quarta-feira, 27 de maio de 2015

Teliana força 3º set, mas é eliminada de Roland Garros por 9ª do mundo

Na segunda vez que enfrentou uma top 10 do ranking, número 1 do Brasil demora a oferecer perigo a Makarova e é eliminada na segunda rodada do Grand Slam francês



Por
Paris

tênis Teliana Pereira Roland Garros (Foto: AFP)Pela primeira vez Teliana ganhou um set de uma tenista do top 10 do ranking mundial (Foto: AFP)


Teliana Pereira não conseguiu passar pelo desafio de enfrentar uma top 10 do ranking da WTA. A tenista pernambucana, 76ª do mundo, demorou para engrenar contra a russa Ekaterina Makarova (9ª) na partida desta quarta-feira, pela segunda rodada de Roland Garros, chegou a forçar o terceiro set, mas se despediu da edição deste ano do Grand Slam francês. Com as parciais de 2/6, 7/5 e 6/3, a algoz da brasileira se classificou para a terceira fase, na qual vai enfrentar a compatriota Elena Vesnina (82ª).

Confira a chave feminina de Roland Garros

Teliana lamentou um momento específico do terceiro set. No terceiro game ela teve o break point nas mãos, mas desperdiçou a oportunidade. No game seguinte, liderava por 40-0 e teve o serviço quebrado, o que facilitou a vida de Makarova na sequência da partida.

- Esse game que eu estava com 40-0 e não fechei foi chave para o jogo. Não sei se nesse momento eu joguei mal ou ela jogou bem. Ela está entre as 10 melhores do mundo. Tive aquele break point que faltou ser um pouco mais agressiva. Saio chateada, mas saio feliz. É uma pena. Saí um pouquinho com a sensação de que eu poderia ter feito mais, de que poderia ter levado. Depois de ter começado o jogo muito mal, sem estar sentindo bem a bola, consegui dar a volta por cima. É esse aprendizado que tenho que levar e continuar evoluindo, isso só me dá mais confiança - avaliou a tenista pernambucana.

Essa foi a segunda vez que Teliana, número 1 do Brasil, enfrentou uma top 10 na carreira. A primeira foi também num Grand Slam. Em 2014, a brasileira pegou a romena Simona Halep, então número 3 do mundo, na primeira rodada de Wimbledon e foi derrotada com um duplo 6/2 em plena quadra central.

As adversárias de maior ranking que Teliana já venceu foram a romena Sorana Cirstea (segunda rodada do WTA de Charleston, em 2014) e a ucraniana Elina Svitolina (semifinal do WTA de Bogotá, em abril). Ambas ocupavam a 27ª colocação nessas ocasiões.


O jogo

Enfrentando pela segunda vez na carreira uma top 10, Teliana teve dificuldades para jogar de igual para igual com Makarova no primeiro set. Embora tenha dado sinal de rápida reação ao devolver no uma quebra sofrida no game anterior (3/2), perdeu a chance de empatar e levou a pior em todos os games seguintes até perder a parcial inicial.

No segundo set o roteiro foi diferente. Com o saque entrando melhor e sendo mais agressiva, Teliana assumiu a liderança da parcial com uma quebra no quinto game. Teve uma primeira oportunidade de empatar a partida, mas tomou a quebra (5/5). Ela de novo ganhou um game de saque de Makarova na sequência da quebra sofrida e, dessa vez, não desperdiçou a chance de sacar para o set, perdeu apenas um ponto e conseguiu forçar o terceiro set.

Com a confiança em alta, Teliana teve a chance de ficar uma quebra à frente da número 9 do mundo já no terceiro game do set decisivo. Porém, Makarova salvou break point e na sequência venceu o game de serviço da brasileira. A russa manteve a vantagem e não foi pressionada mais até obter a vitória.


BRUNO SOARES E ANDRÉ SÁ VENCEN NA ESTREIA


Nas duplas, metade dos brasileiros que entraram em quadra nesta quarta-feira conseguiu se manter viva em Roland Garros. O primeiro a carimbar vaga na segunda rodada foi Bruno Soares. Ele e o austríaco Alexander Peya passaram pelo italiano Andreas Seppi e pelo ucraniano Sergiy Stakhovsky em sets diretos (6/2 e 6/1). Em seguida foi a vez de André Sá. Ele e o argentino Máximo González superaram os mexicanos Santiago González e Miguel Ángel Reyes-Varela por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 6/7(4) e 6/2.

- Apesar do placar, um jogo nunca é fácil, fácil. O início dos dois sets foi fundamental. Mas sempre tem um nervosismo inicial de Grand Slam. Estou feliz com uma boa atuação e empolgado com o que vem pela frente - comentou Bruno.

Na segunda rodada, Soares/Peya e Sá/González pegam, respectivamente, Nicholas Monroe (EUA)/Artem Sitak (NZL) nesta quinta-feira e Marin Draganja (CRO)/Henri Kontinen (FIN).

Confira a chave de duplas masculinas de Roland Garros

Depois de ser eliminado pelo japonês Kei Nishikori na segunda rodada da chave de simples, Thomaz Bellucci se despediu de vez de Roland Garros ao cair também nas duplas. Ele e o português João Sousa caíram na estreia diante do britânico Jamie Murray e do australiano John Peers por 2 sets a 1, parciais de 6/7(6), 6/4 e 6/2. João Souza, o Feijão, também deu adeus ao torneio, derrotado ao lado do dominicano Victor Estrella Burgos pelo canadense Vasek Pospisil e pelo americano Jack Sock: 7/6(3), 4/6 e 7/6(4).


FONTE:
http://glo.bo/1AyeLzk?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: