quarta-feira, 27 de maio de 2015

Agência: EUA pedem ao Paraguai a prisão de ex-presidente da Conmebol

Estados Unidos acionam embaixada em Assunção para que Leoz seja extraditado



Por
Assunção


Nicolas Leoz presidente da Conmebol em 2010 sulamericana (Foto: Agência AP)
Nicolas Leoz pode ser extraditado para 
os EUA (Foto: Agência AP)


Os Estados Unidos pediram ao Paraguai a extradição e a prisão preventiva do ex-presidente da Conmebol Nicolás Leoz, um dos 14 investigados pelo escândalo de corrupção da Fifa que estourou nesta quarta-feira. O pedido foi enviado pela Embaixada dos EUA em Assunção ao Ministério das Relações Exteriores do Paraguai para que seja encaminhado o “mais rapidamente possível” ao Supremo Tribunal de Justiça. As informações são da agência de notícias “Efe”.

Na manhã desta quarta-feira, a rádio paraguaia 780AM informou que Nicolás Leoz, também ex-membro do comitê executivo da Fifa, está internado no hospital Migone, em Assunção, para um check-up médico. Por isso, não estava na reunião na Suíça, onde foram presos sete dirigentes por envolvimento em esquema de corrupção investigado pela polícia federal local e o FBI, dos Estados Unidos.

Nicolás Leoz esteve à frente da Conmebol por 27 anos, entre 1986 e 2013. Há dois anos, abriu mão de seu cargo como membro do comitê executivo da Fifa. Dependendo dos acordos de extradição entre os países e do julgamento do caso, Leoz pode pegar 20 anos de prisão.

A ação tomada na manhã desta quarta-feira chega depois que a polícia suíça prendeu sete dirigentes ligados à Fifa, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin, nesta quarta-feira a pedido da da Justiça dos EUA sob a acusação de corrupção e diversos outros crimes. Os suspeitos foram detidos num hotel em Zurique e poderão ser extraditados para os EUA, que estão conduzindo as investigações.


FONTE:
http://glo.bo/1cjDQ5y?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: