domingo, 5 de abril de 2015

Mesmo em dia longe do melhor tênis, Djokovic conquista o penta em Miami

Sérvio confirma favoritismo diante de Andy Murray e faz 2 sets a 1 para levantar a taça pela quinta vez no Masters 1000 da Flórida. É o 51° título da carreira do número 1


Por
Miami, EUA



A distância de Novak Djokovic para seus rivais, mesmo os principais, é tão grande hoje que o sérvio não precisa jogar o seu melhor para somar vitórias e títulos. Foi assim neste domingo ao vencer o britânico Andy Murray pela sétima vez consecutiva, desta vez na decisão do Masters 1000 de Miami, por 2 sets a 1, parciais de 7/6(3), 4/6 e 6/0, em 2h46. O número 1 do mundo chega ao pentacampeonato do torneio da Flórida mesmo numa competição em que esteve por vezes longe do ideal e, aos 27 anos, soma 22 títulos em Masters e 51 na carreira.

Djokovic chegou a 18 vitórias contra Murray, que no histórico do confronto tem oito triunfos. A fase do sérvio nesta temporada é impressionante, com três títulos em cinco torneios disputados. Além de Miami, ele também foi campeão do Aberto da Austrália e do Masters de Indian Wells. Foram apenas duas derrotas em 22 jogos, uma delas na decisão do ATP de Dubai, diante de Roger Federer -  a outra foi para Ivo Karlovic em Doha.

Tênis Djokovic Miami (Foto: Agência EFE)Djokovic levanta a taça após vencer Murray na final do masters 1000 de 
Miami (Foto: Agência EFE)


O jogo  

Os dois tenistas começaram a partida subindo à rede na tentativa de definir os pontos, mas Djokovic tinha dificuldades para confirmar o seu serviço, como aconteceu já no primeiro game, que durou quase oito minutos, com direito a uma chance de quebra para Murray. Se nessa ocasião não conseguiu, o britânico, agressivo em quadra, chegou à quebra no terceiro game, para fazer 2/1 com golpes rápidos. Mas Djokovic devolveu a quebra logo em seguida e deixou Murray irritado.  

No sétimo game do primeiro set, Murray quebrou pela segunda vez o serviço de Djokovic, sem deixar o sérvio pontuar. O número 1 devolveu na mesma moeda e empatou o set em 4/4. Mesmo longe de seu melhor dia, Djokovic ainda era um adversário dos mais difíceis para Murray. No 12º game, o sérvio chegou a ter 0/30 e ficou a dois pontos do set, mas Murray se recuperou, com direito a uma troca de 35 bolas num longo rali, e levou para o tie-break.  
 
No desempate do primeiro set, Murray somou seguidos erros não forçados e Djokovic abriu 4/0. O britânico ainda devolveu uma miniquebra, mas o sérvio controlou o jogo para fechar em 7/3 e encerrar o primeiro set depois de 1h07.  

Novak Djokovic vence Andy Murray (Foto: Reuters)
Novak Djokovic vence Andy Murray e se torna 
pentacampeão do Masters 1000 de Miami 
(Foto: Reuters)


O segundo set começou diferente do anterior, com os dois tenistas confirmando seus serviços. No terceiro game, Djokovic teve quatro chances de quebra, e Murray salvou todas elas. O britânico teve uma chance no game seguinte, mas o sérvio também salvou. O número 1 do mundo passou então a jogar numa marcha mais devagar e somar muitos erros, principalmente com bolas fáceis, como um smash, por exemplo.

Andy Murray final Miami (Foto: Reuters)Andy Murray já vê jejum diante de Djokovic aumentar para sete jogos (Foto: Reuters)


No nono game, Murray largou na frente, mas teve dificuldades para fechar. Quando enfim chegou a 5/4, o britânico vibrou muito. E vibraria ainda mais em seguida, quando não permitiu ao rival marcar pontos no serviço e quebrou para fechar o set em 6/4, em 57 minutos.

Na hora de decidir, o lado mental, mais uma vez, pesou a favor de Djokovic. Andy sucumbiu na hora mais importante, e o sérvio aplicou um pneu no britânico, fechando a partida com 6/0, em parcial que durou 42 minutos.


FONTE:
http://glo.bo/1D8vuZg

Nenhum comentário: