quinta-feira, 23 de abril de 2015

Paixão pelo futebol: "Dia dos namorados" catalão vira culto ao Barça

Na tradição milenar, homens dão rosas a mulheres e recebem livros em troca - até Neymar entra na onda. Biografias de ídolos do clube são sucesso nas livrarias


Por
Barcelona, Espanha

 

Neste 23 de abril comemora-se o Dia de São Jorge. Na Catalunha, a data é ainda mais especial. 
O Dia de Sant Jordi, como é chamado o patrono da região no idioma local, é uma espécie de Dia dos Namorados do povo de Barcelona, momento de levar para a rua o orgulho catalão. Até Neymar entrou na brincadeira de Sant Jordi e postou foto segurando uma rosa

Tudo começou no século XV, quando os homens davam rosas para as mulheres. Com o tempo, a tradição foi se renovando e atualmente, em retribuição, as mulheres dão livros para os homens - a data também foi oficializada como Dia Do Livro pela Unesco em 1996.  


Neymar posa com rosa em homenagem ao Dia de Sant Jordi (Foto: Reprodução / Instagram)
Neymar posa com rosa em homenagem ao Dia 
de Sant Jordi (Foto: Reprodução / Instagram)


O que tudo isso tem a ver com esporte? Como os homens recebem os livros, um dos temas mais procurados pelas mulheres que os presenteiam é o futebol. Neste ano, entre os maiores hits estavam livros sobre a história do Barça, e biografias de personagens como Luis Suárez e Luis Enrique, recém-lançadas.

Materia Livros Dia Sant Jord (Foto: Infoesporte)
Livros relacionados ao Barcelona fazem sucesso 
no Dia de Sant Jordi (Fotos: Cassio Barco)


O best-seller nas tendas espalhadas por Barcelona é o livro "Herr Pep", de Martí Perarnau, que relata o primeiro ano de trabalho de Guardiola no Bayern de Munique.

Casal de namorados de Barcelona exibem presentes do Dia de Sant Jordi (Foto: Cassio Barco)Marc Blanch exibe presente do Dia de Sant Jordi ao lado da namorada (Foto: Cassio Barco)


O único livro de ficção e esporte apontado pelos comerciantes como um dos mais vendidos é "Mercado de Inverno", do escritor inglês Philip Kerr, famoso autor de 'novelas negras'. Nessa, especificamente, ele conta a história do assassinato de um 'famoso técnico português que dirige um time de Londres', inspirado em José Mourinho - que não tem muita simpatia da torcida do Barcelona.

Só que o que toma conta da cidade mesmo é o clima de romance. Não só entre homens e mulheres, mas, em geral, o clima fica mais leve, e cada um aproveita para demonstrar suas paixões. No caso de Barcelona, muitos exibindo o amor pelo time de Messi, Neymar e Suárez, com camisas dos craques. Não só deles.

- Eu tenho saudades do Ronaldinho. Cresci vendo ele jogar, era mágico e fazia o que queria com a bola. Aqui na Espanha vivemos o futebol muito intensamente - disse o torcedor Marc Blanch, que não ganhou um livro sobre esportes da namorada, mas um de viagens, que exibiu contente.

Para o torcedor do Barcelona, no momento, não há nada mais do que amor para sentir - o time é lider do Espanhol, está na final da Copa do Rei e nas semis da Liga dos Campeões da Europa. Se pudessem, os 'culés' mandariam uma livraria inteira para Luis Enrique e seus comandados.


Catalão em tenda de flores no Dia de Sant Jordi (Foto: Cassio Barco)
Catalão em tenda de flores no Dia de Sant Jordi 
(Foto: Cassio Barco)


FONTE:

Nenhum comentário: