sábado, 27 de junho de 2015

Argentina bate a Colômbia nos pênaltis e chega à semifinal

Anunciado pelo Boca durante o jogo, atacante faz o gol decisivo após grande superioridade no tempo normal e sequência de erros nas penalidades



Por
Viña del Mar, Chile~

 
O enredo foi dos melhores. Jogo corrido, discussão e jogadas inacreditáveis. Tanto na tensa disputa por pênaltis como nos milagres que impediram a Argentina de vencer no tempo normal. Era a noite de São Ospina de Sausalito. Mas acabou sendo a noite da justa classificação hermana. Depois de grande superioridade nos 90 minutos e pelo menos três defesas espetaculares do goleiro rival, a Argentina venceu por 5 a 4 nas penalidades e garantiu sua vaga na semifinal da Copa América de 2015. Restou a Tévez, o jogador do povo, definir a classificação na última cobrança. Anunciado pelo Boca Juniors durante o jogo, o camisa 18 fez sorrir não apenas a "metade mais um", slogan de seu novo (velho) clube, mas o país inteiro. O sonho de dar fim ao jejum de 22 anos segue vivo!

Argentina Colômbia comemoração (Foto: EFE)
Argentina Colômbia comemoração (Foto: EFE)


O JOGO

Foi um massacre no primeiro tempo. Durante 45 minutos, a Argentina dominou completamente a Colômbia e chegou perto de repetir a etapa inicial contra o Paraguai - só faltaram os gols. Foram 11 finalizações e boas chances perdidas. Como no lance em que Agüero, com o pé, e Messi, de cabeça, pararam em Ospina. Os hermanos não conseguiram manter o ritmo alucinante no segundo tempo. Não que a Colômbia tenha melhorado muito. Tanto que só finalizou pela primeira vez aos 21 minutos em cabeçada de Jackson Martínez. Cansada, a Argentina ameaçou menos. Mesmo assim esteve muito perto do gol. Banega acertou o travessão e Otamendi obrigou Ospina a outro milagre. Foram 18 finalizações, sendo 16 da Argentina, e nada de gol.

SEMIFINAL
Com a vitória, a Argentina espera o vencedor do confronto desse sábado entre Brasil e Paraguai. A semifinal será disputada na próxima terça-feira, em Concepción, às 20h30 (de Brasília). A primeira semifinal, já confirmada, será entre Chile e Peru, na segunda, em Santiago. 


PÉKERMAN MEXE, MAS...
O técnico José Pékerman surpreendeu na escalação, contrariando todos os prognósticos. Mexeu em quatro peças em relação ao time que empatou com o Peru, domingo, passado, duas delas por obrigação, já que Sánchez, suspenso, e Valencia, lesionado, estavam inaptos. Ele teve peito e barrou o capitão Falcao García (entrou Jackson) e mexeu na estrutura da defesa e meio, com Zúñiga de volta e Ibarbo. Não deu muito certo, já que aos 23 minutos, diante de um massacre argentino, ele sacou Teo Gutiérrez e pôs Cardona no meio. A Argentina, ainda assim, foi imensamente superior ao longo dos 90 minutos: 16 a 2 em finalizações. Até a Jamaica chutou mais ao gol argentino nesta Copa América: cinco vezes, na derrota por 1 a 0.

OOOOOOOOOOOOOOSPINA!
Esqueça a disputa de pênaltis. Ospina foi herói no tempo normal, sem ele a Colômbia sequer teria sonhado com uma semifinal que escapou pelas cobranças mal calculadas e executadas de seus companheiros. No primeiro tempo, o goleiro do Arsenal fez uma defesa dupla, monumental, que seria assinada por Gordon Banks. Agüero tentou o seu contra-pé, Ospina salvou com os pés e voou para impedir o gol de Messi em cabeçada quase à queima roupa. Ele foi mais uma vez espetacular na etapa final, quando tirou com os dedos um desvio de Otamendi. A bola resvalou na trave e passou por trás de suas contas, sem entrar. Não fazer uma defesa sequer nas penalidades, neste caso, foi mero detalhe.

Tevez pênalti Argentina Colômbia Ospina (Foto: Reuters )
Tevez fez o gol da classificação (Foto: Reuters )


CLIMA QUENTE
O frio da noite de Viña de Mar ficou fora de campo. Dentro dele, jogadas ríspidas e muitas reclamações contra o árbitro mexicano Roberto Garcia. O primeiro tempo terminou com 15 faltas, fora as muitas que o juiz não marcou, e seis cartões amarelos: quatro para a Colômbia e dois para a Argentina. A etapa final não ficou muito atrás. Discussões, expulsão de um membro da comissão técnica da Argentina e mais bronca contra Garcia. O jogo terminou com oito amarelos.

MESSI X JAMES
O craque argentino fez sua melhor exibição na Copa América. Mostrou sua habilidade com lindos dribles e levou sempre perigo ao gol colombiano. Foram cinco chutes e oito faltas recebidas - líder nos dois quesitos entre as duas equipes. Já o rival James, tanto na seleção como no clube (Barcelona x Real Madrid), teve atuação apagada como toda a Colômbia. Apareceu mais reclamando com o juiz do que jogando futebol.

PÊNALTIS
James marcou para a Colômbia, Messi empatou. Falcao fez 2 a 1, Garay soltou a bomba para igualar novamente. Cuadrado não desperdiçou, assim como Banega. Já Muriel mandou a bola por cima do gol, quase fora do estádio. Lavezzi bateu bem e deixou a Argentina em vantagem. Cardona tinha que fazer. E fez. A bola passou por baixo de Romero. A classificação ficou nos pés de Biglia... mandou para fora. Zuñiga parou em Romero. Nova chance, que Rojo mandou no travessão. Ai veio Murillo e também isolou. Coube a Tévez fazer justiça: cobrança no meio do gol e vaga hermana.


FONTE:
http://glo.bo/1BU3Xwu?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: