quinta-feira, 23 de abril de 2015

Levir Culpi gosta de formação com um volante, elogia Patric e sonha alto

Atlético-MG bate o Colo-Colo com apenas um marcador de origem e treinador pensa em repetir formação dependendo do esquema tático


Por
Belo Horizonte

 
A suspensão de Leandro Donizete pelo acúmulo de cartões amarelos, e a necessidade de vencer o Colo-Colo por dois gols de diferença praticamente obrigaram o técnico Levir Culpi a imaginar um novo Atlético-MG. Durante o curto período para treinos e com a necessidade do resultado, o comandante definiu uma escalação com apenas um volante de origem, Rafael Carioca, com as presenças de Dátolo, Guilherme, Carlos, Luan e Pratto do meio para frente. O esquema se mostrou eficiente, já que o Atlético-MG teve posse de bola, boa troca de passes e criou mais oportunidades, chegando a vitória por 2 a 0 e a classificação.


Com o sucesso da tática, que foi usada em situações também na temporada passada, Levir não descartou que pode utilizá-la novamente.

- Bem possível de usar, depende do jogo e da tática. Eles (Colo-Colo) jogaram com três zagueiros e fecharam o meio. Mas tivemos a saída boa com o Rafael e o Dátolo, que dá tranquilidade vindo de trás. Eles distribuem melhor, mas erramos passes, mais pelo gramado, só que a posse de bola foi boa, muito maior que do Colo-Colo. Isso mostra que o passe funcionou.  

Além do passe, Levir elogiou a partida de Patric, e mais do que isso, a postura do jogador, que vinha sendo muito criticado pelos torcedores, mas mesmo assim mostrou personalidade. 
  
Patric, lateral-direito do Atlético-MG (Foto: EFE)Patric foi elogiado pelo técnico Levir Culpi após vitória sobre o Colo-Colo (Foto: EFE)


- Não ouço entrevista porque não gosto, mas essa do Patric eu vi, achei que ele foi feliz e gostei. Deu para entender e passar para o torcedor. Quando ele teve um problema (no jogo) gritaram o nome dele, e isso aumenta a responsabilidade do jogador porque ele vai se entregar, ver que estão apoiando. Por isso temos que estar com ele e acreditar, e foi bacana. Ele jogou melhor do que vinha, mesmo sem ritmo de jogo, mas foi firme no que falou. Ele tem personalidade forte, não tem medo de atacar, dá para melhorar a parte técnica, cruzamento e chute, mas faz parte do trabalho. De toda forma fiquei feliz com o resultado final dele com a torcida.  


Voos mais altos  

Após os elogios aos comandados e ao esquema criado, Levir mostrou confiança naquilo que está por vir. Com os pés no chão, ele reconhece que há três ou quatro rivais em melhor momento, porém lembrou do algo mais que existe no Atlético-MG.  

- Estamos confiantes, não sei se com potencial para ganhar. Vamos competir com esse brio e nossa possibilidade de passar é boa. Temos condição de chegar na final, temos poderio técnico para isso. Não posso dizer que somos favoritos, nada disso, três ou quatro têm padrão melhor que o nosso no momento, só que na hora decisiva o Atlético tem o componente de ter a torcida e vibração, uma coisa natural. Eles entram pilhados e isso nos dá vantagem, já que a vontade de competir alimenta para conseguirmos a vitória.

Levir Culpi, técnico do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG)
Levir Culpi mostrou confiança na campanha 
do Galo na Libertadores 2015 (Foto: Bruno 
Cantini / Atlético-MG)


FONTE:

Nenhum comentário: