou muito mais tempo que isso para ter cinturão interino. Se o Aldo quebra a perna e fica dois anos parado, faz um cinturão interino. O Aldo tem uma lesão na costela e vai ficar de três a seis semanas parado? Cabe a qualquer um dizer o que acha. Mas falar que a gente acha legal ter um cinturão interino? Não.

José Aldo sofreu a lesão na última terça-feira, após receber um chute rodado do peso-leve Alcides Nunes, que escorregou ao executar o golpe durante uma sessão de sparring, fazendo o brasileiro ser levado ao hospital logo depois para fazer exames médicos.


Confira as declarações de Dedé Pederneiras sobre a situação de José Aldo:

SITUAÇÃO ATUAL DE JOSÉ ALDO
Só vamos ter resposta sobre isso na semana que vem. Ele está sendo avaliado por médicos e está fazendo tratamento. Ele ontem (quinta-feira) levou uma injeção de PRP (Plasma Rico em Plaquetas) e agora está se tratando, esperando a melhora. Ele tirou o próprio sangue, que é centrifugado, tira só o plasma bom e usa uma agulha para injetar diretamente no osso. Isso tudo é feito numa clínica médica e com ultrassom para ver exatamente onde jogar esse plasma.


FRATURA OU EDEMA ÓSSEO?
Existe um laudo daqui e existe uma avaliação de lá. Eu não sou medico para dizer qual está certo. Eu sei que ele tem uma lesão e essa lesão, para quem sabe o que é lesão na costela, além de dificultar a movimentação, dói muito. Ele está sob efeito de anti-inflamatório e vamos ter que esperar para ver de que forma será a melhora. Ele continua na luta e semana que vem vamos avaliar isso. O laudo daqui fala em fratura, o de lá não.

Dedé Pederneiras UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque)
Dedé Pederneiras garantiu que Aldo só lutará 
se estiver bem (Foto: Adriano Albuquerque)


PREVISÃO PARA RETORNO
Faltam 15 dias para a luta. O que os médicos relatam é que a dor melhora dia a dia. Qual a dor daqui a 15 dias ninguém sabe precisar.


VAZAMENTO DA INFORMAÇÃO DA LESÃO
A gente nem sabe quem conseguiu essa informação. Não fomos nós e nem ninguém ligado a gente que falou. A gente foi no hospital e muita gente o viu entrar. É difícil falar quem falou. Alguém falou. Eu avisei o matchmaker (Sean Shelby) que ele teve uma lesão e estava sendo avaliado, mas isso já tinha saído na mídia antes. A gente acha que foi alguém do hospital
É difícil estar recuperado 100% da lesão. Mas se aguentar tomar pancada ali sem sentir a dor que está sentindo, tudo bem. Ele quebrou o pé contra o Zumbi Coreano no primeiro round e continuou lutando com o pé quebrado. Dor varia muito de um para outro"
Dedé Pederneiras


ALDO PODE FAZER ALGUM TIPO DE TREINAMENTO?
Ele está proibido de fazer qualquer esforço físico. Se você mexe muito, a inflamação se mantém. Precisa de repouso total para melhorar. Ele está acostumado a aguentar muita dor e está sentindo muita dor.


VANTAGEM DE MCGREGOR POR SABER DA LESÃO?
Eu acho o Aldo muito superior ao McGregor, então isso não faz diferença. Se ele for para a luta, ele vai para ganhar. Eu não vou colocá-lo em situação de risco que uma pancada pode fazer a luta acabar.


POSSIBILIDADE DE LUTAR SEM SE RECUPERAR 100%
É difícil estar recuperado 100% da lesão. Mas se aguentar tomar pancada ali sem sentir a dor que está sentindo, tudo bem. Ele quebrou o pé contra o Zumbi Coreano no primeiro round e continuou lutando com o pé quebrado. Dor varia muito de um para outro. Ele está acostumado a sentir dor, mas a gente só vai deixar ele entrar se ele estiver bem.


CINTURÃO INTERINO ENTRE CONOR MCGREGOR E CHAD MENDES
O UFC é uma empresa privada. Os caras tomam a decisão que lhe cabem por ser melhor para a empresa. Alguém pode gostar ou não, achar que o UFC não tem direito ou não. Se parar para ver, o Aldo lutou em outubro, nove meses atrás. A maioria dos campeões que deixou de lutar por um motivo ficou muito mais tempo que isso para ter cinturão interino. Se o Aldo quebra a perna e fica dois anos parado, faz um cinturão interino. O Aldo tem uma lesão na costela e vai ficar de três a seis semanas parado? Cabe a qualquer um dizer o que acha. Mas falar que a gente acha legal ter um cinturão interino? Não. Mas é uma empresa privada.


EXISTE PRESSÃO DO UFC PARA ALDO LUTAR?
Não. Zero. Tanto que o UFC tem outra luta pra colocar.


CONSEGUE FAZER AS TAREFAS DIÁRIAS NORMALMENTE?
Anda e respira normalmente. Quando tosse, dói. Não pode fazer esforço por ordem medica. Mas fez um procedimento ontem e, no dia a dia, a gente espera que melhore.
PREJUÍZO NO CORTE DE PESO
Se ele não conseguir fazer exercício para cortar peso, não vai nem entrar na luta. Isso não me deixa preocupado.


header UFC 189 (Foto: divulgação)




saiba mais

Nenhum comentário: