quarta-feira, 27 de maio de 2015

Em sets parelhos, Bellucci cai diante de 5º do ranking em Roland Garros

Brasileiro, 40º do ranking mundial, faz jogo duro contra Kei Nishikori, mas sucumbe à pressão e se despede na segunda rodada com derrota pelas parciais de 7/5, 6/4 e 6/4



Por
Paris, França


Thomaz Bellucci perdeu Nikishori na segunda rodada em Roland Garros (Foto: Reuters)Thomaz Bellucci deu trabalho para Nishikori na segunda rodada em Roland Garros (Foto: Reuters)


A última vez que Thomaz Bellucci e Kei Nishikori se encontraram no circuito foi há oito anos, em 2007, no saibro do Challenger de Bogotá, quando o atual número um do Brasil levou a melhor. Na época, o paulista era o 42º do ranking da ATP, e o japonês, apenas o 395º. Oito anos depois, eles se reencontraram em um torneio de primeira linha, na segunda rodada de Roland Garros, em Paris, na França. Apesar de ter imprimido resistência, fazendo jogo duro com Nishikori, 5º do mundo, o melhor tenista brasileiro da atualidade (40º) sucumbiu à pressão e foi eliminado do Grand Slam francês por 3 sets a 0, parciais de 7/5, 6/4 e 6/4, nesta quarta-feira.

Na terceira rodada, Nishikori mede forças com o alemão Benjamin Becker, 48º colocado do ranking.

Bellucci cometeu 43 erros não forçados contra 30 do rival e somou 10 duplas faltas contra três. Nos winners, Nikishori ganhou vantagem, por 39 a 24, mas o brasileiro levou a melhor nos aces: seis contra três.

- Comecei jogando bem, mas cometi uns erros no final do primeiro set e início do segundo e terceiro sets que me custaram o jogo. Não saquei tão bem quanto vinha sacando e isso me deixou em situações complicadas. É difícil jogar atrás do placar contra qualquer jogador, mas principalmente contra os caras tops que te dão muito poucas chances - avaliou Bellucci.

Embalado pelo título do ATP 250 de Genebra, na Suíça, no último fim de semana, Bellucci buscava a sua segunda vitória sobre um tenista top 5. A única foi sobre o britânico Andy Murray, então número 4 do mundo, nas oitavas de final do Masters 1000 de Madri de 2011, também no saibro.

Apesar da eliminação em Roland Garros, Bellucci comemorou o desempenho das últimas semanas. Se ele chegou a ter apenas três vitórias em 13 jogos (23% de aproveitamento) no início da temporada, entrou no Grand Slam francês com uma melhora substancial desde abril. Além de um título após quase três anos de jejum em nível ATP, o número 1 do Brasil atualmente tem 17 vitórias em 32 partidas (53%).

- O balanço que eu faço dessa gira no saibro é muito positivo. Comecei fora dos 80 melhores do mundo, mas confiante que conseguiria reverter um começo de ano não tão bom. Em Miami já tinha jogado melhor e ao longo dessas semanas fui melhorando, pegando confiança e vencendo bons jogos, até chegar ao título de Genebra. Foram seis semanas muito produtivas que me colocaram de volta entre os 40 melhores do mundo e me deram a confiança que estou no caminho certo. Não quero parar por aqui. Tenho outros objetivos a cumprir nessa temporada e vou seguir trabalhando duro pra cumprir cada um deles. Para mim o ano está só começando.


O jogo

Atual vice-campeão do US Open e eliminado ainda na primeira rodada de Roland Garros, no ano passado, Nishikori oscilou no primeiro set. O equilíbrio prevaleceu até a igualdade em 4/4. O nono game foi complicado para Bellucci, que perdia por 0-40 no seu serviço. Sem se intimidar pela pressão, o paulista salvou o primeiro break-point com um ace e foi se recuperando ponto a ponto. 

Depois de empatar em 40-40, sacou para fora e viu o japonês com a vantagem. Sacando forte, Bellucci se recuperou novamente e fez 5/4. Nishikori se impôs e reagiu na sequência, fechando a parcial em 7/5 após 58 minutos.

Nikishori encontrou resistência, mas derrotou Thomaz Bellucci em Roland Garros (Foto: Reuters)
Nishikori encontrou resistência, mas derrotou 
Thomaz Bellucci em Roland Garros 
(Foto: Reuters)


A segurança que fez Bellucci se impor diante do número 5 do mundo desapareceu no segundo set. Com o psicológico abalado, ele perdeu os dois primeiros games rapidamente. No terceiro, reagiu e fez 40-15, no entanto, cometeu duas duplas faltas e permitiu a igualdade. Após atacar no contrapé do brasileiro, Nishikori conseguiu uma nova quebra ao ver o rival cometer mais uma dupla falta. Em seguida, confirmou o saque e ampliou: 4/0. Mas, quando o panorama parecia desanimador, Bellucci ressurgiu e surpreendeu o número 5 do mundo com uma perigosa reação, encostando no placar: 5/4. Sem ceder à pressão do brasileiro, o japonês sacou bem e fez 6/4.

Com folga no placar (2 a 0), Nishikori entrou confiante para o terceiro set, conseguindo duas quebras, aproveitando-se dos erros de saque e outros não forçados do brasileiro. A primeira aconteceu no terceiro game e a segunda, no sétimo, quando o japonês ampliou a diferença para 5/2. Mais uma vez, Bellucci se recuperou e deu trabalho ao adversário. Apesar de não ter desperdiçado a primeira chance de selar a vitória, Nishikori confirmou o serviço na segunda oportunidade e marcou 6/4, dando o troco no paulista do Tietê, após quase uma década.


FONTE:
http://glo.bo/1KzIFGU?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: